Por Filipe Garrett, para o TechTudo


A Samsung anunciou o armário inteligente AirDresser na última segunda-feira (20), aparelho que promete facilitar a vida do usuário ao limpar e "passar" roupas sozinho. O dispositivo conta com um conjunto de jatos de ar que usam pressão e temperatura para tirar poeira e outros tipos de sujeira das peças. Além disso, segundo a fabricante, o eletrodoméstico pode esterilizar e remover odores de forma silenciosa, funcionando inclusive durante a noite. O modelo fica disponível para comprar em alguns países da Europa a partir do próximo dia 23, mas o preço não foi divulgado. Por enquanto, ainda não há previsão de chegada do produto ao Brasil.

AirDresser limpa, seca e "passa" roupas utilizando jatos de ar, calor e vapor — Foto: Divulgação/Samsung

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A ideia do AirDresser é funcionar como um acessório para limpeza e conservação de peças de roupa. Para usar, basta pendurar as peças dentro do aparelho e dar início aos ciclos de limpeza, que começam com jatos de ar quente para remover a sujeira e partículas de poeira das peças. A Samsung afirma ainda que o processo higieniza as roupas, removendo bactérias e alergênicos – o que também pode ser feito com brinquedos de pelúcia.

Casa conectada: 4 lançamentos curiosos

Casa conectada: 4 lançamentos curiosos

Outro destaque é o filtro de remoção de odores, capaz de eliminar traços de cigarro, comida e suor. A própria máquina aplica um processo interno de limpeza para impedir que o cheiro fique dentro do armário, e há também um ciclo pré-definido de autolimpeza, que pode ser acionado pelo usuário por meio do app da marca para dispositivos de casa conectada, Samsung Smart Things, disponível para celulares Android e iPhone (iOS)

O AirDresser também promete entregar as roupas sem amassados por meio de um processo de secagem a baixa temperatura que mistura vapor e jatos de ar, algo que lembra a proposta da Xiaomi com o varal inteligente M1X Pro.

Produto tem perfil discreto e promete funcionar de forma silenciosa — Foto: Divulgação/Samsung

Além disso, o método deve ajudar a conservar melhor as roupas, já que o usuário pode usá-las mais de uma vez antes de lavar. De acordo com a fabricante, o ritmo constante de lavagens acaba desgastando as peças, muito por conta da secagem mais agressiva e do contato com o ferro de passar.

O grande apelo do aparelho está na praticidade e na proposta de encaixar melhor na rotina de quem não tem tempo para lavar as roupas de forma tradicional. A Samsung afirma ainda que o AirDresser deve representar economia do ponto de vista financeiro, já que diminui gastos com sabão e água, além de outros insumos utilizados na lavagem tradicional.

Via Samsung

Geladeira smart que avisa quando sua bebida está acabando é destaque na CES 2019

Geladeira smart que avisa quando sua bebida está acabando é destaque na CES 2019

Qual é a melhor fabricante: Samsung ou Motorola? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo