Notebooks

Por Paulo Alves, para o TechTudo


A Apple pode estar preparando um novo MacBook Pro de 13 polegadas equipado com o Magic Keyboard. O teclado é o mesmo modelo usado no MacBook Pro de 16 polegadas, lançado em 2019. O portal especializado 9to5Mac teve acesso a um registro de um notebook misterioso da maçã na Comissão Econômica da Eurásia, entidade que aprova produtos que serão comercializados em alguns países que fazem parte do Leste Europeu. O suposto documento menciona um “computador portátil pessoal” com código de modelo A2289. Ainda de acordo com o rumor revelado pelo 9to5Mac, o novo MacBook Pro de 13 polegadas suportaria o macOS 10.15 (Catalina).

Normalmente, um documento como este é emitido quando um determinado eletrônico está próximo de ser lançado nos países que compõem a Comissão: Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão e Rússia. Veja, abaixo, detalhes do suposto novo MacBook que deve ser lançado em breve pela Apple.

Apple pode adotar teclado "mágico" em novo MacBook Pro de 13 polegadas — Foto: Divulgação/Apple

Segundo o documento revelado pelo 9to5Mac, o código do modelo indica que não se trata de um produto que a Apple já vende em outro país. O MacBook Pro de 16 polegadas, por exemplo, tem código A2141. Levando em consideração o esquema de numeração utilizado pela empresa, é provável que seja um modelo novo.

Um possível MacBook Pro de 13” com teclado renovado ganha força ao serem levadas em conta também as previsões do analista Ming-Chi Kuo. Segundo o profissional especializado na cadeia produtiva da Apple, a empresa estaria planejando utilizar o novo mecanismo de teclas nos notebooks lançados em 2020. É possível também que, assim como o modelo de 15” cresceu para 16”, o sucessor da versão de 13 polegadas tenha bordas menores e display de 14”.

Novo MacBook Pro 13 pode trazer bordas menores e tela maior, assim como na passagem do 15 para o 16 — Foto: Divulgação/Apple

A principal mudança no teclado é o abandono do mecanismo de borboleta, muito criticado por usuários do computador por conta de seguidos defeitos. A Apple chegou a fazer programas de recall para consertar o componente em meio a uma chuva de reclamações e até uma ação coletiva ingressada por consumidores na justiça dos EUA.

Reguladores europeus teriam recebido a solicitação de registro do suposto lançamento da Apple antes do Natal de 2019. O prazo seria suficiente para ter o comércio do produto liberado a tempo de ser apresentado na WWDC, evento da empresa para desenvolvedores realizado anualmente em junho.

O MacBook de 16", único atualmente com o Magic Keyboard, chegou ao Brasil no início de janeiro com preço que chega a R$ 52 mil com todos os opcionais mais potentes.

Via 9to5Mac

Uber e Hyundai anunciam parceria para viagens em carros voadores

Uber e Hyundai anunciam parceria para viagens em carros voadores

Qual notebook comprar? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo