Internet

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


Os e-boys (ou electronic boys) representam um novo estilo que tem feito sucesso nas redes sociais. Adotando um visual contrastante com o dos tradicionais influenciadores do TikTok, a nova classe de meninos surgiu no aplicativo de vídeos curtos e já se popularizou no Instagram. Os e-boys personificam a evolução da estética emo, muito popular entre os adolescentes no início dos anos 2000. Cabelos coloridos, correntes, piercings e roupas góticas estão entre as marcas dessa nova tendência.

A popularidade do termo tem crescido na Internet. Dados do Google Trends, ferramenta de monitoramento de pesquisas na web, mostram que o volume de buscas pela expressão "e-boy" está em ascensão no Brasil desde agosto de 2019, tendo atingido seu ápice em dezembro. No TikTok, os vídeos marcados com a hashtag #eboy ultrapassam a marca de 2 bilhões de visualizações. O sucesso se repete no Instagram: lá, são mais de 580 mil fotos assinaladas com a tag. Nas próximas linhas, fique por dentro da nova moda que tem dominado a Internet.

O que é e-boy? Nova moda e estilo da Internet surgiu no aplicativo de vídeos TikTok — Foto: Divulgação/TikTok

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é ser um e-boy?

Um usuário do site Urban Dictionary, glossário especializado em gírias da web, define um e-boy como "o novo e melhorado gótico que vive apenas na Internet". A presença do "e", de "eletrônico", já entrega que a estética pertence exclusivamente a uma comunidade virtual — ao contrário das chamadas VSCO Girls, por exemplo, que podem ser encontradas fora do ambiente online.

Os e-boys, no entanto, seguem na contramão do estilo dominante entre os influencers tradicionais. Inspirados pelo visual emo, eles são considerados a mais recente subcultura das redes sociais. Vale dizer que não é preciso ser homem para ser um e-boy. O termo diz mais respeito a uma estética triste que a um gênero específico.

Como são as fotos e vídeos no TikTok?

Extremamente popular entre adolescentes, o TikTok é o principal meio de divulgação da nova onda dos electronic boys. Nos vídeos publicados no aplicativo, esta nova classe de meninos costuma tentar bancar uma postura sarcástica, revirando olhos e sorrindo de forma cínica enquanto um rap pesado ou uma música melancólica toca ao fundo. Em geral, os clipes são gravados no próprio quarto do usuário.

Os e-boys também ganharam espaço no Instagram. Nesta rede social, as fotos são marcadas por mais tons frios e poses sérias. Além disso, é possível encontrar vídeos curtos em que os rapazes mostram o processo de montagem dos looks.

Como são os looks?

Os e-boys são conhecidos pelo seu visual gótico, comumente marcado por cores fortes e escuras. As correntes são presença certa no guarda-roupa desses meninos e aparecem de várias formas: presas ao cinto, enfeitando o pescoço e até mesmo estilizando mochilas. Outro acessório marcante é o gorro, que pode cobrir cabelos naturais ou coloridos, muitas vezes pintados em duas cores ou mais, com degradês.

As roupas dos electronic boys são uma mistura do estilo emo predominante em meados dos anos 2000 com uma pegada de tendências que ditaram moda na década de 90. Calças cropped, xadrez, listras e sobreposições de manga longa com camiseta compõem o look dos rapazes. Nos pés, os e-boys tendem a calçar tênis — em geral do estilo All Star — ou coturnos. Unhas pretas arrematam o visual.

E-boys e E-girls

Ainda que não se limite a padrões de gênero, o estilo electronic tem representantes masculinos e femininos. Os e-boys e as e-girls compartilham muitas semelhanças, sendo a principal delas o apreço por uma estética triste e temperamental.

Ambos se inspiram em elementos da cultura gótica, skater, hip-hop e animes. Embora adotem um padrão comportamental bastante contrastante com o lifestyle dos influencers tradicionais, eles têm chamado a atenção de agências publicitárias e expandido sua influência para além do TikTok.

Instagram: como deixar de seguir perfis com quem você interage pouco

Instagram: como deixar de seguir perfis com quem você interage pouco

Como colocar música no Instagram? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo