Redes sociais

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


Um golpe que circula no WhatsApp desde a última semana promete a entrega de panetone Bauducco grátis como brinde de Natal. Uma mensagem contendo imagem e link maliciosos com a marca da empresa alimentícia leva os usuários a preencherem um falso questionário que pode gerar lucro para os criminosos. Até agora, mais de 32 mil pessoas já foram afetadas recebendo, acessando ou compartilhando o link fraudulento, e 3.875 novos acessos são registrados por dia.

O crime, que circula há cerca de dez dias, foi anunciado nesta quinta-feira (12) pelo dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe. Segundo a empresa, a imagem usada no golpe é ilustrada com um panetone Bauducco da linha Speciale, acompanhada de comentários de ganhadores fictícios para tornar a ação mais fidedigna. Ao acessar o link e realizar a pesquisa, o usuário é orientado a conceder permissão para receber futuras notificações e é direcionado para páginas com anúncios falsos, que devem gerar lucro para os criminosos a cada nova visualização.

Golpe disseminado no WhatsApp promete panetone Bauducco de graça em falsa promoção — Foto: Reprodução/PSafe

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Para que a falsa promoção se dissemine pelo mensageiro, as vítimas são induzidas a compartilhar o arquivo com três grupos, sete contatos e no WhatsApp Status para que tenham direito de receber seu falso prêmio.

"É comum que, com a aproximação do Natal, os cibercriminosos se aproveitem para aplicar golpes temáticos da data, já que diversas marcas anunciam promoções nesse período. É comum que o atacante estude como as ofertas verdadeiras são realizadas pelas empresas para, então, simulá-las, deixando a fraude ainda mais crível. Além disso, ao direcionar as vítimas para páginas com bad ads, o hacker acaba lucrando a cada nova visualização da propaganda falsa, tornando o ataque bastante lucrativo", explica Emilio Simoni, diretor do laboratório.

Por meio do site oficial e do Twitter, a Bauducco alerta que a promoção é falsa e que não está distribuindo panetones de graça.

Como se proteger?

Esteja atento a promoções compartilhadas pelo WhatsApp. Antes de clicar em links suspeitos, confira nos meios de comunicação oficiais das marcas, como sites e redes sociais, se aquela premiação é verdadeira. Além disso, desconfie de promoções que distribuem prêmios gratuitamente ou que oferecem vantagens fora da realidade.

Para garantir uma maior segurança, utilize um serviço de antivírus com proteção contra phishing no celular que bloqueie automaticamente o acesso a links duvidosos — veja as melhores opções para Android em 2019.

Via PSafe

Melhores do Ano TechTudo 2019: conheça os aplicativos vencedores

Melhores do Ano TechTudo 2019: conheça os aplicativos vencedores

Qual o melhor antivírus otimizador para Android? Descubra no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo