Celulares

Por Paulo Alves, para o TechTudo


Uma das principais novidades do Galaxy S11, próximo lançamento da Samsung, poderá ser uma tela com taxa de atualização de 120 Hz. Segundo o portal especializado SamMobile, o sucessor do Galaxy S10 será o primeiro da marca sul-coreana a adotar um recurso presente em celulares de ponta voltados para gamers, caso do Asus ROG Phone 2 lançado em 2019 — considerado o Android mais potente do mundo. A novidade também não seria exclusividade de um só modelo: o display de alta fluidez poderia estar presente nas três versões previstas para o smartphone.

Sucessor do Galaxy S10 poderá trazer tela 'gamer' de 120 Hz — Foto: Thássius Veloso / TechTudo Sucessor do Galaxy S10 poderá trazer tela 'gamer' de 120 Hz — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

Sucessor do Galaxy S10 poderá trazer tela 'gamer' de 120 Hz — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

O principal benefício do aumento na taxa de atualização da tela está na transição mais fluida das animações, melhorando a experiência nas tarefas, desde a rolagem de menus até jogos e outras atividades de alta intensidade. Ainda de acordo com a publicação, a interface One UI na versão 2.0 permite ativar a função.

Apesar do incremento na usabilidade, o recurso é visto como um desafio para a autonomia de bateria do aparelho. Quanto maior a taxa de atualização, mais energia o display tende a consumir. Ainda não se sabe se a taxa de 120 Hz será padrão ou entrará em ação apenas em determinadas situações. Tal funcionalidade, porém, não está presente na tecnologia de telas que a Samsung vende para outras marcas por meio da unidade de negócios Samsung Displays.

Nos bastidores, o comentário é de que a Apple também busca algo nesse sentido para o próximo iPhone, talvez o modelo a ser anunciado em 2020. No entanto, a empresa de Cupertino pode estar um passo à frente, pois já teria a tecnologia pronta. O display LTPO, que pode mudar a taxa de atualização dinamicamente, já existe no Apple Watch 5 e poderá chegar a uma nova geração de smartphones da maçã.

Tudo sobre o lançamento do Galaxy S10 nos Estados Unidos

Tudo sobre o lançamento do Galaxy S10 nos Estados Unidos

Os mistérios envolvendo uma possível tela de 120 Hz da Samsung e até uma eventual mudança de nome do celular premium para Galaxy S20 têm data para terminar. A fabricante vai revelar o smartphone durante o evento Unpacked marcado para o dia 11 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos.

Com informações de SamMobile e The Verge

Mais do TechTudo