Fones de ouvido

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


Philips Fidelio X3 é o novo fone de ouvido "profissional" da marca. O modelo faz parte da linha Fidelio, que é voltada para usuários mais exigentes em termos de qualidade de som. Dessa forma, o produto traz especificações poderosas e promete áudio de alta resolução, além de design que favorece uma boa reprodução de músicas. O acessório chega às lojas ainda no primeiro semestre de 2020, com preço de 349 euros no mercado europeu, algo em torno de R$ 1.622 na cotação atual. Por enquanto, ainda não há previsão de chegada do fone ao Brasil.

Fidelio X3 muda pouco na comparação com o X2: grandes mudanças só no design — Foto: Divulgação/Philips

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O novo X3 conta com construção em aço, conchas adaptáveis revestidas em veludo e uma alça coberta com couro obtido de fontes sustentáveis, de acordo com a fabricante. O design é pensado para oferecer conforto, mas tem como foco a qualidade de som: para não comprometer a fidelidade do áudio, o acessório não conta com conectividade Bluetooth, funcionando por meio de cabo.

Outro detalhe do design, comum também aos outro modelos da linha – Fidelio X2 e Fidelio X2HR –, é a parte posterior do driver, que é vazada, ou seja, aberta ao ambiente. Essa é uma forma de eliminar zonas de pressão atrás do componente, permitindo que o diafragma – estrutura que vibra e efetivamente produz o som –tenha maior liberdade de movimento. Com isso, o fone é capaz de reproduzir frequências mais altas com maior qualidade.

Em relação às especificações do modelo, vale ressaltar que pouco mudou em relação ao seu antecessor, Fidelio X2HR. O driver interno, por exemplo, conta com os mesmos 50 mm de diâmetro e também é composto com neodímio, material utilizado nos demais modelos da série. A semelhança com os outros produtos da linha continua na construção interna. O diafragma do Fidelio X3 repete o sistema que traz múltiplas camadas e é preenchido com um gel para amortecer o movimento. Essa característica diminui o chiado presente em áudios com volume muito alto e muitos agudos.

Fone usa conchas de veludo e construção pensada para melhor qualidade de som possível — Foto: Divulgação/Philips

Além disso, tanto o Fidelio X3 quanto seus antecessores usam drivers montados em um ângulo de 15°, o que permite um encaixe melhor com o ouvido do usuário. Outra característica interessante da linha é a capacidade de reproduzir graves, médios e agudos com alta definição, trabalhando com resposta de frequência de 5 Hz a 40 kHz. Para fins de comparação, produtos comuns, que vão desde fones de entrada até modelos premium, com diversos recursos de conectividade, por exemplo, costumam trabalhar na faixa entre 20 Hz e 20 kHz.

Também vale destacar a escolha dos materiais, como o veludo nas conchas. Por conta do tecido mais poroso em relação ao couro, as almofadas do acessório podem dissipar calor e diminuir a pressão para um encaixe mais confortável, mesmo por longos períodos.

Fone de ouvido da Beats vale a pena? Analisamos o modelo top de linha

Fone de ouvido da Beats vale a pena? Analisamos o modelo top de linha

Qual fone de ouvido é bom para uso geral? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo