Redes sociais

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


Os chamados "lugares instagramáveis" são a mais nova tendência nas redes sociais. Aludindo à estética do Instagram, o termo se refere a espaços visualmente harmônicos e atrativos que ajudam a garantir a tão almejada "foto perfeita". Obcecados pelo clique ideal, algumas pessoas chegam até mesmo a comprometer sua segurança, mergulhando em lagos tóxicos ou posando em trilhos ferroviários ativos. Há também quem lucre com a moda e alugue ambientes instagramáveis projetados especialmente para o uso de influenciadores digitais.

No Brasil, exposições e instalações em shoppings trazem cenários divertidos e repletos de cor, que têm atraído a atenção de moradores locais e turistas. Fique por dentro da tendência dos lugares instagramáveis e conheça a seguir alguns locais queridos pelos usuários do Instagram no mundo.

Inspirados na estética do Instagram, lugares 'instagrámaveis' rendem boas fotos e viram moda na Internet — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo Inspirados na estética do Instagram, lugares 'instagrámaveis' rendem boas fotos e viram moda na Internet — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Inspirados na estética do Instagram, lugares 'instagrámaveis' rendem boas fotos e viram moda na Internet — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que são lugares instagrámaveis?

Não é segredo para ninguém que o sonho de quase todo instagrammer é ter o feed organizado, preenchido com fotos bonitas e harmônicas. A popularização do Instagram deu vazão a um novo parâmetro de valorização visual, em que não basta compartilhar as experiências na rede social. É preciso que os momentos sejam representados a partir de cliques visualmente agradáveis, para atrair a atenção do público e, consequentemente, muitos likes.

É nesse contexto que surgem os lugares instagramáveis, espaços cuja composição estética ajuda a tornar o feed de publicações atraente e harmônico. Os cenários considerados ideais para a "foto perfeita" variam, e vão desde ambientes coloridos projetados para esse fim específico até locais um tanto quanto inusitados, como a cidade de Pripyat, na Ucrânia, que fica ao lado de Chernobyl, onde ocorreu o pior acidente nuclear da história. Conheça alguns deles a seguir.

Novosibirsk

Um lago em Novosibirsk, na Rússia, se tornou ponto de peregrinação para influenciadores que buscam produzir fotos perfeitas para o Instagram. Com águas cristalinas de cor turquesa, o lago compôs o fundo de fotos de recém-casados se beijando às suas margens, de banhistas praticando stand up paddle e de influenciadoras posando de biquíni ou fazendo yoga na areia.

Добавим ярких красок для вас, в такой чудесный день😍 . Кстати - последний хим.анализ воды показал что она не такая и опасная😉 . Кто с нами на заплыв?🏄‍♀️* . *требуется опыт - приходите научим🤗 ------- 🔴🔴🔴Прогулки на которые можно записаться👇 --- 📍07.07(воскресенье)возможен перенос в город🌞 📛08:00(мест нет) ⏰12:00(пляж Бумеранг)одно место🔥 📛15:30(мест нет) 📛19:00(мест нет) --- 📍08.07(понедельник)🌞 ⏰12:00(Агролес) ⏰15:30(Агролес) ⏰19:00(Агролес) --- 📍09.07(вторник) ⏰10:00(Горский котлован) ⏰13:30(Горский котлован) ⏰17:00(Горский котлован) --- 📍10.07(среда) ⏰12:00(Бугринский мост) ⏰15:30(Бугринский мост) ⏰19:00(Бугринский мост) --- 📍11.07(четверг) ⏰10:00() ⏰13:30() ⏰17:00() --- 📍12.07(пятница) ⏰12:00() ⏰15:30() ⏰19:00() --- 📍13.07(суббота) ⏰09:00() ⏰12:30() ⏰16:00() ⏰19:30() --- 📍14.07(воскресенье) ⏰12:00() ⏰15:30() ⏰19:00() . Запись в Ватсап по активной ссылке в профиле😉 Все прогулки подходят для новичков😊 Обучаем🤗 Фотографируем📸 Сапы, гидрокостюмы выдаём🏄‍♂️ Всё входит в стоимость, без доп.платежей🙌 ------- Места прогулок могут меняться исходя от погоды🌧🌩🌪 . Запись в Ватсап по активной ссылке в профиле😉

Mas o que parece um paraíso é, na verdade, uma barragem onde são lançados os dejetos tóxicos de uma usina termoelétrica que abastece os cerca de 1,6 milhão de habitantes de Novosibirsk. Entre os resíduos lançados no falso lago estão carvão queimado, sais de cálcio e óxidos metálicos, elementos que fazem dele um lixão altamente tóxico e nocivo para a pele ao mínimo contato. Longe de serem puras, as águas das "Maldivas Siberianas" são azul-turquesa devido a uma reação química.

