Por Constância García *, da Redação


A Samsung lançou suas novas linhas de TVs premium e para uso cotidiano com tecnologia QLED nesta segunda-feira (6), durante a CES 2020. As novas televisões premium contam com modelos de mais de 75 polegadas e resolução 8K. Para as TVs de uso doméstico, foram anunciados quatro novos modelos com painel em resolução 4K, suporte ao modo ambiente com a tecnologia de object tracking sound (OTS). Além dessas, a fabricante apresentou também a nova versão da The Wall, maior televisão disponível no mercado, com 292 polegadas e resolução 8K.

As novas TVs foram lançadas oficialmente durante a CES 2020, mas TechTudo teve acesso em primeira mão às especificações dos aparelhos, durante uma visita à sede da Samsung em Seul, na Coreia do Sul. Vale ressaltar que os modelos são equipados com a tecnologia MicroLED, evolução do OLED, que promete muito mais brilho. Ainda não há previsão para a chegada dos modelos ao Brasil e a Samsung também não revelou o preço dos televisores.

Quer comprar uma smart TV barata? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo.

Melhores do Ano TechTudo 2019: conheça os eletrônicos vencedores

Melhores do Ano TechTudo 2019: conheça os eletrônicos vencedores

Smart TVs 4K

As televisões da linha QLED têm foco na expansão da tecnologia e chamam a atenção pelo tamanho. São quatro modelos de smart TV com resolução 4K. As opções são Q60T, Q70T, Q80T e Q90T, todas com tela "infinita" e equipadas com processador Quantum 4K e som surround. Os modelos também suportam a Bixby, assistente virtual da marca. Abaixo, o TechTudo detalha as tecnologias que equipam as TVs.

  • Color volume 100%

Tecnologia presente na Q60T, color volume 100% garante que o modelo revele, de forma mais definida, o HDR. Com ela, o televisor é capaz de exibir imagens mais brilhantes. Equipadas com o chip Quantum, a Q60T consegue exibir mais de 1 bilhão de opções de cores. Aliada ao color volume, a opção de ultra view angle pode exibir pretos mais reais de qualquer ângulo que o usuário assista à TV. Os modelos também devem aumentar seu contraste em cerca de 27%, trazendo cores mais naturais.

Opção já presente nas televisões lançadas em 2019, o modo ambiente permite camuflar o aparelho em seu local de instalação. Desta forma, é possível que a TV fique "escondida" em uma parede, por exemplo. A tecnologia está embarcada em todas as novas TVs da Samsung.

A Smart TV QLED Q70 em Modo Ambiente — Foto: Luciana Maline/ TechTudo A Smart TV QLED Q70 em Modo Ambiente — Foto: Luciana Maline/ TechTudo

A Smart TV QLED Q70 em Modo Ambiente — Foto: Luciana Maline/ TechTudo

  • Object tracking sound (OTS)

Os modelos Q80T e Q90T têm suporte ao object tracking sound. A nova tecnologia traz aos televisores diversos sensores, que ficam instalados na carcaça do aparelho. A função deles é simples: quando calibrados, conseguem rastrear a movimentação de um objeto que é exibido na TV e, a partir daí, aplicar uma experiência de som mais imersiva. Por exemplo, se uma borboleta voa na parte central do televisor, o som sairá da região em que ela percorre.

  • Multimedia experience

Pesquisas de uso feitas pela Samsung revelaram que os usuários, em sua maioria, assistem à TV com um celular na mão. Para facilitar esta interação, todas os novos televisores da linha 4K têm suporte ao multimedia experience, que permite dividir a tela da smart TV, espelhando o smartphone no aparelho. Esta opção é configurada diretamente na televisão é pode ser usada tanto por celulares com Android, quanto por usuários do iPhone (iOS).

Smart TVs 8K

Q950TS e Q800T são os novos modelos de smart TV 8K da Samsung que também podem ser usadas em casa. Segundo a fabricante sul-coreana, a chegada das novas TVs consolida o sucesso do chamado ecossistema 8K, que contempla novos conteúdos e novos formatos de exibição.

Para suportar conteúdos em 8K, as novas linhas de TV premium da Samsung contam com as mesmas tecnologias das TVs de entrada listadas acima e também têm a presença do processador Quantum em sua versão para o 8K. Além delas, os televisores contam com a chamada AI Upscailling, que funciona como uma espécie de paliativo para suprir a falta de conteúdos produzidos em uma resolução tão alta. Graças ao recurso, filmes ou séries exibidos em qualquer resolução podem ser transformados em peças 8K.

Outro diferencial do modelo é a possibilidade de controle por comando de voz. Com a introdução da Bixby, os televisores se tornam compatíveis com os principais assistentes virtuais em uso atualmente. Para os brasileiros, o destaque da linha premium da Samsung fica para o suporte com a Alexa em português brasileiro.

Nova linha 8K é anunciada pela Samsung na CES — Foto: Divulgação/Samsung Nova linha 8K é anunciada pela Samsung na CES — Foto: Divulgação/Samsung

Nova linha 8K é anunciada pela Samsung na CES — Foto: Divulgação/Samsung

Ainda sem previsão de chegada ao Brasil, as novas TVs 8K desembarcam na CES com telas maiores. A linha Q800T conta com painéis de 55 a 98 polegadas. Já a família Q950TS tem modelos entre 65 e 85 polegadas.

The Wall

TV modular anunciada na CES 2019, a nova versão da The Wall consegue alcançar até 292 polegadas e pode variar entre as resoluções 4K e 8K. Com o tamanho que pode transformar a parede do usuário em um telão de cinema, o destaque do modelo fica por conta dos módulos. Juntos, eles podem formar aparelhos que variam entre 75, 88, 93, 110, 150 e até 292 polegadas.

Samsung anuncia nova versão da The Wall na CES 2020 — Foto: Divulgação/Samsung Samsung anuncia nova versão da The Wall na CES 2020 — Foto: Divulgação/Samsung

Samsung anuncia nova versão da The Wall na CES 2020 — Foto: Divulgação/Samsung

Estes módulos são capazes de reproduzir imagens mais reais. O TechTudo conseguiu assistir a alguns conteúdos no paredão da Samsung, na visita à sede da fabricante, em Seul. Apesar de ser a promessa de uma TV mais brilhante, os pequenos quadrinhos que fazem parte do telão chamam a atenção pelo fato de praticamente não produzirem reflexo. Outro destaque fica para a ausência de bordas: cada um dos módulos conta com uma telinha "infinita" que, juntas, se transformam na The Wall.

The Wall é apresentada pela Samsung — Foto: Constância García/TechTudo The Wall é apresentada pela Samsung — Foto: Constância García/TechTudo

The Wall é apresentada pela Samsung — Foto: Constância García/TechTudo

Smart TV: qual devo comprar? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

* A jornalista viajou para Coreia do Sul a convite da Samsung.

Mais do TechTudo