Por Yuri Hildebrand e Vitor Grama, da Redação


Em 2019 o TechTudo vai trazer, pela primeira vez, a premiação dos melhores produtos e serviços do ano. O site vai indicar os celulares, apps, jogos e eletrônicos que mais se destacaram em 2019, escolhidos por diversos especialistas em tecnologia do Brasil. O Melhores do Ano acontece em dezembro, e você pode conferir os ganhadores no Instagram oficial do TechTudo.

O prêmio de Produto do Ano também será escolhido, entre celulares e eletrônicos que prometem facilitar a vida dos usuários. Para ser eleito o melhor de 2019, o dispositivo deve se mostrar inovador e oferecer boas opções de uso. Ainda serão avaliados fones de ouvido, caixas de som, notebooks e smart TVs.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Melhores do ano TechTudo 2019 — Foto: Arte/Allan Teixeira Melhores do ano TechTudo 2019 — Foto: Arte/Allan Teixeira

Melhores do ano TechTudo 2019 — Foto: Arte/Allan Teixeira

Desde smartphones com diversas utilidades até a robôs aspiradores, por exemplo, muitos eletrônicos atualmente chamam atenção pela inovação. O Produto do Ano considera ainda que o gadget tenha um design bem feito e uma boa oferta de recursos. O preço, por sua vez, não precisa ser necessariamente acessível, mas condizente com a proposta. O destaque de 2019 vai ser determinado sob os seguintes critérios:

  1. Inovação
    O produto do ano precisa chamar atenção por algum motivo. O que o faz diferente dos outros? Não precisa ser, necessariamente, "diferentão", mas sim ter aquela característica que faz valer a pena - como um recurso diferenciado ou um desempenho acima do normal.
  2. Design
    Combinar com a estética de um ambiente, caber no bolso, na mochila, ser fácil de segurar, transportar, trazer durabilidade... tudo é levado em consideração na hora da avaliação do design do produto, dependendo da sua proposta.
  3. Custo-benefício
    Ser barato é bom, mas não necessariamente indica que o aparelho é o melhor possível. Ter um preço justo, sim, é importante, seguindo a composição do eletrônico, suas funções e também o segmento de mercado.
  4. Variedade de recursos
    Atualmente, é raro ver um produto que pode ser usado para apenas uma função. Além disso, a conectividade com outros dispositivos é importante, já que os diferentes serviços podem facilitar ainda mais a vida do usuário atuando em conjunto.
  5. Utilidade
    De nada adianta ter diferentes opções de uso se não há uma proposta por trás do produto. O melhor eletrônico também tem que se mostrar útil e cumprir com perfeição o que promete. Ter um trabalho importante e realizar essa função com qualidade é essencial.

Finalistas

São seis produtos no total, sendo três celulares e três eletrônicos. Entre os smartphones, aparelhos top de linha, que disputam o mesmo mercado premium. Cada um se destaca por conta de um recurso próprio, e todos trazem propostas diferentes de design. Além desses, entram na disputa uma escova de limpeza facial, um computador de mesa com hardware poderoso e um robô aspirador.

  1. Roomba i7+
    O robô aspirador da iRobot promete ser o melhor do segmento. Com diferentes funcionalidades, o modelo traz suporte aos assistentes virtuais Google Assistente e Siri, permitindo ao usuário controlar todo o trabalho por voz. Além disso, a marca oferece um aplicativo próprio, por meio do qual é possível agendar limpezas e, entre outras funções.
  2. iMac Pro 2019
    O desktop da Apple chegou com o que há de melhor no mundo da Informática. Com opções de processador Intel Xeon de alto desempenho, o modelo conta ainda com placa de vídeo dedicada da AMD e RAM de até 256 GB. Além disso, o computador oferece tela retina 5K e armazenamento em boa quantidade, sempre em SSD.
  3. FOREO Luna mini 2
    A escova de limpeza facial fez sucesso no Brasil e chega para concorrer ao prêmio de produto de 2019. Com cerdas macias e pulsação rápida para uma limpeza profunda, o dispositivo promete ajudar no cuidado diário com a pele em apenas 90 segundos. Dessa forma, o aparelho é interessante principalmente para quem tem pouco tempo pela manhã, por exemplo.
  4. iPhone 11 Pro
    O recente lançamento da Apple traz câmera tripla, com as lentes teleobjetiva, wide e ultra wide. O modelo utiliza o processador A13 Bionic, que, segundo a maçã, é o mais poderoso entre celulares. Além disso, o dispositivo conta com tela OLED de 5,8 polegadas e melhorias na bateria.
  5. Moto G7 Plus
    O celular intermediário da Motorola com notch em formato de gota traz Snapdragon 636 e 4GB de memória RAM. O destaque é a estabilização óptica (OIS) na câmera dupla de 16 + 5 megapixels. O smartphone conta também com o Turbo Power 27 W que segundo a fabricante é o carregador mais rápido do mercado e promete dar 100% de bateria em menos de uma hora.
  6. Galaxy S10 Plus
    O destaque da Samsung traz câmera frontal dupla dentro da tela e display com resolução Quad HD + (3040 x 1440 pixels). O conjunto fotográfico do modelo não deixa a desejar: a câmera principal tripla é composta por lentes teleobjetiva, grande angular e ultrawide. Além das especificações de ponta, o celular tem leitor de impressão digital sob a tela.

Avaliadores

  • Jacson Boeing - Editor do Adrenaline
  • Joyce Macedo - Editora da PCWorld Brasil
  • Bruno Martinez - Fundador do Showmetech
  • Paulo Higa - Editor do Tecnoblog
  • Igor Lopes - Colunista do BandNews Tech
  • Samir Salim Júnior - Editor e criador da newsletter Interfaces
  • Henrique Martin - Editor e criador do ZTop
  • Will Marchiori - Apresentador do Loop Infinito

Mais do TechTudo