Celulares

Por Paulo Alves, para o TechTudo


A Apple desenvolve uma tecnologia para emitir um sinal de emergência pelo iPhone mesmo que o celular esteja numa região sem cobertura da operadora de telefonia. Uma patente registrada pela empresa nos Estados Unidos descreve um novo sistema de comunicação que abre mão das antenas do smartphone para disparar um pedido de ajuda em caso de acidentes e mais situações de perigo em zonas afastadas.

O documento descreve um mecanismo que utiliza GPS e Wi-Fi para comunicação com dispositivos próximos, incluindo outros celulares e bases fixas de rádio ou telefonia. A tecnologia também envolve um modo de economia de energia para poupar bateria: o iPhone desligaria a tela para reduzir o consumo e manter o sinal de urgência ativo o máximo de tempo possível para aumentar as chances de conseguir auxílio.

Patente indica que em casos de emergência a tela poderá ser desligada para economizar bateria — Foto: Reprodução/Apple Insider

O texto menciona que o mecanismo poderia ser compatível com diversos tipos de eletrônicos, como smartphones do sistema rival Android, óculos digitais e até videogames como o PlayStation 4. A ideia é que o protocolo de comunicação se torne suficientemente universal para garantir que o sinal seja compreendido pelo maior número possível de dispositivos, o que aumentaria as possibilidades de resgate em situações críticas.

Ainda não se sabe se o recurso será de fato implementado em breve. Atualmente, o iPhone já conta com um modo de emergência, mas que só opera mediante conexão de celular para executar ações como efetuar ligações e enviar SMS para contatos previamente selecionados.

Com informações de Apple Insider

iPhone 11, 11 Pro e Pro Max no Brasil: veja a tabela de preços e outros detalhes

iPhone 11, 11 Pro e Pro Max no Brasil: veja a tabela de preços e outros detalhes

Mais do TechTudo