Redes sociais

Por Anna Kellen Bull, da Redação


O WhatsApp está temporariamente indisponível para algumas pessoas na manhã desta segunda-feira (11). Ao tentar entrar com novo número de telefone no app, para Android e iPhone (iOS), surge a mensagem de "temporariamente indisponível. Tente novamente em 5 minutos". Por volta de 11h30 de hoje, usuários começaram a reclamar no DownDetector, site que monitora o funcionamento de serviços online, sobre problemas para instalar o mensageiro.

Outras pessoas também relatam no Twitter que o aplicativo está fora do ar para logar com uma nova conta e não conseguem receber a mensagem SMS de validação. Aparentemente, o erro afeta Brasil, Holanda, Londres e outros lugares da Europa. Em resposta ao TechTudo, a assessoria do WhatsApp informou que está investigando o bug.

WhatsApp temporariamente indisponível: app está fora do ar para entrar — Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull WhatsApp temporariamente indisponível: app está fora do ar para entrar — Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull

WhatsApp temporariamente indisponível: app está fora do ar para entrar — Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O erro ocorre quando alguém tenta instalar o WhatsApp em um novo celular. Para cadastrar uma conta, a plataforma precisa confirmar o número do smartphone e mandar um SMS com o código de validação. No entanto, em vez de enviar a mensagem de confirmação, surge o recado "temporariamente indisponível. Tente novamente em 5 minutos" na tela.

No site oficial do WhatsApp, a empresa dá algumas dicas para resolver problemas de conexão. Segundo o app, a maior parte dos erros podem ser corrigidos ao reiniciar ou desligar e ligar o telefone. Outra alternativa é atualizar o mensageiro para a versão mais recente disponível na Google Play Store ou App Store. O usuário pode ainda abrir as configurações do celular, clicar em Configurar > Rede e Internet > Ativar e desativar o Modo Avião.

Usuários reclamam de WhatsApp temporariamente indisponível no DownDetector — Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull Usuários reclamam de WhatsApp temporariamente indisponível no DownDetector — Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull

Usuários reclamam de WhatsApp temporariamente indisponível no DownDetector — Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull

Outros problemas no WhatsApp

Esta não é a primeira vez que o WhatsApp fica fora do ar em 2019. Em maio, o mensageiro ficou fora do ar no Brasil e não enviava ou recebia mensagens. O app também apresentou erros ao fazer o download de imagens, vídeos e áudio. O app exibia a notificação "Procurando novas mensagens" e, em alguns casos, as mensagens enviadas permaneciam com o ícone de relógio ao lado, indicando que o contato não recebeu. Além disso, Facebook e Instagram também apresentaram instabilidade nesta ocasião.

Em janeiro deste ano, o app apresentou problemas de conexão no Brasil e, no mês de março, parou de funcionar no mundo inteiro. Outra falha recente ocorreu em abril, quando Facebook, WhatsApp e Instagram passaram por uma instabilidade.

Veja alguns tweets de reclamações abaixo:

Modo noturno no WhatsApp: saiba usar no computador

Modo noturno no WhatsApp: saiba usar no computador

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo