Roteadores

Por Pedro Cardoso, Para o TechTudo


O Roteador Gateway DWR-2010, da D-Link, foi premiado como um produto de excelência na Taiwan Excellence Award. O evento elege os melhores eletrônicos fabricados no país, seguindo alguns critérios que incluem design, qualidade, inovação, entre outros. O modelo foi anunciado durante a CES 2019, em janeiro, e tem como principal novidade o suporte ao padrão de Internet 5G.

Além disso, o roteador traz o novo Wi-Fi 6 e pode funcionar em redes Mesh, sendo uma opção interessante para aumentar o número de dispositivos em kits do tipo. Por enquanto, o modelo não está à venda no Brasil, e tampouco teve seu preço divulgado por aqui. Vale ressaltar que o 5G ainda não é uma realidade no país, e a promessa é de que a tecnologia chegue em 2020.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Roteador DWR-2010 suporta diversas tecnologias e tem Wi-Fi dual-band — Foto: Divulgação/D-Link Roteador DWR-2010 suporta diversas tecnologias e tem Wi-Fi dual-band — Foto: Divulgação/D-Link

Roteador DWR-2010 suporta diversas tecnologias e tem Wi-Fi dual-band — Foto: Divulgação/D-Link

É importante lembrar que, para aproveitar as melhorias proporcionadas pelo padrão 5G, é necessário ter um chip SIM compatível e com acesso à tecnologia. A expectativa é que a Internet móvel fique até 50 vezes mais rápida em relação ao 4G.

O produto é fabricado na cor branca e traz detalhes em dourado rosé, o que dá um visual elegante ao roteador. O dispositivo possui uma porta WAN e quatro LAN, permitindo conectar notebooks, desktops, TVs, entre outros aparelhos, via cabo Ethernet. Além disso, conta com porta USB 3.0 e suporte ao Wi-Fi Mesh, sendo possível instalar o modelo em uma rede do tipo já existente para otimizar o sinal e a conexão em outros ambientes.

Roteador tem suporte ao 5G e conta com o padrão Wi-Fi 6, além de funcionar em redes Mesh — Foto: Divulgação/D-Link Roteador tem suporte ao 5G e conta com o padrão Wi-Fi 6, além de funcionar em redes Mesh — Foto: Divulgação/D-Link

Roteador tem suporte ao 5G e conta com o padrão Wi-Fi 6, além de funcionar em redes Mesh — Foto: Divulgação/D-Link

Entre outras novidades, o aparelho também oferece suporte ao VoLTE, tecnologia de ligações 4G que tende a resultar em melhor qualidade nas transmissões de voz em chamadas via LTE. Outra tecnologia disponível no aparelho é o ZigBee, protocolo voltado para soluções de IoT (Internet das coisas, em português), sendo interessante principalmente para casas conectadas.

Como funciona a rede 5G? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo