Roteadores

Por Fernando Sousa, para o TechTudo


Deco X60 é o novo roteador Mesh da TP-Link. O produto chega com Wi-Fi 6, padrão mais recente que promete maior velocidade nas conexões sem fio. Além disso, segundo a empresa, o lançamento pode conectar até 150 dispositivos ao mesmo tempo em uma única rede, com cobertura de aproximadamente 460 metros quadrados. Os aparelhos chegam ao mercado em março de 2020 e o kit com duas unidades tem preço oficial de US$ 270, algo em torno de R$ 1.132 em conversão direta, sem impostos.

Roteador Deco X60 traz Wi-Fi 6 e promete conexão para até 150 dispositivos — Foto: Reprodução/YouTube/Yuri Hildebrand Roteador Deco X60 traz Wi-Fi 6 e promete conexão para até 150 dispositivos — Foto: Reprodução/YouTube/Yuri Hildebrand

Roteador Deco X60 traz Wi-Fi 6 e promete conexão para até 150 dispositivos — Foto: Reprodução/YouTube/Yuri Hildebrand

O roteador traz ainda a tecnologia BSS Coloring, que detecta redes vizinhas para minimizar interferências e sobrecarga nos canais, mantendo a estabilidade na rede local. Outro recurso é o Beamforming, que detecta automaticamente a posição dos aparelhos com maior demanda de banda, intensificando o sinal especificamente nas áreas necessárias.

O Deco X60 promete alto desempenho com o novo Wi-Fi 6, oferecendo velocidades de 574 Mb/s na faixa de 2.4 GHz e 2.402 Mb/s em 5 GHz. Segundo a fabricante, o roteador é ideal para assistir a filmes e séries via streaming, por exemplo, já que não deve apresentar atrasos na conexão.

Deco X60 tem design similar aos demais roteadores Mesh da TP-Link. — Foto: Divulgação/ TP-Link Deco X60 tem design similar aos demais roteadores Mesh da TP-Link. — Foto: Divulgação/ TP-Link

Deco X60 tem design similar aos demais roteadores Mesh da TP-Link. — Foto: Divulgação/ TP-Link

O equipamento conta ainda com o sistema HomeCare, que aprimora a segurança da rede e atribui um controle parental nas conexões, além de antivírus e sistema WPA3 de criptografia. O Deco X60 também pode ser facilmente configurado por meio do Deco App e tem suporte a comandos de voz por meio da assistente virtual Amazon Alexa, assim como é compatível com os demais roteadores da família Deco da TP-Link. Vale lembrar que Deco M5 e o Deco M4 fazem parte da linha e estão disponíveis para comprar no Brasil.

Qual é o melhor roteador? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo