Bancos digitais

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


O Nubank anunciou as novidades da última atualização do aplicativo para iPhone (iOS), nesta segunda-feira (9), de uma forma um tanto quanto inusitada. Recorrendo ao chamado "miguxês", linguagem muito popular entre adolescentes na época do Orkut, o banco digital explicou que havia corrigido alguns bugs e melhorado a navegação através de pequenos ajustes. A brincadeira, escondida na descrição do app na loja da Apple, viralizou nas redes sociais, mas dividiu opiniões: de um lado, os usuários que acharam graça na piada; do outro, os que criticaram a "falta de noção" da fintech.

Alternando entre letras maiúsculas e minúsculas, duplicando caracteres e simulando uma fala infantil, o Nubank anunciou as mudanças feitas na versão 7.1.33 do app. "O qUe dIzEr dExTa AtuUuAliZaÇaUm do aPPi qUI mAl cOnhEÇu e Já cOnsIDerO PaKaaAs?!/?!11", escreveu o banco na nota de lançamento publicada na App Store, em referência à frase que abria muitos depoimentos no Orkut. Em nota ao TechTudo, o Nubank declarou que apoia a diversidade linguística para conversar com pessoas de diferentes tribos, e que busca romper "com o padrão formal de comunicar as atualizações" (veja posicionamento completo ao final da matéria).

Nubank anuncia release note inusitado — Foto: Felipe Vinha/TechTudo Nubank anuncia release note inusitado — Foto: Felipe Vinha/TechTudo

Nubank anuncia release note inusitado — Foto: Felipe Vinha/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A brincadeira gerou polêmica entre os usuários do Twitter. Enquanto uns elogiaram o bom humor do banco, outros acreditam que o Nubank "passou dos limites". O usuário @iltoisaway escreveu um e-mail em resposta ao comunicado e criticou a escolha da linguagem infantilizada.

"Me sinto ofendido pessoalmente em ler isso, pois parece que estão reduzindo minha inteligência", disse. "Claro, vocês querem ser inclusivos e jovens, mas ser jovem não é FaLaar IgUaUu uM ReTarDaDûÛ assim, mas respeitar e utilizar uma linguagem informal", opinou Ilton, acrescentando que a área de release notes não é espaço para piadas e deve ser clara e informativa.

Ele também condenou a abordagem do banco por causa dos prejuízos que o texto traz às pessoas que dependem de recursos de acessibilidade. Da forma como está escrita, a descrição pode provocar bugs em leitores de tela utilizados por cegos, por exemplo. "Como um cego lê isso? E uma pessoa com dislexia ou autismo? Essas pessoas não são apropriadas pra usar o cartão 'roxinho''?", questionou Ilton, que é UX Designer.

Posicionamento oficial do Nubank

"O Nubank tem com um de seus valores o incentivo à diversidade. Assim, procuramos variar a nossa linguagem — sempre num tom descontraído e leve nos diferentes pontos de contato com nossos clientes — para conversar com diversas tribos. Neste sentido, vemos as mensagens de atualização do app como mais uma oportunidade de disseminar este valor, além de promover outro: o de desafio ao status quo, rompendo com o padrão formal de comunicar as atualizações."

Mais brincadeiras do banco

Apesar de a atualização 7.1.33 ter chamado em especial a atenção dos usuários, as brincadeiras e trocadilhos nos release notes (seção com avisos de melhorias e bugs do app) são recorrentes, segundo o histórico de updates na App Store. "Era sk8, pogobol, futporrada e por aí vai", diz a atualização de novembro do app.

Release notes de atualizações anteriores do Nubank — Foto: Reprodução/TechTudo Release notes de atualizações anteriores do Nubank — Foto: Reprodução/TechTudo

Release notes de atualizações anteriores do Nubank — Foto: Reprodução/TechTudo

Esta não é primeira vez que o Nubank incorpora piadas e brincadeiras à sua estratégia de comunicação. Neste mês, por exemplo, a fintech lançou a campanha "The Ted Lover" para ironizar a cobrança de transferências realizadas pelos bancos tradicionais. De 3 a 11 de dezembro, o Nubank vendeu ursinhos de pelúcia Ted por R$19,05, uma das taxas mais altas cobradas por Transferências Eletrônicas Disponíveis (TEDs) entre os grandes bancos.

Apple Pay aceita Nubank? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Como colocar crédito no celular com app grátis

Como colocar crédito no celular com app grátis

Mais do TechTudo