Utilitários

Por Beatriz Cardoso, da Redação


O teclado Gboard parou de funcionar em celulares Android, de acordo com relatos de usuários, na tarde desta segunda-feira (16). Comentários no Twitter indicam que o aplicativo, que pertence ao Google, não aparece na tela e exibe mensagens como "Gboard parou de funcionar" e "Gboard apresenta falhas continuamente", ao realizar ações como digitação ou tradução de textos.

Relatos na seção de comentários do Gboard na Google Play Store denunciam que a falha no teclado começou a partir da última atualização do aplicativo, disponibilizado na última quarta-feira (11) para os usuários. Em nota ao TechTudo, o Google informou que o bug, que atinge celulares com Android 7.1 ou versões anteriores, foi solucionado pela empresa nesta terça-feira (17) com a atualização de número 8.9.14. O Google recomenda reiniciar o celular para que o Gboard volte a funcionar (veja nota na íntegra ao final da matéria).

Teclado do celular não funciona? Gboard apresenta falhas continuamente no Motorola — Foto: Ana Marques/TechTudo Teclado do celular não funciona? Gboard apresenta falhas continuamente no Motorola — Foto: Ana Marques/TechTudo

Teclado do celular não funciona? Gboard apresenta falhas continuamente no Motorola — Foto: Ana Marques/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é Gboard no celular?

O Gboard é o teclado do Google para celulares. O aplicativo oferece funções diferenciadas, como figurinhas customizáveis com o seu rosto, emojis e GIFs em mensagens, além de ferramentas de personalização da interface do teclado. O aplicativo Gboard está disponível no sistema Android para celulares de marcas como Samsung, LG, Lenovo, Motorola e outras, além de estar presente na App Store do iPhone (iOS).

Relatos de erro no Gboard publicados na página do app na loja do Google — Foto: Reprodução/TechTudo Relatos de erro no Gboard publicados na página do app na loja do Google — Foto: Reprodução/TechTudo

Relatos de erro no Gboard publicados na página do app na loja do Google — Foto: Reprodução/TechTudo

Aplicativo de teclado não funciona

Reclamações sobre o mau funcionamento do Gboard começaram na última quarta-feira (11), quando o aplicativo liberou uma atualização para celulares Android. A ligação entre o update e o bug não foi confirmada, mas a seção de comentários da Play Store registra relatos semelhantes de falha, com a exibição da mensagem de erro "O Gboard parou de funcionar", após o lançamento da atualização.

Os comentários avisam que o teclado sumiu mesmo ao clicar em um campo de texto para digitar, ou mostra o alerta "Gboard apresenta falhas continuamente", o que trava o celular. O usuário, então, não consegue digitar nada no aparelho.

No Twitter, usuários reportam que não conseguem usar o aparelho por meio de senha alfanumérica porque o teclado não aparece para desbloquear o celular, sumindo da tela de bloqueio.

Outras pessoas reclamam que não é possível baixar um aplicativo alternativo de teclado, já que não conseguem digitar na barra de busca da Google Play Store.

Como arrumar o teclado do celular?

Quando o aplicativo para de funcionar em casos como esse, o recomendável para arrumar o teclado do celular é baixar um app alternativo até o bug ser solucionado pela fabricante. Entre substitutos para o Gboard está o SwiftKey, da Microsoft. Outra solução é baixar aplicativos pelo PC para usar no Android, e assim evitar o bug do teclado.

É possível selecionar outro teclado como padrão no celular. No caso de dispositivos Samsung, por exemplo, o aparelho fornece um teclado nativo, que é ativado a partir das configurações de sistema.

Como trocar teclado do celular

Passo 1. Para isso, acesse as configurações do sistema e desça a página até a opção "Idioma e entrada";

Acesse as configurações e vá até "Idioma e entrada" — Foto: Reprodução/TechTudo Acesse as configurações e vá até "Idioma e entrada" — Foto: Reprodução/TechTudo

Acesse as configurações e vá até "Idioma e entrada" — Foto: Reprodução/TechTudo

Passo 2. Para escolher outro teclado no sistema, selecione "Teclado padrão" e selecione a opção "Configurar métodos de entrada";

Escolha o teclado padrão do celular — Foto: Reprodução/TechTudo Escolha o teclado padrão do celular — Foto: Reprodução/TechTudo

Escolha o teclado padrão do celular — Foto: Reprodução/TechTudo

Passo 3. A página seguinte exibirá todos os teclados disponíveis no celular. Para configurar um novo app como padrão, ative a chave localizada à direita da opção selecionada.

Ative a chave para usar outro teclado padrão — Foto: Reprodução/TechTudo Ative a chave para usar outro teclado padrão — Foto: Reprodução/TechTudo

Ative a chave para usar outro teclado padrão — Foto: Reprodução/TechTudo

O que diz o Google

"Estamos cientes de uma falha em uma atualização recente para usuários do Gboard no Android 7.1 e versões anteriores que causou um mau funcionamento no teclado. Já estamos corrigindo o problema. Para a maioria das pessoas, o aplicativo será atualizado automaticamente. Para alguns usuários, pode ser necessário reiniciar o dispositivo para que a atualização passe a funcionar."

Como criar minifiguras baseadas em seu rosto no Gboard

Como criar minifiguras baseadas em seu rosto no Gboard

Mais do TechTudo