Segurança

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


PIN é uma chave de segurança que autentica os usuários e protege suas informações, como uma senha. O código costuma ser exigido em transações bancárias, processamento de pagamentos, validação de cartões SIM e desbloqueio de celulares.

Em smartphones, habilitar o PIN é o primeiro passo para impedir que estranhos tenham acesso aos dados do dono do aparelho. A seguir, o TechTudo preparou uma lista com cinco perguntas e respostas para que você possa esclarecer suas principais dúvidas sobre esse recurso de segurança.

O que é PIN? Cinco perguntas e respostas sobre o recurso de segurança — Foto: Divulgação/Pond5

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que significa PIN?

PIN é a sigla em inglês para Personal Identification Number, ou Número de Identificação Pessoal, em português.

O que é PIN?

PINs são códigos alfanuméricos ou numéricos de, no mínimo, quatro dígitos usados para acessar algum sistema de forma segura. Os números de identificação pessoal validam o login do usuário e são necessários em várias situações, incluindo operações bancárias, processamento de pagamentos, ativação de chips de telefonia móvel e desbloqueio de celulares.

Em smartphones com sistema Android, os PINs ajudam a reforçar a segurança do aparelho, uma vez que evitam que qualquer pessoa desbloqueie a tela e tenha acesso fácil às informações pessoais do usuário. Mesmo que o invasor tente reiniciar o aparelho para burlar o mecanismo de segurança, o sistema operacional exigirá a senha, e o dispositivo não receberá chamadas, mensagens ou notificações — o que é especialmente útil no caso de celulares perdidos ou roubados.

Qual a diferença entre PIN e PUK?

PIN e PUK são códigos de segurança que acompanham o chip do celular — Foto: Caroline Parreiras/TechTudo

Assim como o PIN, o PUK (Personal Unblocking Key, ou Chave de Desbloqueio Pessoal, em português) é um código atribuído a chips de celular. Composto por quatro dígitos, o PIN serve para identificar que aquele cartão SIM é único e pertence a um usuário específico. O código pode ser usado para bloquear funcionalidades como realização de chamadas telefônicas, navegação na internet e envio de mensagens SMS.

O PUK, por sua vez, possui oito dígitos e serve para desbloquear ou trocar o código PIN. A senha é especialmente útil quando o usuário digita o PIN errado por três vezes e acaba bloqueando o chip. Nesses casos, o PUK funciona como uma segunda chance de liberar o cartão SIM. Além disso, o código pode ser utilizado em caso de perda ou tentativa de fraude no uso do PIN. Tanto o PIN quanto o PUK podem ser encontrados no verso do cartão que acompanha o chip.

Como recuperar o PIN do celular?

Infelizmente, não há como saber o PIN do celular após defini-lo. Ainda assim, quem esquecer o código pode recorrer a alguns truques que ajudam a recuperar o acesso ao celular. Em celulares Android, um recurso bastante útil nessas horas é o Smart Lock, que permite manter o dispositivo desbloqueado enquanto ele estiver em um local seguro ou perto do dono.

Caso você tenha configurado o Smart Lock para desbloquear o aparelho em algum endereço específico, como a sua casa, basta levá-lo até esse local para destravar a tela automaticamente. Para habilitar o recurso e prevenir eventuais transtornos, acesse Configurações > Tela de Bloqueio > Smart Lock. Em seguida, confirme seu mecanismo de segurança atual (PIN, padrão ou senha) e escolha um sinal de desbloqueio.

Recurso Smart Lock, disponível em celulares Android, permite desbloquear a tela automaticamente, sem digitar PIN — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Outra opção é recorrer ao Gerenciador de Dispositivos do fabricante do aparelho. Donos de celulares Samsung, por exemplo, podem acessar o site Samsung Find My Mobile, fazer login com a conta Samsung e habilitar a opção "Desbloquear minha tela" para destravar o celular remotamente. Vale lembrar que só é possível ativar o recurso se o usuário tiver se cadastrado previamente no site. Outras marcas podem oferecer recursos similares.

Caso nenhuma das alternativas acima funcione, você precisará formatar o celular. Para executar o procedimento remotamente, acesse o Gerenciador de Dispositivos do Android (www.google.com/android), faça login em sua conta do Google e selecione "Limpar dispositivo". Após a limpeza, o sistema exigirá a senha da conta do Google para que o aparelho possa ser reutilizado.

Gerenciador de Dispositivos do Google permite realizar ações remotas em aparelhos perdidos ou roubados — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Como tirar o PIN do celular?

Acesse as configurações da Tela de Bloqueio para remover o PIN — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Para desativar o bloqueio do celular por PIN, basta acessar as configurações do sistema e abrir a seção "Tela de Bloqueio". Em seguida, em "Tipo de bloqueio de tela", o usuário deve confirmar o código PIN para expandir as outras opções de bloqueio do sistema. É possível escolher entre deslizar a tela, definir um desenho (padrão), criar uma senha, cadastrar impressões digitais ou mesmo não utilizar nenhum mecanismo de segurança.

Motorola Razr 2019: saiba tudo sobre o celular que resgata o Motorola V3

Motorola Razr 2019: saiba tudo sobre o celular que resgata o Motorola V3

Esqueci o PIN do meu celular: como resolver? Veja possíveis soluções no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo