Celulares

Por Luciana Maline, Do Havai*


O Snapdragon 865, novo processador top de linha da Qualcomm, já é uma realidade. Entre os principais destaques da novidade, é possível prever que os smartphones munidos com o chip terão desempenho gráfico superior à versão anterior, melhor experiência na captura de fotos e vídeos, além de maior imersão em jogos. O chipset mais potente da marca ainda trouxe junto dois outros modelos mais básicos e acessíveis, mas também com conectividade 5G: os Snapdragons 765 e 765G.

Além dos anúncios de produtos, a empresa ainda falou da expansão do 5G pelo mundo e prometeu que o Brasil vai receber a conexão já em 2020, operando em banda média (sub-6 GHz). Os processadores chegaram a público nesta segunda-feira (3) durante o Snapdragon Tech Summit, que acontece no Havaí. O evento vai até o dia 5 e promete revelar outras novidades sobre 5G, desempenho dos processadores e novos dispositivos. Confira detalhes:

Qualcomm revela novidades sobre 5G no evento Tech Summit — Foto: Luciana Maline/ TechTudo Qualcomm revela novidades sobre 5G no evento Tech Summit — Foto: Luciana Maline/ TechTudo

Qualcomm revela novidades sobre 5G no evento Tech Summit — Foto: Luciana Maline/ TechTudo

Celular com desconto: veja ofertas no Compare TechTudo

Snapdragon 865 e 765/765G

O Snapdragon 865, chipset top de linha, tem destaque pela rapidez em respostas, melhor desempenho para captura de fotos e vídeos, além de uma experiência melhor em games. O 865 traz ainda uma opção com modem Snapdragon X55 Modem-RF System, que é uma versão um pouco mais madura do que o presente na edição anterior. Segundo a companhia, trata-se da plataforma 5G global mais avançada do mundo, projetada para oferecer conectividade e desempenho incomparáveis ​​para a próxima geração de dispositivos principais.

Já os modelos Snapdragon 765 e 765G chegam para contemplar aparelhos menos sofisticados e garantem melhor experiência em inteligência artificial e em jogos mobile. Eles contam com modem mais simplificados, capazes de aceitar frequências sub-6Hz e sub-6+ mmWave.

Snapdragon 865 é o novo processador da Qualcomm — Foto: Luciana Maline/TechTudo Snapdragon 865 é o novo processador da Qualcomm — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Snapdragon 865 é o novo processador da Qualcomm — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Xiaomi com Snapdragon

O novo processador deve equipar os principais modelos de celulares de 2020. Durante o evento, a Xiaomi também anunciou que o chipset estará presente em mais de dez aparelhos da marca no próximo ano, com destaque ao novo Xiaomi Mi 10, primeiro smartphone a ter o 865.

Além do processador, o novo telefone vai trazer cinco câmeras, sendo que uma delas com 108 megapixels. O celular teve desempenho comprovado recentemente ao receber maior pontuação do site DxOMark após testes de câmera, além de figurar no topo da lista de algumas categorias específicas. O modelo empatou com o Huawei Mate 30 Pro na primeira posição do ranking geral com 121 pontos.

 Xiaomi Mi 10 é o primeiro celular a ganhar o Qualcomm Snapdragon 865 — Foto: Luciana Maline/TechTudo  Xiaomi Mi 10 é o primeiro celular a ganhar o Qualcomm Snapdragon 865 — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Xiaomi Mi 10 é o primeiro celular a ganhar o Qualcomm Snapdragon 865 — Foto: Luciana Maline/TechTudo

O DxOMark é um site reconhecido por fazer análises das lentes fotográficas dos smartphones e seus testes possuem peso no mercado mobile. O resultado compreende as categorias Melhor Polivalente, Gravação de vídeo, Zoom, Abertura Focal, Foto Noturna e Melhor Câmera Selfie.

5G no Brasil

O Brasil já deve ter conexão 5G em 2020. Segundo o presidente global da marca, Cristiano Amon, a rede deve operar em banda média no país, a chamada sub-6 GHz, ainda no próximo ano, junto a demais países da América Latina e Japão. O executivo ainda promete que, em 2021, o Brasil está na lista para receber conexão superior, a sub-6+ mmWave, que tem destaque por ter ondas milimétricas, que garante maior velocidade e fluidez.

Qualcomm promete 5G no Brasil em 2020 — Foto: Luciana Maline/TechTudo Qualcomm promete 5G no Brasil em 2020 — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Qualcomm promete 5G no Brasil em 2020 — Foto: Luciana Maline/TechTudo

*A jornalista foi ao Havai a convite da Qualcomm

Xiaomi Redmi Note 8 e Note 8 Pro: saiba mais sobre os celulares

Xiaomi Redmi Note 8 e Note 8 Pro: saiba mais sobre os celulares

Qual operadora tem os melhores planos? Descubra no Fórum TechTudo

Mais do TechTudo