Por Filipe Garrett, para o TechTudo


A Nvidia afirmou que os notebooks gamers equipados com a placa GeForce RTX 2080 são mais poderosos do que o Playstation 5 e Xbox Series X, futuros consoles da Sony e Microsoft. A revelação de Jensen Huang, CEO da fabricante, foi dada durante um evento anual da Nvidia, na China, na última sexta-feira. A declaração da Nvidia apimenta a rivalidade entre a marca e a "rival" AMD, responsável pelo desenvolvimento das placas dos futuros consoles, que devem ser lançados já em 2020. AMD e Nvidia competem pela hegemonia da fabricação de placas de vídeo que equipam computadores em todo o mundo. A placa "poderosa" pode ser encontrada no Alienware Area-51M, notebook da Dell lançado no Brasil em 2019.

Para Nvidia, GeForce RTX 2080 usada em notebooks é mais poderosa que PS5 e Xbox Series X — Foto: Divulgação/Nvidia Para Nvidia, GeForce RTX 2080 usada em notebooks é mais poderosa que PS5 e Xbox Series X — Foto: Divulgação/Nvidia

Para Nvidia, GeForce RTX 2080 usada em notebooks é mais poderosa que PS5 e Xbox Series X — Foto: Divulgação/Nvidia

A promessa de Huang, onde o CEO da Nvidia garante que um computador equipado com a placa GeForce RTX 2080 seria mais poderoso do que um dos novos consoles veio durante uma sequência de comparações apresentadas no evento. Segundo o representante da Nvidia, os saltos de performance, custo e eficiência energética promovidos pelo design MaxQ são melhores do que os dos videogames.

Apesar do impacto da declaração, a Nvidia não conseguiu provar sua superioridade em números já que, até o momento, as especificações finais de performance gráfica do PlayStation 5 e Xbox Series X ainda não são conhecidas.

As GeForce com o termo “MaxQ” no nome são versões com pé no freio das unidades convencionais. A ideia é sacrificar um pouco de performance para diminuir a geração de calor e consumo de energia. Essas vantagens técnicas tornariam as placas interessantes para notebooks finos e poderosos do ponto de vista gráfico.

Futuros consoles de Sony e Microsoft devem usar a arquitetura RDNA da AMD, a mesma das atuais Radeon RX 5700 e 5700 XT — Foto: Divulgação/AMD Futuros consoles de Sony e Microsoft devem usar a arquitetura RDNA da AMD, a mesma das atuais Radeon RX 5700 e 5700 XT — Foto: Divulgação/AMD

Futuros consoles de Sony e Microsoft devem usar a arquitetura RDNA da AMD, a mesma das atuais Radeon RX 5700 e 5700 XT — Foto: Divulgação/AMD

Para exemplificar, Huang comparou duas gerações de notebooks gamer da Lenovo, com duas gerações diferentes de placas gráficas da Nvidia. O Lenovo Y900, de 2017, vinha com a top de linha GeForce GTX 980M. Já o modelo mais atual, o Lenovo Y740, usa a GeForce RTX 2080 MaxQ. Além de gráficos mais poderosos, o novo Y740 tem 21 mm de espessura e pesa dois quilos e meio. Já o Lenovo Y900, com a GTX 980M menos eficiente, tem 34 mm de espessura e seu peso passa dos quatro quilos.

Em notebooks, peso e espessura são funções da dissipação de calor: um laptop que precisa circular muito ar para controlar a temperatura interna de seus componentes tende a ser mais espesso e mais pesado de que uma máquina mais eficiente.

O que se sabe dos novos consoles

Detalhes das especificações gráficas de Xbox Series X e PS5 ainda não foram confirmados — Foto: Divulgação/Microsoft Detalhes das especificações gráficas de Xbox Series X e PS5 ainda não foram confirmados — Foto: Divulgação/Microsoft

Detalhes das especificações gráficas de Xbox Series X e PS5 ainda não foram confirmados — Foto: Divulgação/Microsoft

Números finais a respeito da performance gráfica do PlayStation 5 e Xbox Series X ainda não foram confirmados por nenhum dos dois fabricantes. Os rumores e vazamentos ficaram ainda mais constantes em 2019 e Sony divulgou alguns detalhes do que será o futuro PS5 em outubro deste ano.

Entretanto, algumas informações liberadas por Sony e Microsoft apontam para hardware poderoso nos dois consoles. Equipados com SSDs de alta performance, que garantem desempenho superior ao que PCs comuns têm acesso, suporte a ray tracing via hardware e uso de processadores com arquitetura Zen de segunda geração da AMD. Além disso, os processadores gráficos Radeon têm a possibilidade de reproduzir conteúdos em 4K e também em 8K.

Alguma previsão para o PS5? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

Melhores do Ano TechTudo 2019: conheça os eletrônicos vencedores

Melhores do Ano TechTudo 2019: conheça os eletrônicos vencedores

Mais do TechTudo