Chernobyl

O local do pior acidente nuclear da história virou cenário para inúmeras fotos de jovens no Instagram. O fenômeno se deve muito ao sucesso da série Chernobyl, produção da HBO que mostra a explosão de um dos reatores da usina nuclear de mesmo nome, em 1986. Turistas visitam a cidade de Pripyat, na Ucrânia, e fazem fotos junto a animais ou tocando objetos tóxicos que sobreviveram ao desastre. Há também quem tire a roupa para posar em meio ao local. A moda um tanto quanto mórbida rende mais críticas do que likes: a maior parte dos usuários do Instagram pede respeito às vítimas do acidente nuclear.

Rua em Hanói

Turistas estão obcecados por uma rua em Hanói, capital do Vietnã. Conhecida como "rua do trem", a via é cortada por uma linha ferroviária centenária que passa extremamente perto dos cafés e casas nas calçadas de ambos os lados. O local atraiu tantas pessoas em busca da foto perfeita que, em 12 de outubro, o governo determinou o fechamento dos cafés, que foram inaugurados para atender ao boom de visitantes. Segundo as autoridades vietnamitas, a medida foi tomada para proteger os próprios turistas. Seis dias antes, em 6 de outubro, um trem foi forçado a alterar sua rota porque havia muitas pessoas nos trilhos.

Apartamento em Nova York

Sala de estar da cobertura de SoHo projetada como locação para uso de influenciadores digitais do Instagram — Foto: Amy Lombard/NY Times Sala de estar da cobertura de SoHo projetada como locação para uso de influenciadores digitais do Instagram — Foto: Amy Lombard/NY Times

Sala de estar da cobertura de SoHo projetada como locação para uso de influenciadores digitais do Instagram — Foto: Amy Lombard/NY Times

Imagine uma cobertura inundada por luz natural, com tetos altos, pisos de madeira reluzente, deck na cobertura, sala de estar decorada com móveis rosé gold, cozinha equipada com uma adega de vinho do chão ao teto e paredes brancas impecáveis. Parece o lugar perfeito para se viver, não é? Acontece que, embora esse apartamento exista e se encontre no bairro de SoHo, em Manhattan, ninguém mora lá.

Isso porque o espaço de 222 metros quadrados foi projetado como locação para uso de influenciadores digitais do Instagram. Como já era de se esperar, o preço para posar no "cenário perfeito" é alto. Quem quiser alugar a cobertura por um mês precisará desembolsar a astronômica quantia de US$ 15 mil (cerca de R$ 60.260, em conversão direta).

No Brasil

A moda dos lugares instagramáveis também pegou no Brasil. Em São Paulo, a exposição FunCast criou 28 cenários interativos para ajudar os usuários a produzir fotos e vídeos perfeitos para as redes sociais. Coloridos, os espaços têm de tudo: desde banheira retrô, passando por nuvens de algodão até unicórnios gigantes. A mostra está em cartaz até 20 de novembro no Shopping Iguatemi de Ribeirão Preto.

Exposição FunCast reúne 28 cenários "instagramáveis" — Foto: Divulgação/Funcast Exposição FunCast reúne 28 cenários "instagramáveis" — Foto: Divulgação/Funcast

Exposição FunCast reúne 28 cenários "instagramáveis" — Foto: Divulgação/Funcast

No Rio de Janeiro, por sua vez, o primeiro espaço instagramável foi inaugurado em julho, no Botafogo Praia Shopping. Com entrada gratuita, o ambiente traz paredes em cores chamativas e com letreiros luminosos, além de instalações divertidas, como salas com piscina de bolinhas e vitrines repletas de macarrões de piscina. Ainda na capital carioca, o Museu Mais Doce do Mundo reúne boxes decorados com brigadeiros, marshmallows e donuts para aqueles que querem rechear o feed do Instagram com fotos em tom candy color. A exposição está em cartaz no Shopping Village Mall, na Barra da Tijuca.

Veja 10 dicas para deixar suas fotos no Instagram com 'toque especial'

Veja 10 dicas para deixar suas fotos no Instagram com 'toque especial'

Mais do TechTudo