Jogos de Esporte

Por Thomas Schulze, para o TechTudo


FIFA 20 é o último lançamento da franquia de jogos de futebol da EA Games. Com versões para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 (PS4) e Xbox One, o concorrente do PES 2020 apresenta novidades e boas melhorias gráficas em relação ao seu antecessor, o FIFA 19. Nas linhas a seguir, o TechTudo preparou um comparativo com as duas edições do game, que mostra a evolução completa de modelos dos jogadores, estádios, torcidas e menus entre os títulos FIFA 19 e FIFA 20.

Testamos o FIFA 20: saiba tudo sobre o game da EA

Testamos o FIFA 20: saiba tudo sobre o game da EA

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Motor gráfico

FIFA 20 ainda roda com o motor gráfico Frostbite 3, introduzido na atual geração de consoles no jogo FIFA 17. Apesar de alguns tropeços em FIFA 19, que tornou os gramados e alguns modelos de jogadores menos realistas que os de FIFA 18, no geral a EA continua aprimorando sua engine. Com isso, o FIFA 20 pode ser considerado o título mais bonito da série até hoje. Problemas do jogo anterior, como estádios sem grandes detalhes, foram sanados e ajudam bastante na imersão em campo.

FIFA 20 (esquerda) traz maior variedade de expressões faciais em relação a FIFA 19 (direita) — Foto: Reprodução/TechTudo

Menus iguais e retrangulares

Os menus internos do jogo não sofreram alterações significativas. Isso era esperado, já que a estrutura de janelas de FIFA é bem organizada e um grande diferencial em relação ao seu rival direto, o PES 2020, que ainda luta para encontrar a melhor identidade visual. FIFA 20 e FIFA 19 compartilham o mesmo layout de janelas quadradas e retangulares que filtram os diferentes modos de jogo e opções de customização internas.

Tanto FIFA 19 (abaixo) como FIFA 20 (acima) usam menus focados em janelas retangulares — Foto: Reprodução/TechTudo

Visual urbano único em FIFA 20

Uma grande novidade de FIFA 20 foi o modo Volta, que trouxe uma novo gameplay focada em partidas de rua, emulando um pouco da estética da saudosa franquia FIFA Street. Com isso, surgiram novos estádios urbanos, roupas casuais para os jogadores e novos modelos de chuteiras, shorts e regatas, o que garante um diferencial bem interessante para quem busca novos ares.

Apenas FIFA 20 apresenta um modo de futebol urbano, o Volta, com roupas casuais para os atletas — Foto: Reprodução/TechTudo

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Gramado realista

O gramado está mais vivo do que nunca, e é possível notar o impacto causado tanto pelos atletas como pelo clima. Mudanças climáticas, como chuva ou neve, alteram drasticamente o ritmo das partidas. A EA tomou um cuidado especial para que carrinhos e jogadas mais pegadas na chuva desgastem o gramado na área em que o lance aconteceu, o que ajuda a tornar as partidas mais realistas.

O gramado sofre desgaste em FIFA 20 (esquerda) e também em FIFA 19 (direita), mas é mais realista no novo jogo — Foto: Reprodução/TechTudo

Estádios e uniformes

Os modelos de personagens não sofreram grandes alterações. Vale lembrar que esta geração já está chegando ao seu fim e o poder de hardware dos consoles já está perto do limite. Ainda assim, FIFA 20 apresentou novas comemorações características dos principais jogadores do mundo, dezenas de novas expressões faciais que podem ser apreciadas nas cenas de corte entre as jogadas, como atletas reclamando de faltas ou comemorando gols. Melhores efeitos de iluminação e mais precisão no escaneamento facial tornam ainda mais fácil reconhecer os rostos dos atletas em relação ao FIFA 19.

A qualidade gráfica dos estádios ainda oscila bastante, e as arenas mais humildes e genéricas não receberam tanto capricho quanto os principais estádios do mundo, algo natural considerando que o novo jogo tem 90 estádios oficiais ao todo. É bem claro que os estádios da Bundesliga e Premier League foram melhor esculpidos, como os belos Stamford Bridge e Emirates Stadium mas, na maior parte do tempo, é difícil distinguir FIFA 19 e FIFA 20 em ação.

A torcida possui mais detalhes e variações de personagens, cartazes e faixas em FIFA 20 — Foto: Reprodução/TechTudo

Há pequenas diferenças nos modelos de personagem presentes na torcida, com mais variações de uniformes vestidos por eles e faixas nas arquibancadas. Na beira do campo, os modelos de treinadores, fotógrafos e equipes de trabalho receberam um pouco mais de cuidado e maior fluidez nas animações, um problema notável de FIFA 19, em que os assistentes à beira do campo eram bem toscos. O jogo ainda não alcançou os detalhes ideais, mas há claros sinais de progresso.

Conclusão

No geral, FIFA 20 manteve a regra da franquia de não dar grandes saltos entre seus lançamentos anuais de meio de geração, algo que só deve acontecer com a chegada do PlayStation 5 (PS5) e do Xbox Scarlett. Ainda assim, sem dúvidas o novo simulador é o FIFA mais bonito e detalhado já lançado, e os fãs devem ficar satisfeitos com as pequenas mudanças e lapidações pontuais nos modelos de jogadores, sistemas de física e iluminação.

FIFA 19, ilustrado acima, é um jogo com menos detalhes e capricho que o novo FIFA 20 — Foto: Reprodução/TechTudo

Qual é o seu jogo de esporte favorito? Comente no Fórum do TechTudo!

Mais do TechTudo