Redes sociais

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


Uma ilusão de ótica publicada no Twitter tem confundido os usuários da rede social. A imagem animada mostra setas azuis e rosas que aparentam estar em movimento. Acontece que, para a surpresa dos internautas, nenhuma das linhas coloridas muda de tamanho ou se move formando ondas. O post, feito pelo cientista de dados Chris Said em 3 de janeiro, soma mais de 4,6 mil likes e 1,7 mil compartilhamentos.

O segredo da ilusão de ótica está na ponta das setas: quando as flechas apontam para dentro, as linhas parecem mais curtas do que quando as flechas apontam para fora. É essa alternância das extremidades que gera a ilusão de movimento. As retas, no entanto, permanecem com o mesmo tamanho em todos os frames do GIF.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Em entrevista ao caderno Verne, do jornal espanhol El País, Said explicou que o uso de azul e rosa para colorir as setas ajuda a potencializar a ilusão de ótica ao "criar o que os cientistas chamam de efeito de difusão de cores neon". Um print de qualquer frame do GIF permite verificar que o comprimento das retas não muda de tamanho, e que o efeito de onda é, na verdade, produzido pelas flechas.

Ilusão de ótica: comprimento das linhas não muda de tamanho — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Ilusão centenária

A imagem animada foi criada por Chris Said com base em um desenho de autoria do artista italiano Gianni Sarcone, que se dedica à criação de ilusões de ótica. A obra de Sarcone, por sua vez, é uma variante do trabalho do psiquiatra alemão Franz Müller-Lyer.

Na ilusão geométrica original, formulada em 1889, existem apenas duas retas idênticas que, com ângulos invertidos em suas extremidades, aparentam ter tamanhos distintos. O desenho de Müller-Lyer já sofreu várias modificações e vem sendo usado como base para inúmeros estudos psicológicos.

Ilusão de Müller-Lyer — Foto: Reprodução/Getty Images

Via Verne

Como descobrir quem deixou de te seguir no Instagram

Como descobrir quem deixou de te seguir no Instagram

Mais do TechTudo