Produtividade

Por Thiago Siqueira, para o TechTudo


O pacote Office é uma suíte de aplicativos de escritório que conta com diferentes programas de produtividade. A Microsoft tem uma das mais tradicionais, com Word, Excel, PowerPoint. No entanto, há diversas opções de suítes pagas, gratuitas e online de pacote Office, como a do Google Drive. Todas elas contam com editor de texto, de tabelas e de apresentações. Os mais poderosos ainda possuem programas para gerenciar bancos de dados.

A suíte Office se tornou uma ferramenta fundamental para o mercado de trabalho e frequentemente aparecem como pré-requisito em vagas de emprego. A seguir, conheça mais sobre os programas que vêm no pacote Office e veja quais são as melhores ferramentas para você.

Pacote Office se tornou um ferramenta fundamental no mercado de trabalho — Foto: Glenn Carstens/Unsplash

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Programas do pacote Office

Três aplicações são básicas em todos os pacotes Office: o programa de edição de texto, o de edição de planilhas e de produção de apresentações. Suítes mais completas podem apresentar ainda outros softwares. Conheça, a seguir, os principais.

  • O editor de texto é uma das ferramentas mais básicas e mais importantes de todas as suítes. Também conhecido como Word, o programa permite produzir qualquer material em texto, como cartas, trabalhos acadêmicos e estudantis, ofícios e livros. Além disso, há recursos para alterar as dimensões da folha, criar designs ou incluir notas de rodapé, entre outros. É possível até mesmo escrever e realizar diagramações de monografias e livros com o auxílio da ferramenta.
  • Já as ferramentas de edição de planilhas costumam ter certa complexidade, já que podem ser usadas para diversas finalidades. O Excel permite criar planilhas para organização de dados, inserção em bancos de dados, utilização contábil, entre outros. O grande diferencial do softwares é sua quantidade de comandos, permitindo de realizar cálculos, como soma, subtração ou multiplicação, por meio de códigos.
  • Para apresentações no trabalho, na escola ou faculdade, o PowerPoint é uma ótima opção para deixar a explicação mais dinâmica. É possível incluir vídeos, músicas e realizar apresentações com animações e com visual arrojado que ajudam a manter o público atento.
  • Pacotes Office mais robustos também contam com programas de banco de dados, como o Access. Para quem lida com um grande volume de informações, especialmente em planilhas, ele pode ser uma ótima opção para organizar arquivos, notas fiscais, ou outros dados. A ferramenta ainda ajuda a comparar e até a enviar essas informações.

Existem diversas suítes disponíveis de pacote Office. Os programas e preços variam de acordo com a empresa que fornece o serviço e as necessidades dos usuários. Para ajudar na hora da escolha, o TechTudo preparou uma lista com as principais suítes Office do mercado atualmente.

Microsoft Office 365

O Microsoft Office 365 é um dos pacotes mais conhecidos, além de ser utilizado tanto em computadores pessoais quanto em estações de trabalho de diversas empresas. Com várias ferramentas, é possível criar documentos com formatos diferentes ou utilizar modelos disponibilizados pela própria Microsoft. Além dos tradicionais Word, Excel e PowerPoint, para edição de textos, tabelas e apresentações, respectivamente, a suíte ainda oferece o Microsoft Teams, para a sincronização de trabalhos em equipe, e o Microsoft Outlook, um cliente de e-mail poderoso.

Essas aplicações, entre outras, estão inclusas em pacotes que podem ser adquiridos por valores a partir de R$ 239, para um único usuário, ou nas versões Home, Student e Business, que têm preços diferentes. Além da suíte para desktop, existe também a ferramenta online que ainda oferece um espaço para armazenar documentos e aplicações para celulares Android. O One Drive permite armazenar arquivos, editar, criar e compartilhar textos, tabelas e apresentações se a necessidade de instalar qualquer programa, basta acessar por login e senha.

Microsoft Office 365 vem com Word, Excel e PowerPoint, entre outros programas — Foto: Divulgação/Microsoft

FreeOffice

O FreeOffice é uma suíte de código aberto, com recursos e visual parecido com o do Office 365. A ferramenta é uma boa opção para quem quer a experiência de usar um software diferente e sem custos. O pacote é gratuito e pode ser usado para fins particulares e empresariais. Ele oferece aplicações de texto, planilhas e apresentações com muitas ferramentas que permitem alcançar resultados profissionais.

FreeOffice é uma opção gratuita de pacote Office — Foto: Reprodução/TechTudo

OpenOffice

Já o OpenOffice, além das aplicações padrões de texto, planilha e apresentação, traz o poderoso Base. Essa ferramenta, que tem a mesma função do Microsoft Access, é capaz de criar e gerenciar planilhas em um modelo de banco de dados para fácil inserção, consulta e manuseio. O layout não é tão amigável quanto o do Office 365, mas é fácil aprender a utilizá-lo. A suíte ainda conta com o Draw, para produção de diagramas e ilustrações 3D, e o Math, para cálculos matemáticos. O OpenOffice também é gratuito.

OpenOffice traz gerenciador de banco de dados Base — Foto: Reprodução/TechTudo

LibreOffice

Com atualizações constantes e uma comunidade engajada, o LibreOffice caminha para se tornar um dos maiores concorrentes do Microsoft Office. O projeto, que começou na década de 80, é apoiado por diversas instituições, como a Universidade de São Paulo, a Universidade de Campinas e a Universidade de Santa Catarina. Com licença open source, o programa é gratuito e está disponível em diferentes idiomas.

A suíte conta com aplicações de texto, tabela, desenhos, banco de dados e gráficos. O layout é bastante diferente do programa da Microsoft, mas as funcionalidades competem em igualdade. O pacote ainda possui duas aplicações para celulares Android: um visualizador e um aplicativo para impressão, mas pode ser instalado em um pen drive para ser usado em qualquer computador.

LibreOffice pode ser instalado em pen drive — Foto: Divulgação/LibreOffice

Google Drive

O Google Drive é um serviço de armazenamento em nuvem do Google que dá aos usuários 15 GB grátis. A aplicação permite usar plataformas de texto como o Docs para criar e editar arquivos online. Planilhas e apresentações também podem ser criadas por meio dos programas Sheets e Slides. A suíte é fácil de usar, completa e não precisa ser instalada. Apenas com o e-mail já é possível criar, editar e gerenciar os arquivos.

Um dos pontos positivos do software é a possibilidade de compartilhar o arquivo com diversas pessoas, para que todas possam trabalhar e editar o mesmo documento. O Google ainda registra todas as alterações feitas no arquivo.

Google Drive é o rival gratuito do Google para o Microsoft Office — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Zoho

O Zoho Docs é outra ótima opção para quem precisa de aplicações de escritório, além de oferecer ferramentas de marketing e gestão de contatos, finanças e pessoas. O design é semelhante ao do Google Drive e o serviço também está disponível para smartphones Android e iPhone (iOS). O usuário pode acessar o programa a partir de qualquer dispositivo apenas com login. Suas principais funcionalidades do pacote Office são: Writer, para textos, Sheet, para planilhas e Show, para apresentações.

Zoho Docs permite criar e editar planilhas, apresentações e documentos de texto online — Foto: Divulgação/Zoho Docs

Como excluir todas as linhas em branco no Excel de uma vez

Como excluir todas as linhas em branco no Excel de uma vez

BrOffice ou Microsoft Office: qual escolher? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo