Redes sociais

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O Instagram anunciou, nesta segunda-feira (16), uma expansão em seu programa de checagem de fatos. A partir de agora, publicações que contenham fake news (notícias falsas) terão sua distribuição filtrada da aba Explorar e da pesquisa por hashtags, e exibirão um aviso de que aquele conteúdo é falso. A identificação dessas fotos e vídeos será feita usando tecnologia de aprendizado de máquina, com ajuda de empresas independentes de checagem de fatos.

A iniciativa estava em fase de teste nos Estados Unidos desde maio deste ano, e agora já pode ser acessada globalmente nos aplicativos para celular Android e iPhone (iOS), inclusive no Brasil. Ao se deparar com uma publicação considerada falsa, o usuário visualizará uma tela de aviso, para que decida se deseja continuar a ler, confiar ou compartilhar aquele conteúdo.

Instagram Fake News — Foto: Divulgação/Instagram

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O Instagram utilizará tecnologia de aprendizado de máquina (machine learning) para encontrar as fake news na rede social e para aplicar a tela de aviso. O alerta será exibido para todos os usuários que encontrarem o post, seja no feed, no perfil, nos Stories ou em mensagens do Direct. Além do alerta, um link externo disponibilizará artigos e matérias de fontes confiáveis para refutar as informações contidas no post falso.

Além do Instagram, a tela de avisos também será exibida automaticamente em publicações semelhantes que forem publicadas no Facebook, e vice-versa. Desde 2018, o Facebook vem implementando medidas para banir os boatos da sua plataforma, como inserir um botão de contextualização do post, expulsar páginas que propagam fake news e oferecer um tipo de denúncia específica para notícias falsas.

Além do machine learning, o Instagram afirma que usará uma combinação de fatores para definir que uma publicação deve ser enviada às empresas de verificação de fatos. Comentários e denúncias feitas pelos usuários que forem categorizadas como “informações falsas” também serão utilizadas para criar um relatório que ajudará a identificar informações potencialmente falsas.

Instagram também quer aumentar a proteção contra o bullying

Um novo recurso de proteção contra o bullying também foi adicionado hoje ao Instagram. Ao tentar publicar uma foto ou vídeo que contenha uma legenda considerada potencialmente ofensiva, a rede social dará a oportunidade ao usuário para editar o texto, sinalizando que existem palavras inapropriadas na publicação.

A identificação dessas palavras na legenda será feita por meio de inteligência artificial. A iniciativa visa limitar a propagação do bullying e educar os usuários sobre o que as normas de conduta do Instagram. O recurso foi lançado hoje em alguns países e estará disponível em todo o mundo nos próximos meses.

Instagram quer combater bullying evitando legendas ofensivas — Foto: Divulgação/Instagram

Restringir no Instagram: perguntas e respostas sobre a nova função

Restringir no Instagram: perguntas e respostas sobre a nova função

Como colocar música no Instagram? Veja dicas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo