Por Pedro Vital, da CCXP 2019


A Comic Con Experience (CCXP) 2019 acontece entre os dias 5 e 8 de dezembro no São Paulo Expo. Com ingressos esgotados antes do evento começar, a feira é uma das maiores referências de games e cultura pop do Brasil. Além de ser palco de painéis, seções de autógrafos e palestras com convidados que estrelam filmes e quadrinhos, o evento recebe diversas marcas que promovem experiências imersivas para o público aproveitar nos quatro dias de evento. A realidade aumentada está presente na programação da feira e domina as ações das fabricantes. O TechTudo foi ao festival e mostra algumas atrações que valem a pena de serem conferidas no último dia de evento.

Oi Game Arena é uma das principais atrações da CCXP 2019 — Foto: Pedro Vital/TechTudo

1. Riot Games

A Riot Games, criadora do League of Legends (LoL), comemora os 10 anos do lançamento do MOBA com dois estandes repletos de personagens para o público tirar fotos: é possível posar ao lado Barão Na'Shor em seu covil e com o campeão Yasuo, por exemplo. A grande atração do espaço, no entanto, é a experimentação exclusiva e o pré-registro do novo game da empresa, o Wild Rift (LoL Mobile). O jogo, que é muito aguardado, é a versão de LoL para celulares e chega em 2020.

Além disso, quem visitar a desenvolvedora na feira vai poder assistir a vídeos sobre os seus próximos lançamentos, que devem chegar ao público no ano que vem. Ainda é possível entrar em dois ambientes do Legends of Runeterra (LoR) e tirar fotos.

Riot Games traz experimentação exclusiva do novo game, o Wild Rift — Foto: Pedro Vital/TechTudo

2. Oi Game Arena

A Oi Game Arena é um dos locais que nunca está vazio na CCXP 2019. A área, que reúne pro players duelando em campeonatos de esports, chama atenção pelo seu tamanho e por envolver as pessoas com um telão que transmite as partidas em tempo real. A área recebe torneios de jogos como League of Legends (LoL), Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), Rainbow Six: Siege (R6), Clash Royale e eFootball PES. O Torneio Universitário de Esports (TUES) é outro que mais chama atenção. Para quem não vai poder visitar a CCXP no seu último dia, a competição tem transmissão no canal da TUES na Twitch e nos canais do Rainbow Six Esports Brasil, também na Twitch e no YouTube.

Oi Game Arena recebe disputas do cenário de Esports durante toda a CCXP 2019 — Foto: Pedro Vital/TechTudo

3. Amazon Prime Video

A Amazon reuniu cinco das suas principais séries originais, The Boys, Carnival Row, Star Trek: Picard, American Gods e The Expanse, e trouxe imersão para o público na CCXP 2019. A grande atração do espaço na feira é o carrossel da série American Gods, que foi reconstruído exclusivamente para a feira. A experiência ainda traz bonecos dos personagens do elenco e chama muita atenção visualmente.

A empresa também dedicou um espaço exclusivo para as pessoas conhecerem a Amazon Alexa, assistente virtual da marca, e verem na prática o funcionamento dos aparelhos com a assistente, como o Amazon Echo. O público pode ver o gadget reagindo aos comandos, além de receber explicações técnicas sobre o funcionamento produto. Outras imersões que chamaram a atenção do público foram o Cubo Borg do Star Trek e o cinema 360 da série The Expanse. Neste segundo espaço, o público entra em uma cúpula para viver a experiência de descer no primeiro planeta habitável fora do sistema solar.

Carrosel da série American Gods foi recriado para o estande da Amazon Prime Video na CCXP 2019 — Foto: Pedro Vital/TechTudo

4. Netflix

A Netflix trouxe cenários de grandes séries da marca para o público se aventurar na CCXP. O trailer de Breaking Bad é a atração que mais chama a atenção dos fãs, além do carro do filme El Camino, continuação da série, que também está disponível para fotos.

A empresa também trouxe experiências tecnológicas das séries para o mundo real: o episódio Hang The DJ, de Black Mirror, que dizia aos casais quanto tempo eles ficariam juntos, está por aqui. Para "brincar", as pessoas podem colocar suas mãos separadamente em duas telas e o programa diz quanto tempo o relacionamento durará.

