Drones

Por Victor Toledo, para o TechTudo


O VoloDrone é um novo modelo de drone voltado para o transporte de cargas pesadas. O veículo, anunciado pela empresa alemã Volocopter, é capaz de transportar uma carga de até 200 kg e pode atender a uma grande variedade de finalidades. De acordo com a desenvolvedora, o drone possui autonomia para percorrer até 40 quilômetros, em até 110 km/h, e foi criado para atender os setores da agricultura, logística e infraestrutura, oferecendo menor custo e maior agilidade no transporte.

A empresa teve sucesso no primeiro teste de voo com o dispositivo, que aconteceu no último mês de outubro. O modelo pode acomodar uma ampla variedade de cargas, que ficam penduradas no centro do trem de pouso, indo desde caixas, equipamentos até itens maiores.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

VoloDrone pode auxiliar na produção da agricultura — Foto: Divulgação/Volocopter VoloDrone pode auxiliar na produção da agricultura — Foto: Divulgação/Volocopter

VoloDrone pode auxiliar na produção da agricultura — Foto: Divulgação/Volocopter

A proposta inicial da empresa é realizar o transporte de pacotes mais pesados ​​para locais remotos, auxiliar na produção da agricultura e ajudar no levantamento de peças durante a construção de edifícios. Nesses casos, um drone com essas características pode ser útil, já que são lugares em que o acesso fica mais complicado por outros meios.

Na parte técnica e de design, o modelo da Volocopter é bem robusto. A área das hélices do VoloDrone tem diâmetro de 9,2 metros, ficando a 2,3 metros de altura do chão. Ao todo, são 18 delas, número importante para dar maior estabilidade no ar. O dispositivo oferece ainda uma velocidade média de 80 km/h de voo, podendo chegar a até 110 km/h, dependendo do peso da carga.

VoloDrone possui tamanho considerado grande que visa suportar grandes cargas — Foto: Divulgação/Volocopter VoloDrone possui tamanho considerado grande que visa suportar grandes cargas — Foto: Divulgação/Volocopter

VoloDrone possui tamanho considerado grande que visa suportar grandes cargas — Foto: Divulgação/Volocopter

Vale lembrar que a Volocopter é uma empresa especializada nesse tipo de tecnologia e já realizou voos tripulados no ramo de táxi aéreo ainda em 2011. Desde então, a empresa alemã desenvolveu três gerações de táxis voadores e realizou voos públicos em Dubai, em 2017, e também durante a CES 2018, em Las Vegas. A proposta da empresa é reduzir custos com viagens e auxiliar na agilidade nas operações logísticas.

Via Volocopter (1 e 2)

Quais são os melhores drones para iniciantes? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo