Redes sociais

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O WhatsApp está provocando um gasto excessivo de bateria em alguns telefones Android e iPhone (iOS). Uma grande quantidade de relatos se acumulou em fóruns e redes sociais nesta sexta-feira (8) com a mesma reclamação: o mensageiro teria começado a drenar energia de forma inesperada com atividade incomum em plano de fundo.

O problema teria surgido na versão 2.19.112 do aplicativo para a plataforma da Apple e na que traz numeração 2.19.308 disponível na Google Play Store. Ainda não se sabe a causa da falha. O TechTudo entrou em contato com assessoria da empresa, que ainda não se pronunciou sobre o caso.

WhatsApp estaria gastando bateria demais em segundo plano no iPhone e Android — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo WhatsApp estaria gastando bateria demais em segundo plano no iPhone e Android — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

WhatsApp estaria gastando bateria demais em segundo plano no iPhone e Android — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Diversos usuários de iPhone publicaram relatórios de consumo de bateria do iOS no Twitter e no Reddit que mostram um alto consumo de energia pelo WhatsApp, mesmo com o app fechado. Em um dos casos, de 17 horas totais de consumo de energia, o aplicativo não estava sendo usado em 11 horas. Outras queixas vão além, com prints que exibem o mensageiro passando até 70% do tempo gastando bateria em segundo plano.

O comportamento é similar no Android, mas parece se concentrar em smartphones da Xiaomi e da OnePlus. Segundo relatos na web, o problema tem ocorrido para quem tem celulares dessas marcas rodando Android 9 (Pie).

O TechTudo não conseguiu reproduzir a falha em um Galaxy S8 com sistema nessa mesma versão, o que sugere que a causa pode estar ligada a um conflito do WhatsApp com o software proprietário das fabricantes chinesas.

Como usar o app MAX Battery para economizar bateria do celular Android

Como usar o app MAX Battery para economizar bateria do celular Android

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo