Computadores

Por Paulo Alves, para o TechTudo


A Lenovo lançou no Brasil, na última terça-feira (26), o ThinkStation P330, novo desktop de alto rendimento focado no público empresarial. Fabricado em Indaiatuba, no interior de São Paulo, o computador traz especificações poderosas, incluindo processadores Intel poderosos, desde o Core i9 vPro de nona geração até o Xeon E-2100, que prometem bom desempenho. Segundo a Lenovo, os valores variam de acordo com as especificações desejadas, e a fabricação nacional vai permitir preços mais competitivos.

A máquina é compatível ainda com memória Optane, tipo de SSD que promete maior velocidade ao inicializar o sistema e melhorar a performance em tarefas mais pesadas. O modelo pode ser configurado com até 64 GB de RAM, além de armazenamento em SSD ou híbrido, que pode chegar a até 12 TB.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

ThinkStation P330, da Lenovo, é o novo desktop de alto rendimento compatível com Intel Optane; modelo tem fabricação 100% nacional — Foto: Divulgação/Lenovo ThinkStation P330, da Lenovo, é o novo desktop de alto rendimento compatível com Intel Optane; modelo tem fabricação 100% nacional — Foto: Divulgação/Lenovo

ThinkStation P330, da Lenovo, é o novo desktop de alto rendimento compatível com Intel Optane; modelo tem fabricação 100% nacional — Foto: Divulgação/Lenovo

Segundo a Lenovo, o computador tem potência suficiente para lidar com trabalhos complexos, como cálculos simultâneos, acompanhamento de dashboards e renderização de vídeos em máxima qualidade. O consumidor, vale lembrar, também pode incrementar o desempenho gráfico com placas de vídeo que vão até a Nvidia Quadro RTX 4000, com VRAM de 8 GB dedicados no padrão GDDR6.

O PC também tem boa oferta de conectividade. São duas portas USB 3.1, duas USB 2.0, duas DisplayPort, uma HDMI, Gigabit Ethernet de 1 ou 5 GB, além de entrada para fone de ouvido e microfone. O conjunto, no entanto, não é tão fácil de transportar: a torre pesa 10,6 kg.

Desktop da Lenovo pode ser configurado com até três SSDs e três HDs — Foto: Divulgação/Lenovo Desktop da Lenovo pode ser configurado com até três SSDs e três HDs — Foto: Divulgação/Lenovo

Desktop da Lenovo pode ser configurado com até três SSDs e três HDs — Foto: Divulgação/Lenovo

Por conta de suas especificações robustas, a ThinkStation P330 promete ser ideal para diversas áreas de autação, como engenharia, entretenimento, arquitetura, entre outras. Com isso, a Lenovo promete certificação de desenvolvedores para garantir a compatibilidade com softwares das diferentes áreas.

Qual melhor desktop para uso no dia a dia? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo