Jogos de aventura

Por Thomas Schulze, para o Techtudo


Crossfire é um jogo de tira online em primeira pessoa que tem como maior objetivo para os jogadores escalar no sistema de patentes, somando muitos pontos de experiência. Para entender melhor as patentes do game da SmileGate, confira a seguir uma explicação sobre o ranking do FPS, incluindo uma lista com o nome de todas as patentes e as dicas para subir de elo mais rapidamente. Lembrando que Crossfire está disponível de graça para download, exclusivamente para PCs.

Conheça todas as patentes do Crossfire — Foto: Divulgação/Crossfire Conheça todas as patentes do Crossfire — Foto: Divulgação/Crossfire

Conheça todas as patentes do Crossfire — Foto: Divulgação/Crossfire

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Quais são as patentes

O nível de habilidade dos jogadores de Crossfire é filtrado através de um sistema de patentes. Quanto mais e melhor você joga, mais alto estará no ranking interno do jogo. Todos começam com zero pontos, na patente Recruta, e o elo máximo que pode ser alcançado é o de Marechal. Mas é necessário somar milhares de pontos de experiência para chegar ao topo. A progressão de níveis funciona assim:

Patentes no Crossfire

Patente Pontuação necessária
Recruta 0 pontos
Soldado 2ª classe 912 pontos
Soldado 1ª classe 1.824 pontos
Cabo 3.192 pontos
3º Sargento 5.016 pontos
2º Sargento 17.784 pontos
1º Sargento 78.660 pontos
Subtenente 174.420 pontos
2º Tenente 326.724 pontos
1º Tenente 771.780 pontos
Capitão 1.333.572 pontos
Major 2.057.700 pontos
Tenente-Coronel 3.277.044 pontos
Coronel 5.028.198 pontos
General de Brigada 7.578.036 pontos
General de Divisão 10.586.211 pontos
General de Exército 14.660.571 pontos
General Supremo 19.945.611 pontos
Marechal 26.564.451 pontos
Crossfire: conheça todas as patentes do FPS — Foto: Reprodução / Thomas Schulze Crossfire: conheça todas as patentes do FPS — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

Crossfire: conheça todas as patentes do FPS — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como subir de elo

Conforme você sobe de patentes, desbloqueia benefícios fixos para seu perfil de jogador, como novas armas, itens e dinheiro virtual. Há muitas formas de escalar níveis e ganhar experiência no Crossfire: uma delas é derrotando os jogadores marcados como VIP durante as partidas. Eles possuem as melhores armas, são os mais experientes, e suas armas carregam bônus que valem para todos os competidores da partida. Se você conseguir derrotar um VIP, ganhará centenas de pontos a mais.

Também vale a pena entrar em lobbies formados por rivais com patentes muito mais altas que a sua. Se você conseguir não morrer muito e ainda arrancar algumas eliminações de jogadores mais fortes, será muito premiado. Só é preciso tomar o cuidado de causar mais abates do que sofrê-los, para pontuar bem.

Crossfire: a chave para subir de patente é vencer os jogos e matar mais do que morrer — Foto: Reprodução/Thomas Schulze Crossfire: a chave para subir de patente é vencer os jogos e matar mais do que morrer — Foto: Reprodução/Thomas Schulze

Crossfire: a chave para subir de patente é vencer os jogos e matar mais do que morrer — Foto: Reprodução/Thomas Schulze

Quanto mais participativo você for durante as fases, mais pontos ganhará, mesmo que o seu time seja derrotado. Vale mais a pena focar em fazer o seu papel e jogar bem do que na vitória, então memorize os mapas e tente sempre dar assistências aos seus companheiros.

Além disso, para poupar tempo na escalada de elo, fique de olho na aba Loja do Crossfire. No catálogo de itens você encontrará vários equipamentos que elevam seu ganho de experiência entre 10% e 30%. O melhor de tudo é que esses bônus são cumulativos, ou seja, você pode equipar diferentes itens de ganho de experiência em diferentes partes do corpo.

Entre todos os modos de jogo de Crossfire, o melhor para subir de patente e ganhar muitos pontos de experiência é o Fuga, já que nele tanto os membros do Globalrisk como do Blacklist recebem centenas de pontos de XP. Lembre que o sistema de patentes não é diretamente relacionado com o elo do modo ranqueado. É preciso chegar à patente Tenente para jogar no modo ranqueado, que possui seu próprio elo interno.

Patentes no Crossfire podem ser conquistadas mais rapidamente ao jogar o modo Fuga — Foto: Reprodução/Thomas Schulze Patentes no Crossfire podem ser conquistadas mais rapidamente ao jogar o modo Fuga — Foto: Reprodução/Thomas Schulze

Patentes no Crossfire podem ser conquistadas mais rapidamente ao jogar o modo Fuga — Foto: Reprodução/Thomas Schulze

A cada temporada ranqueada é possível escalar entre os elos Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante, Mestre, Lenda e Top 100. Enquanto as patentes são fixas, o elo rankeado precisa ser reconquistado a cada nova Temporada do Crossfire. Aqui, é preciso vencer os jogos para pontuar mais, então deixe o desempenho individual um pouco de lado e foque em conquistar vitórias a todo custo.

Independente de fazer o grinding para subir de patente ou de elo no modo ranqueado, lembre de se divertir e se esforçar para se aprimorar como jogador. Assim, será apenas questão de tempo até alcançar a desejada patente de Marechal e entrar no top 100 de Crossfire.

Via Crossfire

Quer mandar bem em Crossfire? Confira dicas no fórum do TechTudo

Mais do TechTudo