Jogos de corrida

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


Project CARS 3, ou "Project CARS Revolution", segundo alguns rumores, deve ser o próximo game de corrida da empresa Slightly Mad Studios, responsável pelos dois jogos anteriores e que foi comprada pela Codemasters. O título está envolto em mistério há algum tempo, desde que foi anunciado em produção em dezembro de 2018, seguido por promessas do CEO do estúdio, Ian Bell, de que ele será até 200% melhor do que Project CARS 2. Ainda não se sabe muito sobre o lançamento, porém é provável que ele saia no final de 2020 ou início de 2021 para PC, com versões para o PlayStation 5 (PS5) e Xbox Series X. Confira o que já foi revelado sobre Project CARS 3 e algumas especulações.

Project Cars 2, na imagem, já era bastante impressionante e as promessas para Project Cars 3 Revolution são ambiciosas — Foto: Divulgação/Bandai Namco Project Cars 2, na imagem, já era bastante impressionante e as promessas para Project Cars 3 Revolution são ambiciosas — Foto: Divulgação/Bandai Namco

Project Cars 2, na imagem, já era bastante impressionante e as promessas para Project Cars 3 Revolution são ambiciosas — Foto: Divulgação/Bandai Namco

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Uma revolução?

O nome "Project CARS Revolution" tem aparecido ao redor do terceiro game da série – porém, de maneiras sutis e não definitivas. Uma delas foi em uma imagem promocional de um console próprio que a Slighty Mad Studios pretendia lançar, chamado de "Mad Box", mas que não foi anunciado. Na foto divulgada, o display do aparelho exibe um game chamado de "Project CARS Revolution". Em sua conta pessoal do Twitter, o fundador Ian Bell também comentou que "o próximo Project CARS será uma Revolução". Vale citar que a palavra "Revolution" ficou destacada na frase.

Entre Need for Speed: Shift e Assetto Corsa

Segundo o CEO, o próximo Project CARS será como um "sucessor espiritual" de Need for Speed: Shift, um game de 2009 que tentou trazer um estilo mais realista para as corridas de rua. Na época do lançamento, porém, o título não foi tão bem aceito pelo público que estava acostumado com uma abordagem mais voltada para a diversão.

O próximo Project CARS será bastante focado em simulação realista e "menos sandbox", segundo Ian Bell. O fundador também mencionou que o jogo promete ser "mais divertido". No entanto, ele esclareceu que isso não significa que a jogabilidade do game será mais descompromissada. É possível dizer que a diversão citada por Ian deve estar relacionada à simulação de qualidade do game.

Project Cars 2, na imagem, trazia uma boa física mas Project Cars 3 Revolution pretende ir além — Foto: Divulgação/Bandai Namco Project Cars 2, na imagem, trazia uma boa física mas Project Cars 3 Revolution pretende ir além — Foto: Divulgação/Bandai Namco

Project Cars 2, na imagem, trazia uma boa física mas Project Cars 3 Revolution pretende ir além — Foto: Divulgação/Bandai Namco

No Twitter, um usuário respondeu ao chefe da Slightly Mad Studios e comparou o futuro Project CARS ao jogo de corrida Assetto Corsa, um dos concorrentes atuais entre fãs de simulação. Ian deu uma alfinetada no rival ao dizer que os títulos não seriam parecidos, pois Project CARS 3 iria manter uma física realista.

200% melhor?

Um tweet de Ian recebeu mais atenção do que os outros. Na postagem, o CEO afirma que o próximo game "está 200% melhor que Project CARS 2" – uma promessa que ele disse que poderia ser excessivamente otimista. No entanto, o piloto Austin Ogonoski da equipe Lengert Motorsports, que tem parceria com a Slightly Mad Studios, confirmou a informação e disse que Ian "não estava brincando".

Em outra ocasião, o CEO da empresa mencionou que tentaram dar suporte a muitas variações de Project CARS 2 e que isso causou alguns problemas, mas que não tinham qualquer intenção de cortar conteúdo no terceiro game. Project CARS 2 tem mais de 140 pistas em 60 locais diferentes ao redor do mundo – e esse número deve aumentar em Project CARS Revolution.

Plataformas compatíveis

Como é um estúdio focado em jogos para PC, a expectativa é de que a Slightly Mad Studios anuncie Project CARS 3 para computadores. Além disso, sua nova parceria com a Codemasters pode significar que não vão perder a janela de lançamento de novas plataformas, período sempre muito lucrativo, com os PlayStation 5 e Xbox Series X.

O console Mad Box seria uma das plataformas a receber Project Cars 3 Revolution, porém não se sabe se ele ainda será lançado — Foto: Reprodução/GTPlanet O console Mad Box seria uma das plataformas a receber Project Cars 3 Revolution, porém não se sabe se ele ainda será lançado — Foto: Reprodução/GTPlanet

O console Mad Box seria uma das plataformas a receber Project Cars 3 Revolution, porém não se sabe se ele ainda será lançado — Foto: Reprodução/GTPlanet

Ian comentou ainda que o game poderia englobar múltiplas gerações – o que significa possíveis versões do título também no PlayStation 4 (PS4) e Xbox One. Vale lembrar, no entanto, que o primeiro Project CARS também tinha a intenção de sair em várias plataformas, mas as edições para PlayStation 3 (PS3), Xbox 360 e Nintendo Wii U foram canceladas.

Lançamento

O CEO da Slightly Mad Studios comentou, em julho de 2019, que a revelação do terceiro game seria feita "em breve" – o que até agora não ocorreu. Provavelmente, este atraso tem relação com o fato de que a empresa foi comprada pela Codemasters, companhia conhecida por games de corrida como Grid e Dirt. A nova marca, portanto, deve ter sua própria agenda para revelação e lançamento. Vale citar que Ian também se tornou diretor executivo no conselho da Codemasters e deve ter voz nessa questão.

Project Cars 3 Revolution poderá ser até 200% melhor que Project Cars 2, na imagem — Foto: Divulgação/Bandai Namco Project Cars 3 Revolution poderá ser até 200% melhor que Project Cars 2, na imagem — Foto: Divulgação/Bandai Namco

Project Cars 3 Revolution poderá ser até 200% melhor que Project Cars 2, na imagem — Foto: Divulgação/Bandai Namco

O primeiro Project CARS levou aproximadamente quatro anos para ser desenvolvido, após sua campanha de financiamento coletivo. Por outro lado, Project CARS 2 levou apenas dois anos para ser concluído. De acordo com comentários do chefe da Slight Mad Studios, o próximo game já está em um estágio bastante jogável e, por isso, não é difícil imaginar o lançamento para o final de 2020 ou início de 2021, apesar de ser puramente especulação.

Project CARS 2: saiba tudo sobre o game

Project CARS 2: saiba tudo sobre o game

Project CARS é o melhor simulador de corrida? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo