E-commerce

Por Daniel Dutra, para TechTudo


Aplicativos de vinho podem ser úteis para escolher e comprar vinhos online. Opções como Vivino, Vinho fácil e Eu Sommelier auxiliam os usuários na tarefa, permitindo comparar marcas, analisar os rótulos de diferentes vinhos, aproveitar promoções com cupons de desconto e até mesmo ler sugestões sobre quais são as melhores combinações com determinadas refeições.

Os apps são gratuitos e estão disponíveis em celulares Android e iPhone (iOS). Além disso, alguns deles estão associados a empresas bem situadas no e-commerce de vinhos. Veja, a seguir, uma lista do TechTudo com seis opções de aplicativos de vinho.

Aplicativo de vinho: lista traz seis opções para comprar vinho online — Foto: Daniel Dutra/TechTudo

Quer comprar TV, celular e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Evino

Evino apresenta vinhos com base nas regiões de produção — Foto: Reprodução/Daniel Dutra

O Evino é um dos mais antigos aplicativos de vinho do Brasil. Desenvolvido em São Paulo, o app permite comparar rótulos, ver sugestões e acompanhar pedidos, além de obter acesso antecipadamente a ofertas e descontos. Também é possível acessar um chat com a empresa para tirar dúvidas.

Outros recursos interessantes são o "EvinoMATCH", um teste para descobrir qual vinho combina melhor com o usuário, e o "EvinoPLAY", que permite escanear o código de barras de bebidas e acessar conteúdos exclusivos.

2. Vivino

Vivino permite registrar preferências de vinho em perfil do usuário — Foto: Reprodução/Daniel Dutra

O Vivino é um dos aplicativos de vinho mais difundidos no mercado. A empresa foi criada em 2010 e, em 2013, já havia comercializado mais de um milhão de garrafas da bebida. O app expõe as ofertas de acordo com faixas de preço, que variam entre preços abaixo de R$ 50 e acima de R$ 200. O sistema de busca possui a aba "Harmonização", que sugere vinhos que combinem com determinado tipo de refeição.

O login pode ser feito utilizando a conta do Google ou do Facebook, o que auxilia a interação com o Vivino. Além disso, é possível compartilhar conteúdos como fotos e opiniões por meio do próprio software e, assim, conhecer outras pessoas que também o utilizam e compartilham do amor por vinhos.

3. Wine

Wine é um dos aplicativos de vinho que mais se destacam na América Latina — Foto: Reprodução/Daniel Dutra

O Wine é o aplicativo do site (wine.com.br), uma das lojas virtuais de comércio de vinhos de maior destaque não só no Brasil, mas na América Latina. Por meio do app, é possível aproveitar ofertas exclusivas para sócios do clube da loja.

O programa, assim como outros do mesmo tipo, organiza sugestões de vinhos agrupados por regiões de produção e por tipos de refeição com os quais os vinhos harmonizam. O Wine permite o login com as contas do Facebook e do Google, mas também exige que o usuário cadastre seu CPF para completar o cadastro.

4. Vinho Fácil

Vinho Fácil apresenta ofertas exclusivas no app — Foto: Reprodução/Daniel Dutra

O Vinho Fácil permite comparar rótulos e encontrar descontos em vinhos online. O aplicativo tem como objetivo oferecer preços acessíveis, mas sem perda de qualidade. Por meio dele, é possível encontrar vinhos de diferentes regiões em promoção, geralmente em kits de várias garrafas com preços promocionais. A empresa é vinculada ao grupo Wine, o que confere maior credibilidade e segurança às ofertas que promove.

5. Eu Sommelier

Eu Sommelier busca opções de vinhos em estabelecimentos próximos à localização do usuário — Foto: Reprodução/Daniel Dutra

O Eu Sommelier é um aplicativo de vinho vinculado à startup brasileira de mesmo nome. Ele permite identificar sugestões e rótulos em estabelecimentos próximos à localização do usuário. Desse modo, o app pode ser usado em diversos lugares, como restaurantes, mercados e lojas especializadas em vendas de vinho. Também é possível disponibilizar suas próprias recomendações para outros usuários do app.

6. Minha Adega

Minha Adega indica não apenas vinhos, mas também acessórios — Foto: Reprodução/Daniel Dutra

O Minha Adega tem como foco a administração de estoques de vinhos. Trata-se, portanto, de um app útil especialmente para gerentes de estabelecimentos comerciais ou pessoas que lidam com grandes quantidades de bebidas. Um dos destaques do aplicativo são as sugestões de acessórios. Apesar dos anúncios da versão gratuita, o programa tem boa usabilidade.

eBay é confiável? Entrega no Brasil? Descubra no Fórum do TechTudo.

Como cadastrar um código de desconto no iFood

Como cadastrar um código de desconto no iFood

Mais do TechTudo