Celulares

Por Giovana Guerra, para o TechTudo


O ano de 2019 foi um período produtivo para a Apple. A empresa lançou um trio de smartphones e uma nova geração do Apple Watch em setembro, além de algumas surpresas, como a nova geração do iPod Touch e o novo AirPods Pro. Caso os rumores sejam confirmados, 2020 promete ser outro ano agitado para a gigante da tecnologia. Dentre os possíveis lançamentos estão os sucessores do iPhone 11, um smartphone de baixo custo e a adoção da tecnologia 5G. A seguir, confira alguns dos supostos lançamentos da Apple para 2020.

iPhone 11, 11 Pro e Pro Max no Brasil: veja a tabela de preços e outros detalhes

iPhone 11, 11 Pro e Pro Max no Brasil: veja a tabela de preços e outros detalhes

iPhone SE 2 (ou iPhone 9)

Dentre os possíveis lançamentos da Apple para 2020 está um iPhone de baixo custo. O nome "iPhone SE 2" vem sendo utilizado para se referir ao smartphone, uma alusão ao iPhone SE, celular mais acessível já lançado pela Apple. No entanto, um rumor do site japonês Mac Otakara explica que o aparelho deve se chamar iPhone 9, já que ele seria um continuação do iPhone 8.

iPhone SE 2 deve ter design similar ao do iPhone 8 — Foto: Reprodução/MacRumors

De acordo com o analista da Apple Ming-Chi Kuo, o celular deve ser lançado na primeira metade de 2020, possivelmente em março. O aparelho deve seguir o mesmo design do iPhone 8, com tela LCD de 4,7 polegadas. Além disso, deve usar o Touch ID no lugar do Face ID.

Para manter o baixo custo, o iPhone SE 2 deve ter apenas um sensor em seu conjunto fotográfico traseiro, mas deve vir equipado com o processador A13 Bionic, que provavelmente garantirá velocidade e alta performance, tendo em vista que é o processador mobile mais avançado da Apple até o momento. Rumores apontam para memória RAM de 3 GB e armazenamento de 64 GB e 128 GB.

iPhone 12, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max

Com lançamento esperado para setembro de 2020, os sucessores do iPhone 11 devem se chamar iPhone 12, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max. A expectativa é que sejam lançados quatro iPhones, com três tamanhos diferentes: um de 5,4 polegadas, um de 6,7 polegadas e dois de 6,1 polegadas.

iPhone 11 pode ganhar sucessor com design similar ao do iPhone 4 — Foto: Reprodução/Phone Arena

Em relação ao design, rumores apontam para laterais metálicas, similares às do iPhone 4. Além disso, a tela deve ganhar mais espaço com a redução do notch. Os rumores sugerem que um dos aparelhos de 6,1 polegadas, juntamente com o de 6,7 polegadas, deve ser mais avançado e conter câmera tripla, enquanto os outros dois seriam modelos inferiores e de menor custo, com sistema de câmera dupla. O display deve ser OLED para todos os modelos, independente do custo.

Rumores sugerem a produção de um possível processador A14 para rodar nos modelos de 2020, um chip de 5 nanômetros menor, mais rápido e com bateria mais eficiente. O analista do banco Barclays, Blayne Curtis, sugere que o iPhone 12 terá memória RAM de 4 GB, enquanto o iPhone 12 Pro terá 6 GB. O Touch ID pode voltar. Os rumores são de que os novos aparelhos terão um leitor de impressão digital sob a tela produzido pela Qualcomm. Eles devem usar tanto o Touch ID quanto o Face ID.

iPad Pro

Com o lançamento das novas versões do iPad, iPad Air e iPad Mini em 2019, a suspeita é de que a Apple trará a atualização do iPad Pro, atualizado pela última vez em outubro de 2018.

Geração atual do iPad Pro foi lançada em 2018 — Foto: Divulgação/Apple

Não existem tantos rumores circulando sobre esse possível lançamento, mas uma suposta foto vazada indica que o tablet contará com três câmeras, uma grande mudança já que o atual modelo do iPad Pro contém apenas uma. Há rumores também de uma mudança na tela, que passaria a contar com painéis mini-LED.

Outros aprimoramentos também são esperados, como maior duração da bateria, carregamento rápido, mais memória RAM, melhor conectividade da Apple Pencil, melhoria no Face ID e conectividade 5G.

iPhone 5G

— Foto: Divulgação/Qualcomm

Os iPhones de 2020 devem passar a contar com tecnologia 5G. A Apple deve abandonar os chips da Intel, utilizados na linha iPhone 11 e voltar a utilizar equipamentos da Qualcomm. A negociação se deu após acordo entre a fabricante de chipsets e a Apple, que encerrou uma disputa judicial envolvendo royalties e patentes que ocorria desde 2017.

Os rumores são de que a maçã vai utilizar a tecnologia 5G da Qualcomm somente até 2022. Depois disso, a empresa deve desenvolver tecnologia de solução de conectividade própria.

Apple Glasses

Rumores de que a Apple estaria trabalhando na produção de óculos de realidade aumentada (AR, na sigla em inglês) não são novos, mas parece que agora é pra valer. Segundo reportagem publicada pelo jornal asiático Digitimes, o Apple Glasses, como vem sendo chamado, deve ser lançado no segundo semestre de 2020. Já o analista Ming-Chi Kuo disse que ele deve chegar ao mercado no terceiro trimestre.

Os rumores são de que além de um poderoso headset de realidade virtual (VR, na sigla em inglês), a Apple também estaria trabalhando com um óculos smart de realidade aumentada, mas não existe certeza se os óculos e o headset seriam um projeto único ou dois projetos distintos. O Apple Glasses deve possuir câmera escondida, fones de ouvido removível e a conexão deve ser feita com uma “caixa dedicada” ao invés do uso de smartphone ou computador para conectar ao dispositivo.

Apple Glasses deve ser lançado em 2020 — Foto: Reprodução/PhoneArena

Apple Watch Series 6

Outra expectativa para 2020 é o lançamento do Apple Watch Series 6. De acordo com o analista Ming-Chi Kuo, a nova geração do Apple Watch deve ser mais rápida e mais resistente à água. O relógio smart deve contar ainda com monitores MicroLED e rastreamento do sono.

Os avanços, de acordo com Kuo, serão possíveis graças ao uso de um polímero de cristal líquido (LCP) nas placas de circuitos flexíveis do novo Apple Watch Series 6. A resistência à água vem desde o Apple Watch Series 2, mas devido às melhorias, a próxima geração deve estar certificada para a prática de atividades aquáticas de alto desempenho.

Nova geração do Apple Watch deve ser ainda mais resistente à água — Foto: Divulgação/Apple

Com informações de MacRumors (1, 2, 3 e 4), Reuters, Apple Insider e TechRadar

Melhores do Ano TechTudo 2019: conheça os celulares vencedores

Melhores do Ano TechTudo 2019: conheça os celulares vencedores

Mais do TechTudo