Redes sociais

Por Isys Bastos, para o TechTudo


Quem é o dono do Instagram? Essa é uma dúvida comum entre os usuários da rede social de fotos e vídeos. Embora o app já esteja prestes a completar dez anos de lançamento em 2020, algumas pessoas ainda sabem pouco sobre seu funcionamento. A plataforma, que se popularizou pelo fácil manuseio e possibilidade de fazer edições rápidas, é uma das preferidas dos brasileiros.

Segundo o relatório da Statista, o Brasil atualmente conta com 72 milhões de usuários na rede social. Além disso, de acordo com o relatório Digital in 2019, o app tem o mais alto índice de engajamento em comparação com outros. A seguir, o TechTudo preparou uma lista com sete curiosidades sobre a rede social.

O Instagram pune usuários que violem as regras de uso da rede — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Foi co-criado por um brasileiro

O Instagram também é, em parte, brasileiro. Ele foi criado por meio de uma parceria entre os engenheiros de software Kevin Systrom, um norte-americano, e Mike Krieger, um brasileiro. Lançado em outubro de 2010 apenas para iPhone (iOS), o app fez sucesso logo no início: em dezembro do mesmo ano, o Instagram já tinha um milhão de usuários.

2. O Instagram é do Facebook

Devido ao seu sucesso nos anos iniciais, o Facebook logo demonstrou interesse em adquirir o aplicativo. Em 2012, o app foi vendido por um valor estimado pela imprensa em US$ 1 bilhão. Na época, o Instagram tinha acabado de lançar sua versão para Android, o que permitiu alcançar um número ainda maior de usuários. Recentemente, após o anúncio da integração com o Facebook e WhatsApp e a mudança de logomarca da empresa, usuários notaram a presença da marca Facebook sempre que o Instagram é iniciado.

Nova logo do Facebook aparece ao iniciar Instagram — Foto: Foto: Reprodução/Isys Bastos

3. O Brasil é o terceiro com maior número de usuários no Instagram

O favoritismo dos brasileiros pelo Instagram se comprova nos dados estatísticos. De acordo com dados da Statista, em 2019, o Instagram tinha 72 milhões de perfis brasileiros. O país perdeu em número de usuários apenas para os Estados Unidos e para a Índia.

4. Instagram é o novo Tinder

Muitos usuários utilizam o Instagram para além da postagem de fotos e vídeos. Pessoas que não são adeptas de apps de relacionamento, como o Tinder, por exemplo, estão buscando outros meios para encontrar um novo "match". Além das curtidas em fotos antigas e a resposta aos Stories, que dão aquela ajudinha na hora de demonstrar interesse, diversas outras funções reforçam o potencial de relacionamento da rede social.

5. Instagram Stories é mais popular do que o Snapchat

O Instagram Stories tem superado cada vez mais o número de usuários do Snapchat, pioneiro no modelo de postagem temporária. Pesquisas mostram que pelo menos metade de todos os usuários do Instagram visualizam os Stories todos os dias, sendo este número o dobro de usuários do app rival. Para potencializar ainda mais a adesão do público, a rede social frequentemente lança novos recursos, como filtros, música, enquetes, entre outros.

Como usar snaps em posts do Instagram Stories (Foto: Carolina Oliveira/TechTudo) — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo

6. Instagram é a rede social mais nociva à saúde mental

Estudos apontam que o Instagram aumenta as chances de desenvolver doenças como ansiedade e depressão, além de afetar a qualidade do sono e provocar a insatisfação com o próprio corpo, principalmente entre os jovens. Seu uso indiscriminado pode levar à criação de expectativas irreais, comparações e sentimento de inadequação. Por conta disso, pesquisadores indicam que passar menos tempo conectado é uma solução para evitar os prejuízos à saúde mental.

7. Instagram também é utilizado para estudo

Além de ser uma rede social para interagir, curtir fotos e também divulgar seu negócio ou produto, o Instagram também tem se popularizado para o que está sendo chamado de studygram. Perfis dedicados a conteúdos voltados para educação buscam ajudar estudantes pré-vestibular ou amantes de um idioma, por exemplo. A ideia é motivar e oferecer dicas que possam ajudar outros usuários na criação de uma rotina de estudos.

Como fazer quiz e perguntas no Instagram Stories: Eu nunca, Stop e mais

Como fazer quiz e perguntas no Instagram Stories: Eu nunca, Stop e mais

Como ver e postar vídeos no Instagram? Descubra no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo