Redes sociais

Por Beatriz Cardoso, da Redação


O WhatsApp Web amanheceu em inglês para alguns usuários brasileiros nesta sexta-feira (22). De acordo com relatos no Twitter e buscas no Google Trends (ferramenta do Google de monitoramento de pesquisas), a versão para PC do mensageiro mudou sozinha de idioma. Aparentemente, o bug afeta tanto pessoas que têm a edição beta quanto estável do aplicativo instalada no celular, independente do sistema operacional (Android ou iOS). Não é possível colocar o WhatsApp Web em português manualmente — o idioma do mensageiro costuma ser configurado automaticamente pela localização do usuário.

Procurado pelo TechTudo, o WhatsApp não forneceu posicionamento oficial, mas declarou que está investigando e suspeita de que se trata de um erro temporário provocado por alguma atualização do aplicativo.

WhatsApp Business Web pode classificar os filtros de conversa por grupos, mensagens não lidas ou listas de transmissão — Foto: Lucas Mendes/TechTudo WhatsApp Business Web pode classificar os filtros de conversa por grupos, mensagens não lidas ou listas de transmissão — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

WhatsApp Business Web pode classificar os filtros de conversa por grupos, mensagens não lidas ou listas de transmissão — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A partir das 8h de hoje, o Google Trends registra um aumento repentino nas buscas pelo termo "whatsapp web em inglês". A pesquisa "Como colocar o WhatsApp Web em português" também apresenta grande índice de interesse, o que mostra uma tentativa dos usuários de consertar o bug. Entretanto, a versão web do mensageiro não tem uma função nativa para configuração de idioma.

O usuário pode recorrer a alguns truques para tentar mudar o idioma do WhatsApp Web para português. Algumas opções são verificar se há atualizações disponíveis para o aplicativo, sair da conta no PC e logar novamente ou conferir se a localização do celular está correta. Outra alternativa é verificar se o aplicativo para celular está no idioma certo.

Desde o surgimento do bug, diversos usuários foram ao Twitter reclamar do erro.

A mudança de idioma não é a única alteração repentina sofrida pelo WhatsApp nessa semana: o app para celular Android alterou, na terça-feira (19), a grafia da palavra "online" para "on-line", o que também desagradou muitos usuários.

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

Modo noturno no WhatsApp: saiba usar no computador

Modo noturno no WhatsApp: saiba usar no computador

Mais do TechTudo