Por Felipe Vinha, para o TechTudo


Pokémon GO é um jogo de realidade aumentada para Android e iPhone (iOS) que te coloca no comando de um treinador que precisa capturar todos os tipos de Pokémon que aparecem no mapa do mundo real. O game, hoje, tem uma série de aplicativos terceirizados, ou seja, que não foram feitos pela produtora original, que prometem ajudar em sua jornada. Mas eles são confiáveis? Conheça alguns deles e dicas.

Alerta geral

Antes de mais nada, saiba que Pokémon GO é produzido por uma empresa chamada Niantic, em parceria com a The Pokémon Company. Nenhuma das duas empresas lançou mais algum aplicativo relacionado ao game. Está tudo concentrado dentro do próprio jogo, dispensando a necessidade de baixar mais elementos.

Pokémon GO pode ter segurança comprometida se o jogador usar apps terceirizados — Foto: Divulgação/Niantic Pokémon GO pode ter segurança comprometida se o jogador usar apps terceirizados — Foto: Divulgação/Niantic

Pokémon GO pode ter segurança comprometida se o jogador usar apps terceirizados — Foto: Divulgação/Niantic

Contudo, existem apps produzidos por outras empresas que visam ajudar em sua captura ao longo da jornada. Mas vale o alerta: alguns deles podem ser arriscado. Não utilize aplicativos que peçam seu login e senha de Pokémon GO, nem mesmo aqueles que exijam muitas informações sobre sua conta – caso contrário, você pode perder o acesso ou até mesmo ser banido do jogo. Abaixo listamos alguns dos principais apps que costumam ser seguros de usar.

Mega Snipe

O Mega Snipe era um site de web, que pode ser acessado fora do celular, que prometia localizar tipos de Pokémon pelo mundo. Contudo, ele vive saindo do ar no momento, já que os responsáveis necessitam de doação para continuar funcionando. Ele lista os Pokémon no site, conforme forem aparecendo em sua região, sem precisar abrir o aplicativo.

Mega Snipe — Foto: Reprodução/Felipe Vinha Mega Snipe — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Mega Snipe — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Poke Genie

Poke Genie, no iOS, hoje, é um dos únicos apps de Pokémon GO que são 100% seguros de ser usado, sem o risco de perder sua conta. Ele serve para analisar os poderes de seus Pokémon – dizer qual deles é o mais forte, o mais promissor, entre outros. Ele requer apenas uma captura de tela do jogo para isso e também consegue renomear seus Pokémon de acordo com os poderes, para ajudar na organização e visualização.

Poke Genie — Foto: Reprodução/Felipe Vinha Poke Genie — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Poke Genie — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

PokeWhere

PokeWhere é um radar em tempo real, para Android e iOS, que promete indicar onde existem Pokémon - e quais - na sua região. Ele é seguro pois não exige login, mas nem sempre funciona como o prometido.

PokeWhere — Foto: Reprodução/Felipe Vinha PokeWhere — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

PokeWhere — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

PokéAlerta

PokéAlerta é outra alternativa ao PokeWhere, já que funciona da mesma forma - mas apenas para iOS. Ele também não requer login, ainda que não mostre de maneira tão exata quais os Pokémon aparecem. O aplicativo também serve para localizar ginásios e dizer quais são as Reides acontecendo perto de sua localidade.

PokéAlerta — Foto: Reprodução/Felipe Vinha PokéAlerta — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

PokéAlerta — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Go Companion

O Go Companion é uma boa adição ao celular de qualquer um que jogue Pokémon GO, pois ele funciona como uma PokéAgenda separado do game. Ideal para quem busca informações sobre os monstrinhos, mas que não quer depender do tempo de abertura do jogo – que às vezes pode ser um pouco longo. Sem falar que é possível usar em um celular secundário, ou similares.

Go Companion — Foto: Reprodução/Felipe Vinha Go Companion — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Go Companion — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Mais do TechTudo