Por Constância García — da Redação


Em 2019, o TechTudo inova e traz, pela primeira vez, a premiação dos melhores serviços e produtos do ano. O site vai indicar os eletrônicos, celulares, apps e jogos que tiveram maior destaque durante o ano. Os melhores de cada categoria serão escolhidos por diversos especialistas em tecnologia no Brasil. O Prêmio Melhores do Ano acontece em dezembro, e você pode conferir os ganhadores ao vivo, no Instagram oficial do TechTudo.

Uma das categorias avaliadas é a de notebooks, que traz os computadores portáteis de maior destaque em 2019. Para ser eleito o melhor notebook do ano, os aparelhos serão avaliados dentro de critérios específicos, como potência de bateria, custo-benefício, processador, variedade de recursos e velocidade. Além dos notebooks, também serão avaliados TVs, caixas de som e o produto do ano, que vai levar em conta aparelhos inovadores lançados no ano.

Melhores do ano TechTudo 2019 — Foto: Arte/Allan Teixeira Melhores do ano TechTudo 2019 — Foto: Arte/Allan Teixeira

Melhores do ano TechTudo 2019 — Foto: Arte/Allan Teixeira

Um dos pontos de destaque do prêmio está no custo-benefício do notebook, que vai avaliar se o preço cobrado pelo produto está dentro das promessas que as fabricantes de cada um dos computadores portáteis prometem entregar. Para escolher o melhor aparelho de 2019, serão utilizados os seguintes critérios:

1. Custo-benefício

O preço é um fator determinante na hora de escolher um novo notebook. Portanto, ser acessível é importante, mas sem deixar de lado a qualidade do aparelho, criando justamente essa relação entre o preço e o que o produto apresenta.

2. Bateria

Quanto mais tempo o modelo fica ligado longe da tomada, melhor para quem está executando trabalhos no notebook. Afinal, um aparelho portátil e de boa qualidade precisa ter uma bateria suficiente para seguir em bom funcionamento, mesmo longe da tomada.

3. Processador

O processador é de grande diferencial na hora de comprar um novo notebook e é mais um quesito que será avaliado. Os modelos que são equipados com processadores mais potentes e de gerações mais atuais prometem um desempenho ainda melhor do computador portátil e, consequentemente, podem facilitar o uso do notebook.

4. Velocidade

A velocidade do notebook é mais um critério que será avaliado. Para conseguir realizar as tarefas do dia a dia com mais rapidez, o modelo deve proporcionar ao usuário maior velocidade. O notebook com uma ficha técnica que garanta resposta rápida aos comandos do usuário se diferencia.

5. Variedade de recursos

Notebooks, em sua maioria, podem vir equipados com recursos mais básicos, que atendem às necessidades diárias do usuário. Neste quesito, os modelos que são considerados mais "diferentões" podem ter maior destaque. Aqui, podem ser avaliados os computadores portáreis que têm tela touchscreen, por exemplo. Outro diferencial pode estar na possibilidade de exibir imagens otimizadas para rodar jogos.

Finalistas

Cinco produtos foram escolhidos para concorrer ao prêmio de melhor notebook de 2019, entre aparelhos que fazem parte de linha gamer e outros modelos de uso diário. Todos são considerados "premium", ou seja, têm uma maior oferta de recursos e especificações mais poderosas. Isso reflete no preço, que pode não ser tão acessível em relação a computadores portáteis à venda no mercado brasileiro. Descubra um pouco mais sobre cada um dos notebooks finalistas:

O modelo da Asus foi apresentado em maio de 2019 e chama a atenção por trazer duas telas em resolução 4K. O laptop tem um display OLED principal e um segundo LCD que ocupa a metade da base, logo acima do teclado. A promessa da fabricante é que, sendo equipado com duas telas, o modelo aumente a produtividade do usuário. Suas especificações principais contam com tela principal em OLED de 15 polegadas e a secundária em LCD. O hardware chega com processador Core i9 de nona geração, até 32 GB de memória RAM, placa de vídeo Nvidia GeForce RTX 2060 e SSD de 1 TB.

O notebook da brasileira Avell também foi lançado no primeiro semestre de 2019. Com especificações mais robustas, a promessa da marca é que os notebooks tenham alta performance, já que são equipados com processador Intel Core de 9ª geração. Suas especificações principais contam com tela de 15,6 polegadas, com resolução Full HD e taxa de frequência de 144 Hz, além de um teclado mecânico retroiluminado. O processador é um Core i7-9750H e memória RAM tem 16 GB DDR4. O armazenamento fica por conta de um SSD M.2 de 512 GB

O modelo da Dell foi lançado às vésperas da IFA 2019, e chegou com o processador Intel Core de 10ª geração. Suas especificações principais contam com 16GB de memória RAM e armazenamento de até 512GB em PCI e SSD. O display de 13,3 polegadas pode ser encontrado em versões com ou sem touchscreen, com resoluções Full HD ou 4K. O modelo possui ainda um corpo em alumínio e proteção para tela com Gorilla Glass 4.

O modelo da Samsung foi lançado em julho de 2019. Com bordas Diamond Cut, o aparelho tem entre suas especificações a placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1650, 16 GB memória RAM, SSD de 256 GB, além de um processador Intel Core i7 de última geração. O modelo suporta até três unidades de armazenamento, permitindo a adição de um HD no slot SATA ou outro SSD no slot M.2.

Modelo de notebook mais recente da Apple, o MacBook Pro 2019 foi lançado em novembro conta com diversas mudanças em relação ao seu antecessor. A principal delas fica no teclado, que passa a ser do tipo "Magic Keybord", equipado com a tecnologia de tesoura. Em suas especificações, o modelo conta com tela de 19 polegadas, processador Intel Core i9 de nona geração, memória RAM de 64 GB, expandível para até 8 TB com uso de SSDs.

Avaliadores:

  • Jacson Boeing - Editor do Adrenaline
  • Joyce Macedo - Editora da PCWorld Brasil
  • Bruno Martinez - Fundador do Showmetech
  • Paulo Higa - Editor do Tecnoblog
  • Igor Lopes - Colunista do BandNews Tech
  • Samir Salim Júnior - Editor e criador da newsletter Interfaces
  • Henrique Martin - Editor e criador do ZTop
  • Helton Simões - Repórter do UOL
  • Will Marchiori - Apresentador do Loop Infinito

Mais do TechTudo