Celulares

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O sistema de rastreador presente no iPhone foi fundamental para que a polícia dos Estados Unidos encontrasse um carro roubado. A dona do veículo é a jovem Victoria O’Connor, de 19 anos, que teve o automóvel levado juntamente com o celular enquanto fazia compras. Usando a tecnologia do Buscar, as autoridades encontraram o carro em uma região próxima. O caso aconteceu em 16 de dezembro na cidade de Des Moines, em Iowa, e tornou-se público nos últimos dias.

O roubo aconteceu após a mulher estacionar o carro e entrar em uma loja de conveniência. Ela deixou o veículo ligado, com a chave na ignição. Smartphone e outros pertences estavam dentro do automóvel. Segundo ela, as compras duraram apenas cinco minutos, tempo suficiente para a ação dos ladrões.

Aplicativo Find My traz novo recurso de localização de MacBook offline — Foto: Divulgação/Apple

Victoria acionou a polícia, que tentou rastrear o aparelho usando a função de Buscar iPhone, acessível também pelo iCloud. Os ladrões agiram rapidamente e desligaram o celular, impedindo que ele fosse localizado. No entanto, na manhã seguinte, o aparelho ficou online, possibilitando o rastreamento. A polícia foi ao local indicado pelo GPS, um complexo de apartamentos na região.

A jovem informou que levava praticamente todos os seus pertences no carro porque seu apartamento ficou destruído após um incêndio em setembro. No entanto, suas chaves, roupas e o próprio iPhone não foram localizados dentro do veículo. A polícia informou que o telefone poderia estar em um dos apartamentos do condomínio, e que faria buscas para recuperá-lo.

Como ativar a função Buscar

O Buscar iPhone permite encontrar um iPhone perdido ou roubado por meio do rastreamento da sua localização no GPS. O iOS 13 aperfeiçoou o serviço, lançando o Buscar, junção do Buscar iPhone e do Buscar Amigos, que consegue localizar o aparelho mesmo ele estando offline.

Para ativar a função, acesse os “Ajustes” do iPhone, toque no Apple ID e selecione a opção “Buscar”.

Acesse a Apple ID para ativar o Find My — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Depois, toque no campo “Buscar iPhone” e ative a chave “Buscar iPhone”. Para aumentar as chances de rastreamento, ative a opção “Ativar Busca Off-line”. Para que o serviço funcione corretamente, é preciso liberar o serviço de localização para o aplicativo.

Ative o Buscar iPhone para rastreá-lo em caso de perda ou roubo — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Com informações de KCCI e 9to5Mac

Melhores do Ano TechTudo 2019: conheça os celulares vencedores

Melhores do Ano TechTudo 2019: conheça os celulares vencedores

Mais do TechTudo