Redes sociais

Por Rubens Achilles, da Redação


O Facebook admitiu, em carta enviada a senadores dos Estados Unidos, que tem acesso à localização dos seus usuários mesmo quando a permissão não é concedida. O documento, obtido pelo site The Hill nesta terça-feira (17), detalha a prática após pressão dos senadores Chistopher Coons e Josh Hawley, que questionaram as políticas de rastreamento da empresa de Mark Zuckerberg.

De acordo com a carta, o Facebook é capaz de identificar a localização dos usuários por meio de outras informações compartilhadas nos serviços da empresa, como vídeos, marcações ou anúncios no Marketplace da rede social. Além disso, é possível utilizar o endereço IP do dispositivo para determinar uma localização imprecisa.

Facebook admite que acessa a localização de usuários sem autorização — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O documento foi assinado pelo vice-diretor de privacidade da empresa, Rob Sherman. Segundo ele, a rede social frequentemente mostra propagandas baseadas na cidade ou região do usuário, mesmo que o serviço de localização tenha sido desligado.

Nesta terça, os senadores criticaram as declarações do Facebook, sugerindo que a empresa ganha dinheiro com base em informações pessoais a que os usuários explicitamente negaram acesso. Coons disse que os esforços da empresa são "insuficientes e até enganosos".

Na carta, o Facebook disse ainda que, para garantir o uso "consistente e responsável" da localização dos usuários, criou uma equipe dedicada a gerenciar a infraestrutura usada para processar esses dados. A empresa diz que acredita ser importante se comunicar sobre as informações coletadas e como os usuários podem controlá-las.

Segundo informações do Facebook, o usuário tem total controle sobre o fornecimento da localização ao aplicativo. Além disso, embora os dados sejam utilizados para tornar os anúncios mais relevantes, os anunciantes não têm acesso a essa informação.

A localização dos usuários também pode ser adicionada pelo usuário a uma publicação ou foto, mas é possível impedir o acesso do app ao GPS do celular ou definir para apenas durante o uso.

O Facebook possui uma página em que detalha o uso e as opções de localização da rede social. Segundo o documento, "quando os Serviços de Localização estiverem desativados para este dispositivo, o Facebook não adicionará novas informações ao seu histórico de localização, mesmo este tenha sido ativado por você".

Como apagar todas as mensagens do chat do Facebook Messenger

Como apagar todas as mensagens do chat do Facebook Messenger

Problemas para acessar o Facebook? Veja como resolver no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo