Áudio e vídeo

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


Os podcasts são programas de áudio sob demanda, e o ouvinte pode escutá-los na hora que quiser, ao contrário dos programas de rádio tradicionais. Esse tipo de formato de áudio está cada vez mais popular no Brasil. Segundo dados divulgados pelo Spotify em novembro, o consumo desse modelo de conteúdo no país cresce 21% ao mês desde janeiro de 2018.

A variedade do formato impressiona: é possível consumir notícias sobre política, ficar por dentro da opinião de críticos de cinema, ouvir comentários sobre campeonatos esportivos e testemunhar debates sobre qualquer assunto. A seguir, entenda o que é um podcast, a história por trás do modelo de conteúdo e o que é preciso para gravar os programas de áudio.

O que são podcasts? Programas de áudio online fazem sucesso no Brasil — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que são podcasts?

Podcasts são programas de áudio que podem ser baixados da Internet ou reproduzidos em serviços de streaming. Organizados em uma série de episódios, os podcasts podem tratar de diversos temas, desde política, entretenimento e esportes até sexualidade. É possível ouvir os episódios individualmente ou assinar o programa, que geralmente é gratuito.

Como surgiram os podcasts?

O termo podcast vem da junção de "iPod", dispositivo reprodutor de áudio da Apple, e "broadcast", palavra em inglês que significa "transmissão". Os créditos para a criação desse conceito são atribuídos ao ex-VJ da MTV Adam Curry e ao desenvolvedor de softwares Dave Winner. Em 2004, eles criaram um programa chamado "iPodder", que permitia baixar automaticamente transmissões da Internet para iPods.

Termo 'podcast' vem da junção das palavras 'iPod' e 'broadcast' — Foto: Barbara Mannara/TechTudo

Não demorou muito para que as empresas reconhecessem o potencial da novidade. Em 2005, a Apple lançou o iTunes 4.9, a primeira atualização com suporte nativo a podcasts. No mesmo ano, o então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush passou a disponibilizar suas transmissões semanais nesse tipo de formato.

No Brasil, os podcasts "Mamilos", que debatem diversos temas polêmicos, "NerdCast", produzido pelo portal Jovem Nerd, e "Café da Manhã", programa de notícias diário do jornal Folha de S. Paulo, estão entre os mais reproduzidos nas plataformas de streaming.

Como ouvir podcasts?

Diferente dos programas de rádio tradicionais, os podcasts podem ser ouvidos a qualquer momento, basta acessar sites e serviços que agregam esse tipo de conteúdo. Um dos mais populares é o SoundCloud, que se destaca por permitir maior interação entre os podcasters e os ouvintes. Além disso, o serviço permite criar playlists, adicionar faixas para tocar mais tarde e, em alguns casos, baixar o áudio para o PC.

Aplicativos oferecem podcasts gratuitos para iPhone e Android — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Quem quer investir de verdade na produção de podcasts certamente precisará assinar o SoundCloud Pro Unlimited, que custa US$ 16 ao mês. No entanto, mesmo na modalidade básica, que é grátis, o usuário tem direito a 3 horas de upload por mês com publicação via RSS, acesso a estatísticas e controles básicos de personalização.

Outra plataforma muito usada para ouvir podcasts é o Spotify, já bastante conhecido entre os amantes de música. O serviço conta com uma seção exclusiva para esse tipo de conteúdo, e os ouvintes podem filtrar os programas por gênero – história; notícias e política; arte e entretenimento, entre outros. É possível salvar estações e transmissões avulsas em uma biblioteca, que fica disponível em todas as versões da plataforma. Nesta lista, o TechTudo reuniu oito aplicativos para ouvir podcasts em celulares Android ou iPhone (iOS).

Como gravar um podcast?

O primeiro passo para gravar um podcast é definir qual será o tema do programa. Por mais que você possa abordar diferentes questões ao longo dos episódios, é interessante focar em determinado assunto para conseguir destrinchá-lo e entregar um conteúdo de qualidade ao público.

De forma resumida, o podcaster precisa ter três pilares em mente antes de dar início à produção: o que quer comunicar, para quem quer enviar a mensagem e a forma como deseja falar, conforme explicou o diretor do Spotify Studios na América Latina, Javier Piñol, em entrevista ao TechTudo.

Uma forma de deixar seu podcast mais dinâmico e atrativo é convidando outras pessoas para participar das gravações. Se o assunto do programa é literatura, por exemplo, vale convidar autores para comentar as mais recentes tendências do mercado literário. Nesse caso, os podcasts podem seguir o formato de entrevista, debate ou mesa redonda.

Shure MOTIV MV5 tem design vintage e é um microfone de mesa ideal para podcasts — Foto: Melissa Cruz/TechTudo

Após definir o tema e os convidados do podcast, é importante planejar o conteúdo. Elabore um roteiro simples do que você pretende falar, com a sequência dos tópicos que serão abordados, dados estatísticos importantes e informações que não podem deixar de ser mencionadas.

Em seguida, separe o equipamento para gravação. Apesar de o formato não requerer muitos investimentos financeiros, é importante adquirir um bom microfone, capaz de captar o áudio com qualidade e transmitir a mensagem sem ruídos para o público. Para gravar e editar o podcast, você pode recorrer a programas como Audacity e Adobe Audition. Por fim, cadastre o programa em um agregador de sua preferência.

Qual função ainda falta no WhatsApp? Opine no Fórum do TechTudo.

Instagram Stories: como colocar filtro em repost e post feito com Spotify

Instagram Stories: como colocar filtro em repost e post feito com Spotify

Mais do TechTudo