Lançadores e buscadores

Por Thayna Cruz, da redação


O Google revelou, nesta quarta-feira (11), quais foram os assuntos mais buscados no Brasil em 2019. O ranking mostra os temas que estiveram em alta este ano. A categoria Tecnologia foi dominada pelos celulares, com destaque para o iPhone 11 e o Moto G7, mas alguns aplicativos que bombaram no decorrer do ano também apareceram na lista. Para chegar ao resultado, o buscador calcula o aumento do volume de pesquisas deste ano em comparação com 2018.

O ranking ainda revelou outras pesquisas feitas pelos brasileiros no Google no decorrer do ano. A Copa América, campeonato de futebol que aconteceu este ano aqui no país, foi o assunto mais buscado no site. Já as dúvidas mais comuns entre os usuários foram "O que é libido?", "Por que o WhatsApp parou de funcionar hoje?" e "Como fazer a inscrição para o ENEM 2019". No universo do entretenimento, o filme "Vingadores: Ultimato", o reality show "BBB 19" e a série "Game of Thrones" foram os que mais bombaram. A seguir, veja quais foram os assuntos mais buscados no Google este ano em diferentes categorias.

iPhone 11, 11 Pro e Pro Max no Brasil: veja a tabela de preços e outros detalhes

iPhone 11, 11 Pro e Pro Max no Brasil: veja a tabela de preços e outros detalhes

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Tecnologia

O iPhone 11 ocupa o primeiro lugar da lista como o termo que mais cresceu em busca neste ano, na categoria Tecnologia. Vale lembrar que o celular da Apple foi lançado no Brasil em outubro com preços a partir de R$ 4.999. Em seguida, vem o Moto G7, anunciado em fevereiro de 2019. O top 3 fica completo com o Amazon Prime, serviço da Amazon que une streaming de músicas, filmes, ebooks e frete grátis em produtos selecionados. A novidade chegou ao país este ano pelo preço competitivo de R$ 9,90 por mês e parece ter conquistado os usuários.

Nova linha Moto G7 chega ao Brasil; veja preço e ficha técnica

Nova linha Moto G7 chega ao Brasil; veja preço e ficha técnica

Em quarto e quinto lugar, estão os aplicativos FaceApp e Dollify, respectivamente. Os programas bombaram no decorrer do ano com a aplicação de efeitos em fotos. O primeiro é um app antigo, que voltou a fazer sucesso com o filtro de velho e se envolveu em polêmicas ao ser acusado de utilizar os dados cadastrados de forma indevida. Já o segundo agradou com um recurso que transforma as pessoas em caricatura.

Dollify: conheça o app de caricatura que é o novo sucesso no Brasil

Dollify: conheça o app de caricatura que é o novo sucesso no Brasil

Ainda estão na lista de tecnologia outros cinco modelos de smartphones. Com o retorno da Xiaomi ao Brasil, os usuários voltaram a mostrar interesse pelos aparelhos da fabricante. A prova disso é que o Mi 9, celular que bateu a marca de um milhão de vendas em um mês, apareceu em sexto lugar no ranking. O Galaxy S10, destaque da nova geração de celulares premium, também está presente na lista. Além disso, chama a atenção que o Moto G6 e o Moto G6 Plus apareçam entre os mais buscados no Google, visto que foram lançados em 2018. A seguir, veja a lista completa com os assuntos mais buscados no Brasil na categoria Tecnologia:

Moto G6 Plus: celular lançado em 2018 apareceu entre as pesquisas que bombaram no Google este ano — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo

Buscas do ano

As buscas de 2019 estão em grande parte relacionadas a futebol ou a personalidades que morreram este ano. A Copa América, o Brasileirão e a Copa do Mundo de Futebol Feminino tiveram destaque na lista, assim como os rivais cariocas Flamengo e Vasco. Os brasileiros também buscaram sobre pessoas famosas que faleceram, como o apresentador Gugu Liberato, o cantor Gabriel Diniz, o jornalista Ricardo Boechat e o ator Caio Junqueira. O personagem Thanos, do filme Vingadores e que virou uma brincadeira no Google, também aparece no ranking, além de buscas por vagas de emprego.

  1. Copa América
  2. Tabela do Brasileirão
  3. Gugu Liberato
  4. Vagas de emprego
  5. Gabriel Diniz
  6. Thanos
  7. Flamengo X Vasco da Gama
  8. Ricardo Boechat
  9. Copa do Mundo de Futebol Feminino
  10. Caio Junqueira

Por quê?

Já as buscas começadas pela pergunta "Por que" revelam dúvidas comuns aos brasileiros este ano. Instabilidades no WhatsApp, o teste de remoção de curtidas no Instagram, a saída de Carlinhos Brown do programa The Voice, e a prisão e soltura do ex-presidente Lula estão entre as perguntas mais pesquisadas no Google.

  1. Por que o WhatsApp parou de funcionar hoje?
  2. Por que são 21 tiros de canhão?
  3. Por que o Japão está na Copa América?
  4. Por que Carlinhos Brown saiu do The Voice?
  5. Por que não comer carne na Sexta-Feira Santa?
  6. Por que Lula foi solto?
  7. Por que ou porque?
  8. Por que Fábio Assunção virou meme?
  9. Por que o Instagram vai tirar as curtidas?
  10. Por que Lula foi preso?

WhatsApp parou de funcionar? Veja possíveis causas e soluções

WhatsApp parou de funcionar? Veja possíveis causas e soluções

O que é?

Em 2019, a principal pesquisa começada com "O que é" foi sobre libido, que está relacionada a desejos sexuais. Os brasileiros também mostraram dúvidas sobre assuntos ligados à democratização, à ave cagarra, que também é o nome de uma ilha, e à doença diverticulite. O meme "Juntos e Shallow Now", que ficou famoso após a música da cantora Paula Fernandes, também foi alvo de dúvidas dos usuários.

  1. O que é libido?
  2. O que é cagarra?
  3. O que é democratização?
  4. O que é golden shower?
  5. O que é Shallow Now?
  6. O que é yuzu?
  7. O que é AI-5?
  8. O que é diverticulite?
  9. O que é Corpus Christi?
  10. O que é um contratorpedeiro?

Meme "Shallow Now", criado após música de Paula Fernandes, também apareceu em destaque nas buscas — Foto: Divulgação

Como fazer

A principal pergunta sobre "Como fazer" esteve relacionada ao ENEM 2019. Os participantes pesquisaram sobre a inscrição a redação da prova. Além disso, dúvidas sobre WhatsApp e Instagram também foram buscadas, assim como receitas de comidas. Uma pesquisa curiosa feita pelos brasileiros foi sobre "Como fazer que as pessoas gostem de mim".

  1. Como fazer a inscrição para o Enem 2019
  2. Como fazer ovo de Páscoa caseiro
  3. Como fazer que as pessoas gostem de mim
  4. Como fazer ovo de colher
  5. Como fazer figurinhas no WhatsApp
  6. Como fazer uma redação do Enem
  7. Como fazer meu quiz no Instagram
  8. Como fazer geladinho gourmet
  9. Como fazer convite virtual grátis para WhatsApp
  10. Como fazer chocolate quente

Como fazer figurinhas de WhatsApp com o app Sticker Studio para Android

Como fazer figurinhas de WhatsApp com o app Sticker Studio para Android

Acontecimentos

Na categoria Acontecimentos, o top 3 das buscas também esteve relacionado a campeonatos de futebol: Copa América, Copa do Mundo de Futebol Feminino e Libertadores. O rompimento de uma barragem em Brumadinho (MG), o tiroteio em uma escola em Suzano (SP), e as queimadas na Amazônia também estiveram entre os fatos mais relevantes de 2019.

  1. Copa América
  2. Copa do Mundo de Futebol Feminino
  3. Libertadores
  4. Brumadinho
  5. Dia dos Professores
  6. Suzano
  7. Caso Neymar
  8. Greve Geral (junho 2019)
  9. Amazônia
  10. Reforma da Previdência

Mortes

Em 2019, diversas personalidades faleceram, deixando saudades nos fãs. O apresentador Gugu Liberato, que morreu no último mês de novembro, o cantor Gabriel Diniz, que fez sucesso com a música "Jenifer", e o jornalista Ricardo Boechat, que faleceu em uma queda de helicóptero, estão entre as mortes mais sentidas pelo público.

  1. Gugu Liberato
  2. Gabriel Diniz
  3. Ricardo Boechat
  4. Caio Junqueira
  5. Fernanda Young
  6. Paulo Henrique Amorim
  7. Caroline Bittencourt
  8. Cameron Boyce
  9. Rafael Miguel
  10. Yasmin Gabrielle

Morte do apresentador Gugu Liberato ficou entre as mais buscadas no Google — Foto: Reprodução/Instagram

Filmes

Nas buscas relacionadas a entretenimento, o filme Vingadores: Ultimado foi o mais relevante. Coringa, Capitã Marvel, Toy Story 4 e O Rei Leão também foram produções lançadas este ano e que aparecerem entre os mais buscados no Brasil.

  1. Vingadores: Ultimato
  2. Coringa
  3. Capitã Marvel
  4. Toy Story 4
  5. O Rei Leão
  6. Aquaman
  7. Shazam!
  8. Minha Vida em Marte
  9. Bird Box
  10. Bacurau

Programas de TV/Novelas

A edição de 2019 do Big Brother Brasil apareceu como o programa de TV mais buscado durante o ano. Com exceção dos reality shows, o ranking foi dominado por novelas. Dona Do Pedaço, Espelho Da Vida e Bom Sucesso estão entre algumas das mais pesquisadas no Google.

  1. BBB19
  2. A Dona Do Pedaço
  3. Espelho Da Vida
  4. Bom Sucesso
  5. Power Couple
  6. A Fazenda 2019
  7. O Sétimo Guardião
  8. Verão 90
  9. Órfãos Da Terra
  10. O Tempo Não Para

Séries

Game of Thrones chegou ao final de sua oitava temporada e, por isso, apareceu como a série mais pesquisada no Google em 2019. Stranger Things, Sintonia e Sex Education, produções da Netflix, também estão entre as buscas que bombaram no site este ano.

  1. Game of Thrones
  2. Stranger Things
  3. Chernobyl
  4. Vis a Vis
  5. Manifest
  6. Sintonia
  7. Sex Education
  8. One Punch Man (Temporada 2)
  9. The Umbrella Academy
  10. The Good Doctor

Personalidades

Já as personalidades mais buscadas no Google em 2019 incluem o cantor MC Gui, que se envolveu em polêmica na Disney, o presidente Jair Bolsonaro e o apresentador Danilo Gentili. A modelo Najila Trindade e jogador Neymar também aparecem no ranking por conta de uma denúncia de estupro, assim como o ator José Loreto, envolvido em um escândalo de traição.

  1. Mc Gui
  2. Jair Bolsonaro
  3. Danilo Gentili
  4. Najila Trindade
  5. Neymar
  6. Mauro Naves
  7. Luisa Sonza
  8. José Loreto
  9. Sérgio Moro
  10. Flordelis

Neymar entrou para lista de personalidades mais buscadas no Google em 2019 — Foto: Reprodução/Instagram

Shows

Na categoria de shows, o mais buscado foi o da dupla Sandy e Junior, com a turnê Nossa História. A dupla se reuniu novamente após 12 anos e emplacou a segunda turnê mais lucrativa do ano no mundo. Nomes internacionais que vieram ao Brasil, como Ed Sheeran, BTS e Paul McCartney, também estão entre os mais buscados no Google, bem como aqueles que vieram para o Rock in Rio.

  1. Sandy e Junior
  2. Ed Sheeran
  3. BTS
  4. Anitta (Rock in Rio)
  5. Marília Mendonça
  6. Paul McCartney
  7. Bon Jovi
  8. P!nk
  9. Iron Maiden
  10. Los Hermanos (São Paulo)

Virou meme

Entre os assuntos que viraram meme em 2019, novamente aparecem brincadeiras geradas pelas músicas Jenifer, de Gabriel Diniz, e Shallow Now, de Paula Fernandes e Luan Santana. A lista ainda inclui o meme dos 3 reais, do Riquinho e do Vem Tranquilo, entre outros.

  1. Meme do Riquinho
  2. O nome dela é Jenifer
  3. Caneta Azul
  4. Tô nem aí
  5. Juntos e Shallow Now
  6. Vem tranquilo
  7. Meme do Curso
  8. Fábio Assunção
  9. Joelma
  10. 3 reais

Receitas

Já na categoria "Receitas", os brasileiros pesquisaram como fazer chicha morada, fricassê de frango, bacalhau no forno e geladinho gourmet. Os bolos também ganharam destaque nas pesquisas.

  1. Chicha morada
  2. Fricassê de frango
  3. Bacalhau no forno
  4. Geladinho gourmet
  5. Bolo de laranja
  6. Capuccino caseiro
  7. Panqueca
  8. Canja de galinha
  9. Bolo de caneca
  10. Bolo de pote

Buscas do Ano - Global

Por fim, vale relembrar quais foram as buscas que bombaram no mundo todo em 2019. A disputa entre Índia e África do Sul, em um torneio de Críquetes, ocupou o primeiro lugar nas pesquisas. O ator Cameron Boyce, que morreu aos 20 anos, também esteve entre os temas mais buscados. Mais uma vez, a Copa América apareceu no ranking, assim como o iPhone 11, a série Game of Thrones e o filme Vingadores.

  1. India vs South Africa
  2. Cameron Boyce
  3. Copa America
  4. Bangladesh vs India
  5. iPhone 11
  6. Game of Thrones
  7. Avengers: Endgame
  8. Joker
  9. Notre Dame
  10. ICC Cricket World Cup

Mais do TechTudo