Por Victor de Abreu, para o TechTudo


Mathieu "ZywOo" Herbaut, da Team Vitality, foi eleito o melhor jogador de Counter-Strike:Global Offensive (CS:GO) do ano de 2019. O francês superou nomes como Nicolai "device" Reedtz, da Astralis, e Jonathan "EliGE" Jablonowski, da Team Liquid. O anúncio do portal HLTV foi feito na tarde desta segunda-feira (20) e fechou a lista dos 20 melhores jogadores do ano. Poucos instantes antes do anúncio de ZywOo, também foi confirmado que o ucraniano Aleksandr "s1mple" Kostyliev, eleito melhor do mundo de 2018, ficou com a segunda colocação desta vez.

O destaque negativo ficou por conta da ausência de brasileiros na lista. Desde 2016, quando Marcelo "coldzera" David e Gabriel "FalleN" Toledo fizeram a dobradinha brasileira no topo do ranking, a lista sempre contava com ao menos um representante do Brasil. Este ano, no entanto, as duas principais equipes brasileiras do momento, MIBR e FURIA Esports, não conseguiram resultados expressivos e seus jogadores ficaram fora do Top 20.

ZywOo é eleito o melhor jogador de CS:GO de 2019 pela HLTV — Foto: Divulgação/ESL

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

ZywOo já vinha sendo o maior destaque da Team Vitality em 2019. Com cinco títulos de MVP em 2019, o jogador se mostrou uma peça indispensável em sua equipe, sendo crucial para o sucesso da Team Vitality na temporada e na conquista de grandes títulos. O destaque fica para a sua atuação no EPICENTER 2019, em que fechou a competição com um rating de 1.53, recorde em grandes eventos, e mais um título de MVP.

O jogador também foi quem mais causou dano por round em grandes eventos, 86.1 ao todo, e se tornou um dos mais impactantes do ano, tendo grande destaques em buscar os primeiros abates para sua equipe e facilidade em fechar seus rounds. Graças a essas e outras estatísticas, o AWPer chegou a uma média de rating de 1.30 em sua carreira, tornando-se, assim, o melhor jogador de 2019, segundo a HLTV, e o mais jovem a na história a chegar ao posto.

Confira abaixo a lista dos 20 jogadores que foram escolhidos pela HLTV como melhores do ano de 2019:

Top 20 jogadores de CS:GO de 2019

Colocação Jogador País Equipe
1.º Mathieu "ZywOo" Herbaut França Team Vitality
2.º Aleksandr "s1mple" Kostyliev Ucrânia Natus Vincere
3.º Nicolai "device" Reedtz Dinamarca Astralis
4.º Jonathan "EliGE" Jablonowski Estados Unidos Team Liquid
5.º Emil "Magisk" Reif Dinamarca Astralis
6.º Denis "electronic" Sharipov Rússia Natus Vincere
7.º Keith "NAF" Markovic Canadá Team Liquid
8.º Vincent "Brehze" Cayonte Estados Unidos Evil Geniuses
9.º Russel "Twistzz" Van Dulken Canadá Team Liquid
10.º Robin "ropz" Kool Estônia mousesports
11.º Nikola "NiKo" Kovac Bósnia e Herzegovina FaZe Clan
12.º Özgür "woxic" Eker Turquia mousesports
13.º Jere "sergej" Salo Finlândia ENCE
14.º Andreas "Xyp9x" Højsleth Dinamarca Astralis
15.º Justin "jks" Savage Austrália 100 Thieves
16.º Peter "dupreeh" Rasmussen Dinamarca Astralis
17.º Freddy "KRIMZ" Johansson Suécia Fnatic
18.º Tsvetelin "CeRq" Dimitrov Bulgária Evil Geniuses
19.º Ludvig "Brollan" Brolin Suécia Fnatic
20.º Ethan "Ethan" Arnold Estados Unidos Evil Geniuses

A seleção dos 20 melhores jogadores do ano feita pela HLTV começou ainda com o Counter-Strike 1.6, em 2010. Apenas no ano de 2012 a lista não foi realizada, por conta do período de transição para o CS:GO. O portal leva em consideração os torneios considerados "grandes eventos" e utiliza como critérios as estatísticas em geral de cada jogador e os títulos individuais, como os de MVP (Most Valuable Player) e de EVP (Exceptionally Valuable Player).

Melhores do Ano TechTudo 2019: conheça os jogos vencedores

Melhores do Ano TechTudo 2019: conheça os jogos vencedores

Via HLTV

Mais do TechTudo