Redes sociais

Por Raquel Freire, para o TechTudo


O SwiftKey é um teclado virtual que pode ser baixado para usar em apps de conversas e trocas de texto, como o WhatsApp. O programa da Microsoft traz recursos úteis para a digitação nos celulares Android e iPhone (iOS), como predição de texto e atalho de emojis. Na lista abaixo, o TechTudo separou seis funções presentes no teclado que deixam a troca de mensagens no WhatsApp ainda mais dinâmica e personalizada.

SwiftKey traz a função de autocompletar no WhatsApp — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Coleções

A aba de coleções funciona como um atalho para os seus adesivos preferidos. Ao selecionar uma figurinha, o SwiftKey exibe um botão de pino antes de você enviá-la. Basta tocar no ícone para que o sticker em questão apareça em "Coleções", poupando o trabalho de procurar a imagem toda vez que você quiser enviar no chat do WhatsApp.

Aba "Coleções" do SwiftKey reúne figurinhas mais usadas pelo usuário — Foto: Reprodução/Raquel Freire

2. Criar figurinhas

A aba "Coleções" também permite criar suas próprias figurinhas usando as fotos da galeria do celular. O procedimento é feito tocando no botão "Criar adesivo", que traz um ícone de câmera com o sinal de adição. Depois disso, basta selecionar a imagem e, opcionalmente, adicionar uma legenda.

Teclado SwiftKey permite criar adesivos usando fotos da galeria do celular — Foto: Reprodução/Raquel Freire

3. Editar figurinhas

Outra maneira de mandar figurinhas personalizadas é editando os stickers disponibilizados pelo SwiftKey. O primeiro passo é entrar na aba de adesivos e baixar o pacote. Depois, selecione a figura desejada e toque no ícone de "T" para adicionar um texto, caso queira. Você ainda pode aproveitar e apertar o pino para guardar a edição nas Coleções.

SwiftKey, teclado da Microsoft, permite editar figurinhas com textos próprios — Foto: Reprodução/Raquel Freire

4. Emojis

O SwiftKey conta com seu próprio teclado emoji, que aprende e prevê as carinhas preferidas do usuário, agilizando o envio no WhatsApp. O arsenal reúne todos as imagens mais populares, além de figuras para datas comemorativas, como Natal e Halloween. Os emojis são revelados ao tocar no símbolo de smile, na parte inferior do teclado.

Teclado emoji do SwiftKey tem centenas de emojis personalizáveis — Foto: Reprodução/Raquel Freire

5. GIFs

Outra ferramenta embutida no SwiftKey é a busca por GIFs. Os mais populares do app encontram-se visíveis e organizados por categorias. Para localizar algo mais específico, basta tocar na lupa e digitar o termo desejado.

Aba de GIFs do SwiftKey traz animações por categorias e ferramenta de busca — Foto: Reprodução/Raquel Freire

6. Previsão de emoji

O recurso de previsão de emoji do SwiftKey é outro recurso que agiliza a conversa para quem utiliza muito as figuras. Ela sugere imagens para ilustrar o que está sendo digitado pelo usuário. Para ativar a função, abra o app e entre em "Digitação". Em seguida selecione "Digitação e autocorreção" e então ative a chave "Previsões de emoji". Depois disso, sempre que você digitar uma palavra e houver um emoji correspondente, a figura aparecerá na barra de previsões.

SwiftKey mostra previsão de emojis para agilizar conversa em mensageiros — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Mais do TechTudo