Celulares

Por Paulo Alves, para o TechTudo


A Xiaomi pode desenvolver um celular com tela dobrável e formato similar ao visto no Motorola Razr, inspirado no antigo V3. Uma patente da empresa chinesa solicitada em 2018 e registrada nesta semana nos Estados Unidos descreve um smartphone que usa a tecnologia de tela flexível para dobrar na vertical, no estilo flip. O formato apareceu primeiro no telefone da Motorola e deverá também ser usado no suposto Galaxy Z Flip, da Samsung, cujo lançamento é esperado em fevereiro.

Patente da Xiaomi descreve celular dobrável no estilo Motorola Razr — Foto: Reprodução/91Mobiles Patente da Xiaomi descreve celular dobrável no estilo Motorola Razr — Foto: Reprodução/91Mobiles

Patente da Xiaomi descreve celular dobrável no estilo Motorola Razr — Foto: Reprodução/91Mobiles

O documento menciona o uso de um novo tipo de dobradiça que usa ímãs para deslizar as duas porções da tela sobre o eixo. Os desenhos dão a entender que, graças ao mecanismo, o smartphone pode fechar por completo, sem deixar espaços quando dobrado. A capacidade de fechar o painel dobrável sem deixar fendas é uma das características elogiadas do novo Razr e fonte de críticas para o design do Galaxy Fold, que chegou recentemente ao Brasil.

A patente se limita ao design e não especifica eventuais especificações do celular chinês. Por enquanto, não se sabe se o smartphone traria ficha técnica de intermediário, assim como o modelo da Motorola, ou de ponta, como ocorre com o telefone sul-coreano.

O pedido foi realizado pela Xiaomi em 2018 e só foi publicado pelo escritório de patentes dos EUA nesta semana. Vale ressaltar que o registro não aponta que o lançamento do aparelho descrito ali está próximo ou sequer se irá mesmo acontecer.

Oficialmente, a fabricante chinesa divulgou há um ano que vinha trabalhando em um projeto de celular dobrável que contemplava uma tela com duas dobras e design mais parecido com o Mate X, da Huawei, lançado na China em novembro de 2019.

Com informações de 91Mobiles e Gizchina

Motorola Razr 2019: saiba tudo sobre o celular que resgata o Motorola V3

Motorola Razr 2019: saiba tudo sobre o celular que resgata o Motorola V3

Mais do TechTudo