Por Aline Batista, da redação


A Black Friday 2019 só começa oficialmente nesta sexta-feira (29), mas as promoções já estão acontecendo durante toda a semana, e com elas vêm as reclamações dos consumidores. De acordo com o site Reclame AQUI, somente na Pré-Black Friday já foram registradas 2.537 queixas no site. O levantamento considera todas as reclamações feitas a partir das 11h da última quarta-feira (27) até as 18h desta quinta (28). O número é 69% maior do que o mesmo período no ano passado, quando haviam sido feitas 1.501 contestações no site.

O produto líder das reclamações nesse período Pré-Black Friday são os celulares. Segundo o levantamento, 9,11% das queixas se referem a compras desses aparelhos. Em seguida, estão os tênis, perfumes, cartão de crédito e planos pós-pagos. Já os motivos das queixas são bastante variados e vão desde propagandas enganosas até problemas no pós-compra, como atraso na entrega.

Black Friday 2019 já tem 2.537 queixas  — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo Black Friday 2019 já tem 2.537 queixas  — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Black Friday 2019 já tem 2.537 queixas — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto na Black Friday? Conheça o Compare TechTudo

Por fim, o levantamento também revelou as lojas com mais queixas antes do começo da Black Friday. Saraiva, Zee Dog e Adidas lideram o ranking com mais de 50 reclamações cada. A ferramenta do Reclame AQUI reúne diversas contestações feitas pelos consumidores durante todo o ano. Para o período de Black Friday, no entanto, os clientes indicam no site que as reclamações se referem a compras feitas durante o evento.

A Black Friday sempre acontece na sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças, que é tradicional nos Estados Unidos. A ocasião é marcada por grandes ofertas em diversas lojas. Aqui no Brasil, as promoções acontecem desde 2011 e se tornam mais populares a cada ano. Em 2019, centenas de lojas participam da campanha Black Friday de Verdade e se comprometem a dar descontos verdadeiros em compras feitas durante o evento.

A seguir, veja os rankings de produtos, problemas e empresas mais reclamados durante a Pré-Black Friday no Reclame Aqui. O levantamento foi feito no período de 11h do dia 27 de novembro até 18h de hoje (28).

Produtos mais reclamados Pré-Black Friday

  • Celular: 9,11%
  • Tênis: 7,31%
  • Perfume: 4,45%
  • Cartão de crédito: 4,13%
  • Planos pós-pagos: 3,92%

Motivos das reclamações na Pré-Black Friday

  • Propaganda Enganosa: 27,69%
  • Atraso na entrega: 11,11%
  • Problemas na finalização da compra: 88, 87%
  • Divergência de valores:6,9%
  • Estorno do valor pago: 5,82%

Empresas com mais reclamações na Pré-Black Friday

  • Saraiva - Loja Física e Online: 99 reclamações
  • Zee Dog: 70 reclamações
  • Adidas: 66 reclamações
  • Casas Bahia - Loja Online: 64 reclamações
  • Americanas.com - Loja Online: 60 reclamações
  • Lojas Renner: 50 reclamações
  • Netshoes: 50 reclamações
  • Beyoung: 49 reclamações
  • Nescafe Dolce Gusto: 44 reclamações
  • Xtech Commerce: 44 reclamações

Celulares e Smart Tvs com preços baixos? Saiba como aproveitar a Black Friday

Celulares e Smart Tvs com preços baixos? Saiba como aproveitar a Black Friday

Mais do TechTudo