Outra atração que chama a atenção é inspirada no episódio Black Museum, que se passa em um museu de artigos usados em crimes. A ação permite que o público visite o cenário da série e entenda como suas tecnologias funcionariam na vida real.

Netflix revisita séries famosas e traz a experiência para a vida real na CCXP 2019 — Foto: Pedro Vital/TechTudo

5. Facebook

O Facebook, como continuação da sua campanha de grupos na rede social, também está presente na CCXP. O estande da marca trouxe três ações para o público e já nas filas para participar das atividades as pessoas se conhecem e recebem uma pulseira que identifica de qual grupo elas fazem parte: Sci-Fi (Ficção Científica), Super-heróis, Mangá e Gaming. As atividades acontecem de acordo com o grupo que você estiver inserido.

Por exemplo, no palco de Quiz, chamado de batalha de fãs, as pessoas formam duplas de acordo com a pulseira e, ao subirem ao palco, respondem perguntas relacionadas ao tema que mais gostam e concorrem a prêmios do Facebook. A atividade é comandada por influenciadores como Samira Close e Mandy Candy, presenças conhecidas no mundo gamer. Outra atração que chama a atenção é virar um personagem de uma história em quadrinho: basta posar para uma câmera que sua imagem vai ser inserida em uma arte de HQ. Depois disso ainda é possível personalizar uma sacola do Facebook com o tema que você mais gostar.

Facebook continua com ação estimulando grupos com mesmos gostos e coloca pessoas dentro do seu próprio quadrinho — Foto: Pedro Vital/TechTudo

6. Ubisoft e M.A.C

O Just Dance é um jogo de dança muito popular da Ubisoft. Para a CCXP, a desenvolvedora promoveu a decisão do Just Dance M.A.C. Challenge na Game Arena, o palco principal da feira. Além da disputa do melhor título de Just Dancer do Brasil nas categorias masculina e feminina, que aconteceu neste sábado (7), as marcas trouxeram para a Comic Con um espaço para o público brincar com o jogo. No último dia de feira, você pode passar pelo stand e se divertir ao dançar com seus amigos.

Just Dance M.A.C. Challenge acontece na CCXP 2019 — Foto: Pedro Vital/TechTudo

7. HBO GO

A HBO GO foi uma das áreas que mais trouxe experiências de realidade aumentada para o público na CCXP 2019. São três séries em imersão: Westworld, Watchman e His Dark Materials. Em Westworld o público entra em um cinema estilo 4D para assistir ao trailer da terceira temporada, que é passado de forma imersiva, com cadeiras que mexem, sensação de cheiros e movimentos.

Já no cenário de Watchman é possível vivenciar uma cena marcante da primeira temporada: uma chuva de lulas representada em um painel de LED. Além disso, é possível escanear um QR CODE e pegar o filtro com a máscara que os policiais usam na série. A ultima ativação de Watchman permite que você passe pelo interrogatório dos policiais da história para saber se seria solto se estivesse dentro do seriado.

Por fim, a série His Dark Materials traz a realidade aumentada também de forma instagramável. Na ação, o usuário escolhe seu personagem preferido da série e grava um boomerang com ele para compartilhar em suas redes sociais.

A HBO GO traz para a Comic Con 2019 cenários de séries e experiências em realidade aumentada — Foto: Pedro Vital/TechTudo

Sobre a CCXP 2019

A Comic Con Experience (CCXP) , é um dos maiores eventos de cultura pop que traz novidades, atrações e atividades sobre games, histórias em quadrinhos, filmes, séries e programas da internet. A Feira acontece do dia 05 a 08 de dezembro e os ingressos esgotaram antes do evento começar. O festival é famoso pela presença de muitos cosplays, ou seja: por todos os lados é possível ver fãs fantasiados dos seus personagens preferidos. Além de novidades, muitas marcas trazem artistas de filmes, jogos e quadrinhos para o evento, como atores de La Casa de Papel, Stranger Things e mais. O evento acontece no São Paulo Expo, na Zona Sul da cidade de São Paulo.

BGS 2019: veja os principais destaques da feira

BGS 2019: veja os principais destaques da feira

Mais do TechTudo