Jogos de estratégia

Por Cleiton Madruga, para o TechTudo


A nova temporada de League of Legends (LoL) começou na última sexta-feira (10). Os jogadores que pretendem se aventurar nas partidas ranqueadas do MOBA da Riot Games neste ano vão precisar passar pela MD10 (melhor de 10). Essa etapa consiste em uma série de dez partidas que avalia o desempenho dos jogadores, que são divididos em ranks/elos com adversários de níveis parecidos. Os usuários poderão realizar a MD10 até o final da temporada, que ainda não teve sua data divulgada.

MD10 é novidade para jogadores em partidas ranqueadas de League of Legends; saiba como funciona — Foto: Divulgação/Riot Games MD10 é novidade para jogadores em partidas ranqueadas de League of Legends; saiba como funciona — Foto: Divulgação/Riot Games

MD10 é novidade para jogadores em partidas ranqueadas de League of Legends; saiba como funciona — Foto: Divulgação/Riot Games

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Durante as dez partidas da MD10, os usuários recebem um ranque provisório conforme vão avançando nas partidas até completarem a série. O ELO, que pode variar de Ferro até Diamante, vai depender da quantidade de derrotas e vitórias na série. O jogador não perderá pontos caso seja derrotado em alguma partida, mas poderá ganhar mais pontos caso emplaque uma sequência de vitórias. Partidas refeitas por votação são desconsideradas, mas o usuário receberá uma derrota caso não conecte ou saia no meio de uma partida durante a MD10. O progresso das partidas e o ranque provisório do jogador podem ser conferidos na aba “ranqueada”.

É importante mencionar que todos os jogadores participantes de temporadas anteriores tiveram seu ranque resetado com o início do novo período. No entanto, durante a MD10 o MMR (sigla para "Match Making Rating", ou "índice de criação de partidas") permanece semelhante ao ranque atingido pelo usuário na temporada passada. Dessa forma, jogadores de nível maior não vão cair em partidas com aqueles que estão em um ranque muito menor na série.

Durante a MD10, o jogador recebe um ELO provisório; ranques são zerados, mas o MMR segue o ranque atingido na temporada anterior — Foto: Divulgação/Riot Games Durante a MD10, o jogador recebe um ELO provisório; ranques são zerados, mas o MMR segue o ranque atingido na temporada anterior — Foto: Divulgação/Riot Games

Durante a MD10, o jogador recebe um ELO provisório; ranques são zerados, mas o MMR segue o ranque atingido na temporada anterior — Foto: Divulgação/Riot Games

Mudanças no autofill

A principal mudança anunciada para as partidas ranqueadas na décima temporada é a reformulação do sistema de preenchimento automático, também conhecido como autofill, apresentado como solução para garantir que o tempo das filas diminuísse. Nela, os jogadores optam por jogar em qualquer uma das cinco rotas. O sistema define a rota mais apropriada para o jogador, considerando a demanda de cada uma nas partidas.

O preenchimento automático sofreu críticas dos jogadores durante a temporada passada. Em diversas partidas ranqueadas um time tinha mais jogadores preenchidos por autofill do que o outro. A Riot Games prometeu melhorias no sistema para garantir que os dois times terão o mesmo número de jogadores preenchidos automaticamente, melhorando o balanceamento das partidas ranqueadas.

Jogabilidade

As mudanças em Summoner's Rift, como as mecânicas de alteração de terreno pelos dragões elementais e as alcovas nas rotas laterais do mapa, são novidades que estreiam nas partidas ranqueadas da nova temporada. Novos combos e rotas de fuga também ficam disponíveis com as alterações no território de jogo.

Diversas estruturas serão alteradas de acordo com o dragão elementar que surgir na partida. Isso vai exigir adaptação dos jogadores às modificações causadas por cada criatura nas partidas ranqueadas, principalmente dentro da selva. Por exemplo: caso o time abata o Dragão Infernal, um caminho abre por dentro dos monstros azul-e-vermelho da selva, facilitando invasões.

Qual a sua skin favorita de League of Legends? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo