Redes sociais

Por Rubens Achilles, da Redação


O WhatsApp voltou atrás na mudança da grafia do status "online" na versão para Android. Na plataforma do Google e no WhatsApp Web, o mensageiro tinha começado a exibir "on-line", com o hífen (-) no meio da palavra. Segundo relatos nas redes sociais, a versão móvel do aplicativo adotou novamente a forma antiga a partir desta terça-feira (19).

A mudança, que não afetou o aplicativo para iPhone (iOS), não foi bem recebida por alguns usuários. O TechTudo entrou em contato com a assessoria do WhatsApp para entender os motivos da alteração, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

WhatsApp passou a exibir "on-line" no Android, mas voltou atrás — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo WhatsApp passou a exibir "on-line" no Android, mas voltou atrás — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

WhatsApp passou a exibir "on-line" no Android, mas voltou atrás — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

De acordo com alguns dicionários e com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), da Academia Brasileira de Letras (ABL), a grafia correta da palavra é "on-line", com a separação. É amplamente aceito, no entanto, escrever "online", tudo junto.

Em inglês, idioma de origem do termo, a grafia "online" é considerada certa, de acordo com o Cambridge Dictionary. Quando a palavra surgiu, com o surgimento dos computadores pessoais e da Internet, a escrita original era "on-line", com o hífen, mas a forma acabou caindo em desuso.

WhatsApp Web ainda exibe a palavra 'on-line' — Foto: Reprodução/TechTudo WhatsApp Web ainda exibe a palavra 'on-line' — Foto: Reprodução/TechTudo

WhatsApp Web ainda exibe a palavra 'on-line' — Foto: Reprodução/TechTudo

Usuários do Twitter perceberam a mudança do mensageiro, e fizeram brincadeiras em tom de reclamação. Ainda não se sabe se o objetivo do WhatsApp é ampliar a alteração aos poucos e se o status "on-line" chegará para usuários de iPhone (iOS) ou voltará ao Android. O WhatsApp Web continua mostrando a grafia separada.

Confira alguns relatos de usuários do Twitter sobre a mudança:

Como desbloquear o WhatsApp com digital; saiba ativar

Como desbloquear o WhatsApp com digital; saiba ativar

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo