Roteadores

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


Roteadores com suporte ao Wi-Fi 6 estão virando realidade em 2020. A CES 2020 marcou a chegada "em peso" da primeira geração de aparelhos com a nova tecnologia: TP-Link, D-Link e Linksys são algumas das empresas que mostraram seus produtos. A tecnologia mesh dominou entre os novos roteadores e outra tendência, a conectividade 5G nos novos modens-roteadores, também se fez presente nos lançamentos. A seguir, veja os modelos dessas marcas, além de Asus, Razer e Linksys, que apareceram na feira de eletrônicos e nos quais vale a pena ficar de olho este ano.

Vale destacar que o Wi-Fi 6 é um novo padrão de rede, que promete ser mais rápido — velocidade até 40% maior — e mais seguro que o atual, o Wi-Fi 5. A nova tecnologia deve resolver problemas como sobrecarga de pontos de acesso públicos e dar maior eficiência e desempenho aos usuários conectados. O Wi-Fi 6 é compatível com roteadores mais antigos, mas é necessário ter um aparelho com receptor atual para aproveitar todos os benefícios da tecnologia.

Como descobrir a senha do Wi-Fi pelo celular

Como descobrir a senha do Wi-Fi pelo celular

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo.

1. TP-Link Deco X90, X60 e X20

Deco X90 da TP-Link promete velocidades de até 6,6 Gb/s — Foto: Divulgação/TP-Link Deco X90 da TP-Link promete velocidades de até 6,6 Gb/s — Foto: Divulgação/TP-Link

Deco X90 da TP-Link promete velocidades de até 6,6 Gb/s — Foto: Divulgação/TP-Link

A TP-Link concentrou seus esforços em produtos da linha Deco, com tecnologia mesh. Os modelos X20, X60 e X90 oferecem velocidades máximas estimadas de 1,8, 3,0 e 6,6 Gb/s (gigabits por segundo), respectivamente.

Do trio, o X90 é o top de linha. Com tecnologia tri-band (uma rede 2,4 GHz e outras duas de 5 GHz ao mesmo tempo), ele promete combinar a melhor performance com a maior cobertura possível. A proposta do aparelho é disponibilizar conectividade eficiente para vários dispositivos ao mesmo tempo — a TP-Link fala em 200 roteadores em uma área de até 1.800 metros quadrados.

O intermediário X60 tem velocidades máximas de 3,0 Gb/s e opera em modo dual-band. Segundo a marca, seria suficiente para atender 150 dispositivos simultâneos dentro de uma área de 1.500 m².

Deco X20 tem menos velocidade, mas poderá ser encontrado em trios — Foto: Divulgação/TP-Link Deco X20 tem menos velocidade, mas poderá ser encontrado em trios — Foto: Divulgação/TP-Link

Deco X20 tem menos velocidade, mas poderá ser encontrado em trios — Foto: Divulgação/TP-Link

O X20 é o modelo mais simples da série e promete velocidades de até 1,8 Gb/s. Também dual-band, o roteador é o único da série que pode ser comprado em pares ou em trios (os demais modelos serão lançados em pacotes com duas unidades, cabendo ao usuário comprar uma terceira avulsa).

Segundo a TP-Link, todos oferecem tecnologias típicas do Wi-Fi 6, como MU-MIMO e OFDMA, ambas úteis para racionalização da conexão em redes mais congestionadas. Os novos Deco contam com sistema antivírus (oferecido separadamente em planos por assinatura), além do novo protocolo de segurança WPA3.

2. D-Link DIR-X1560

Novos modelos Wi-Fi 6 da D-Link chegam ao mercado até o meio do ano nos Estados Unidos — Foto: Divulgação/D-Link Novos modelos Wi-Fi 6 da D-Link chegam ao mercado até o meio do ano nos Estados Unidos — Foto: Divulgação/D-Link

Novos modelos Wi-Fi 6 da D-Link chegam ao mercado até o meio do ano nos Estados Unidos — Foto: Divulgação/D-Link

A D-Link revelou vários modelos de roteadores durante a CES 2020. O mais simples deles é o DIR-X1560. Dual-band, o equipamento promete velocidades máximas de 1,5 Gb/s e oferece quatro canais simultâneos de conexão para redes menos congestionadas. O dispositivo é compatível com as tecnologias MU-MIMO e OFDMA, parte do Wi-Fi de sexta geração e essenciais para redes mais eficientes.

O DIR-X1560 oferece tecnologia de criptografia de dados de 128 bits. Robusto, o recurso tem potencial de tornar os dados trocados na rede mais seguros e difíceis de serem interceptados por invasores. Assim como os demais da linha AX da D-Link, ele desembarca ainda no primeiro semestre nos EUA.

3. D-Link DIR-X5460

Mais poderoso, o DIR-X5460 tem seis antenas — Foto: Divulgação/D-Link Mais poderoso, o DIR-X5460 tem seis antenas — Foto: Divulgação/D-Link

Mais poderoso, o DIR-X5460 tem seis antenas — Foto: Divulgação/D-Link

Se o modelo anterior era a proposta de entrada, o DIR-X5460 é a opção da D-Link para usuários mais exigentes. O modelo também oferece a tecnologia de criptografia de 128 bits, suporte a recursos avançados do Wi-Fi 6, como MU-MIMO e OFDMA.

O dual-band, no entanto, deve ser mais rápido, com velocidades de até 5,4 Gb/s, além de contar com recursos extras. Entre eles, o BSS Coloring, tecnologia que aproveita melhor o espectro em espaços super povoados de redes Wi-Fi, além de presença de seis antenas. O DIR-X5460 deve chegar ao mercado também no primeiro semestre.

4. Linksys Dual-Band Mesh Wi-Fi Router

Roteador dual-band da Linksys tem formato mais convencional mas também é compatível com redes mesh — Foto: Divulgação/Linksys Roteador dual-band da Linksys tem formato mais convencional mas também é compatível com redes mesh — Foto: Divulgação/Linksys

Roteador dual-band da Linksys tem formato mais convencional mas também é compatível com redes mesh — Foto: Divulgação/Linksys

Roteador em formato mais convencional (mas ainda assim compatível com redes mesh), o Dual-Band da Linksys oferece conectividade wireless em até oito canais diferentes. A promessa é de maior eficiência e uma rede desobstruída, mesmo com vários dispositivos conectados.

Segundo a marca, o modelo pode atingir até 6 Gb/s de velocidade de transferência e entregar uma performance que, usando dispositivos Wi-Fi 6, é até quatro vezes melhor do que aquela possível em dispositivos com Wi-Fi 5 (também conhecido como 802.11ac). O produto deve chegar ao mercado americano ainda neste semestre.

5. Linksys Velop Mesh Gateway e Mobile Hotspot 5G

Portátil, o Mobile Hotspot 5G permite usar redes de dados para criar hotspot Wi-Fi 6 onde o usuário quiser — Foto: Divulgação/Linksys Portátil, o Mobile Hotspot 5G permite usar redes de dados para criar hotspot Wi-Fi 6 onde o usuário quiser — Foto: Divulgação/Linksys

Portátil, o Mobile Hotspot 5G permite usar redes de dados para criar hotspot Wi-Fi 6 onde o usuário quiser — Foto: Divulgação/Linksys

A Linksys também apresentou o Mobile Hotspot 5G, um modem-roteador que se conecta a redes 5G e distribui conexão por meio de Wi-Fi 6. A ideia é que o usuário possa levar o dispositivo em viagens e usar seu plano de dados 5G para conectar vários dispositivos via Wi-Fi em qualquer lugar.

Alternativa mesh da linha, o Velop Mesh Gateway combina as funcionalidades de um roteador Wi-Fi 6 compatível com redes mesh com um modem 5G. Ao contrário do outro modelo, o Velop Mesh Gateway é pensado para ficar na residência ou escritório, contemplando o usuário que usa redes 5G fixas.

Compatível com outros produtos das gerações anteriores da linha Velop, o produto oferece tecnologia própria da marca para redes mesh como forma de garantir maior estabilidade e cobertura. A Linksys não revelou muitos detalhes técnicos, mas promete velocidades quatro vezes maiores no Wi-Fi 6. O lançamento no mercado americano deve na metade do ano.

6. Razer Sila 5G

Modelo da Razer se conecta a redes 5G e distribui Wi-Fi 6 — Foto: Divulgação/Razer Modelo da Razer se conecta a redes 5G e distribui Wi-Fi 6 — Foto: Divulgação/Razer

Modelo da Razer se conecta a redes 5G e distribui Wi-Fi 6 — Foto: Divulgação/Razer

A Razer, marca de acessórios gamer, também apresentou um roteador mesh com suporte ao Wi-Fi de sexta geração e compatibilidade com as redes 5G. Uma característica que diferencia o Sila 5G de outras alternativas é a bateira inclusa no roteador. O componente permite que o roteador seja também um hotspot Wi-Fi portátil para quem deseja ter acesso ao 5G para jogar em qualquer lugar.

O novo aparelho da Razer vem com modem 5G da Qualcomm (o mesmo usado em smartphones top de linha). Há ainda quatro portas Gigabit Ethernet, uma porta WAN de 2,5 Gb/s (gigabits por segundo), porta USB 3.0 e slot para chip SIM. Não foram divulgadas informações sobre preço e disponibilidade do Sila 5G.

7. Asus ZenWiFi AX Wi-Fi System

Modelos da Asus também apostam no conceito mesh e prometem alta performance — Foto: Divulgação/Asus Modelos da Asus também apostam no conceito mesh e prometem alta performance — Foto: Divulgação/Asus

Modelos da Asus também apostam no conceito mesh e prometem alta performance — Foto: Divulgação/Asus

O ZenWiFi, da Asus, vem com a tecnologia AirMesh, da própria marca, que promete conexões estáveis e uma grande área de cobertura. O novo roteador com Wi-Fi 6 é tri-band (uma rede de 2,4 GHz e duas de 5 GHz ao mesmo tempo) e pode ser usado de forma independente se a cobertura da tecnologia mesh não for necessária. Segundo a Asus, o aparelho tem velocidade máxima estimada de 6,6 Gb/s quando usado em comunicação com dispositivos compatíveis com o Wi-Fi 6. Além desse sistema, a Asus também revelou uma versão um pouco mais simples (até 3,3 Gb/s).

Qual é o melhor canal de roteador Wi-Fi? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo