Sistemas operacionais

Por Paulo Alves, para o TechTudo


A Microsoft começou a liberar na última quarta-feira (13) o Windows 10 November 2019 Update, atualização mais recente do sistema operacional para PCs. A versão tem foco em correções de bugs e traz pequenas melhorias, como novos atalhos nas notificações da Central de Ações e a modernização do sistema de pesquisa do Windows Explorer, que passa a ser o mesmo da busca do Iniciar. O update tem o código 1909 e está disponível para download gratuito em computadores que já rodam Windows 10.

Atualização de novembro do Windows 10 já está disponível para download — Foto: Zíngara Lolfrano/TechTudo Atualização de novembro do Windows 10 já está disponível para download — Foto: Zíngara Lolfrano/TechTudo

Atualização de novembro do Windows 10 já está disponível para download — Foto: Zíngara Lolfrano/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Boa parte das mudanças está na Central de Ações, que reúne tanto o menu de atalhos do sistema quanto a área de alertas. O usuário poderá silenciar um determinado aplicativo diretamente pela notificação, e há um novo botão para acessar as configurações. Além disso, agora é possível desativar apenas o som de um aviso, mantendo o pop-up na tela.

Outra novidade é a possibilidade de adicionar compromissos à agenda diretamente pelo calendário. Já no Menu Iniciar, o painel de navegação expande automaticamente ao passar o mouse sobre os ícones. Segundo a Microsoft, o sistema também tem funcionamento aprimorado e oferecer maior duração de bateria em notebooks com “certos tipos de processadores” — a empresa não especificou os modelos beneficiados.

Novo Windows 10 permite adicionar compromissos na agenda por meio do calendário — Foto: Divulgação/Microsoft Novo Windows 10 permite adicionar compromissos na agenda por meio do calendário — Foto: Divulgação/Microsoft

Novo Windows 10 permite adicionar compromissos na agenda por meio do calendário — Foto: Divulgação/Microsoft

A mídia especializada internacional trata o volume discreto de novidades como sinal de que o melhor estará no próximo update. A empresa teria o objetivo de sincronizar o calendário de atualizações para coincidir com o lançamento público do Windows 10X, voltado para dispositivos com múltiplas telas.

Como baixar a atualização de novembro do Windows 10

Windows 10 November 2019 Update está disponível para todos — Foto: Reprodução/Paulo Alves Windows 10 November 2019 Update está disponível para todos — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Windows 10 November 2019 Update está disponível para todos — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Para obter a atualização, abra o menu Iniciar, clique no botão com símbolo de engrenagem para acessar as configurações e selecione “Atualização e segurança”. Em geral, o Windows Update se encarrega de mostrar logo na primeira tela se a atualização já está disponível. Se estiver, pressione o botão “Baixar e instalar agora”. Caso contrário, vá em “Verificar se há atualizações” e certifique-se de que haja conexão ativa.

HD externo não abre: como recuperar? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Como encontrar a senha Wi-Fi de sua rede atual no Windows

Como encontrar a senha Wi-Fi de sua rede atual no Windows

Mais do TechTudo