Redes sociais

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Instagram começou a liberar a função de mensagens privadas na versão web para alguns usuários na última terça-feira (14). O recurso promete funcionar como as Direct Messages (DMs) do aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS), com contador de chats não lidos, compartilhamento de fotos armazenadas no computador e likes com dois cliques. Também é possível receber notificações no PC, desde que o usuário habilite os alertas do site no navegador.

Algumas pessoas selecionadas para testar a novidade podem ver um novo botão de mensagens no perfil acessado por meio do endereço instagram.com. A novidade chega no mesmo dia em que o Facebook inicia a disponibilização gradual do novo design da rede social na web. Ainda não se sabe quando o Instagram Direct chegará para todos no desktop.

Instagram começa a liberar mensagens diretas na versão web — Foto: Divulgação/Instagram

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Por enquanto, a função de mensagens será disponibilizada a um grupo correspondente a “uma pequena percentagem de usuários”, sem a possibilidade de solicitar acesso ao grupo de teste. As DMs eram uma das ausências marcantes do Instagram Web. Até então, a única maneira oficial de visualizar mensagens no computador era recorrendo a um aplicativo do Instagram para Windows 10 que não é atualizado desde meados de 2018.

Segundo informações apuradas pelo portal especializado Aggiornamenti Lumia, o app deverá perder a função em breve ao ser convertido para webapp. Embora ganhe velocidade nas atualizações, ele deverá ser lançado sem acesso às DMs. No futuro, porém, a tendência é que mensagens possam ser acessadas tanto no browser quanto no app disponível na Microsoft Store.

Segundo a engenheira de software Jane Manchun Wong, o Instagram testa o recurso de mensagens privadas no navegador há cerca de um ano. Especialista em engenharia reversa de aplicativos, ela também adiantou que ao menos duas funções da rede social estão a caminho: uma opção de pausar um post dos Stories com um toque curto na tela, além de um novo sticker de mapas. As novidades estariam sendo desenvolvidas no aplicativo para celulares e não têm previsão de lançamento.

Antes de anunciar a chegada das DMs no Instagram Web, a rede social liberou três novas formas de fazer Boomerangs nos Stories: os modos câmera lenta, “Eco” e “Duo” se juntam à forma tradicional de repetição de imagens.

Como fazer quiz e perguntas no Instagram Stories: Eu nunca, Stop e mais

Como fazer quiz e perguntas no Instagram Stories: Eu nunca, Stop e mais

Mais do TechTudo