Celulares

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O Modo Escuro como opção de interface gráfica tem se tornado um recurso cada vez mais comum. Mais do que uma moda, o interesse no design com tons escuros e contrastes mais intensos tem também respaldo técnico: a interface gráfica escura resulta numa economia de bateria que pode chegar a 60% em sessões prolongadas de uso. Entretanto, para que o benefício aconteça, o usuário precisa de um smartphone equipado com uma tela tipo OLED. Conhecido também como dark mode, o recurso está presente no Android 10, iOS 13 e apps como o Instagram.

A diferença entre LCD e OLED

Mais do que moda, tema escuro também é funcional: medida diminui consumo de energia em celulares com tela OLED — Foto: Marvin Costa/TechTudo Mais do que moda, tema escuro também é funcional: medida diminui consumo de energia em celulares com tela OLED — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Mais do que moda, tema escuro também é funcional: medida diminui consumo de energia em celulares com tela OLED — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Usar um tema escuro com fundos em preto em vez do branco e outras cores mais leves acaba resultando em economia de energia apenas em telas OLED (estão incluídas também as variantes dessa tecnologia, como AMOLED, Super AMOLED e Dynamic AMOLED da Samsung).

Isso acontece por conta da natureza desse tipo de display. Quando uma tela OLED exibe uma imagem com cor preta, os pixels que formam o espaço em que o preto está sendo exibido na tela são efetivamente desligados. Dessa forma, se a interface gráfica do sistema ou app que você usa é predominantemente escura, o consumo da bateria do celular cai drasticamente, já que, na prática, a maior parte da tela está desligada.

Telas LCD, por outro lado, não permitem que porções do display sejam desligados de acordo com a cor predominante. Em telas LCD (geralmente de tipo IPS em celulares, como são os casos do Zenfone 6 e iPhone 11) não importa a cor dos pixels: o display todo está sempre ligado mesmo no modo escuro, o que significa que o consumo de energia acaba não sofrendo impacto nesses aparelhos.

De quanto é essa economia?

O canal PhoneBuff no YouTube pôs a teoria à prova para testar a quantidade de bateria que é economizada pelo uso de interfaces escuras em um celular com tela OLED. No teste, o site usou um robô que simulou o uso normal de um iPhone XS Max com modo escuro ativado em um caso e desativado no outro.

Os resultados foram bem expressivos. Em duas horas de uso, a bateria do iPhone com tema escuro estava em 88%, enquanto que o celular com tema claro já tinha caído a 83%. Em quatro horas de teste a diferença no consumo de energia já se torna mais significativa: o XS Max com modo escuro apresenta 72% contra 57% do aparelho rodando com a interface clara do iOS. Ao fim do experimento, o iPhone XS Max com tela clara esgotou completamente a bateria depois de 7 horas e 33 minutos, momento em que o iPhone com modo escuro ligado ainda tinha 30% de carga.

Além do teste conduzido pelo canal, há também estimativas oficiais do Google que revelaram que a combinação entre OLED e interfaces escuras pode resultar em economia de 63% em termos de energia. Um efeito desses resultados é o novo Android 10 promover suporte ao acionamento de temas escuros por meio das configurações do sistema operacional.

Modo escuro em sistemas e apps

Instagram já oferece suporte aos temas escuros — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Instagram já oferece suporte aos temas escuros — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Instagram já oferece suporte aos temas escuros — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Como a indústria tem progressivamente substituído telas LCD por OLED, a tendência é que se tornem mais frequentes as interfaces escuras em sistemas e apps. Além de sistemas oferecendo a possibilidade de acionar uma interface com tons mais escuros, há também suporte à novidade por meio de apps: o Instagram já oferece a opção em suas versões mais recentes e também é esperado que a novidade chegue ao WhatsApp em breve.

Instagram Modo Noturno: como deixar o app com fundo escuro

Instagram Modo Noturno: como deixar o app com fundo escuro

Mais do TechTudo