Redes sociais

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O WhatsApp para iPhone ganhou compatibilidade com a função de economia de dados móveis do iOS 13 com a atualização 2.20.10 do aplicativo, liberada nesta segunda-feira (13). Quando o recurso está ativado nas configurações do sistema, o mensageiro deixa de baixar fotos e vídeos pelo 3G ou 4G, mesmo que o download automático pela rede celular esteja habilitado.

O aplicativo também, pela primeira vez, interrompe o download de mensagens de voz para poupar megabytes do pacote. Uma vez desligada a função no smartphone, o app volta ao funcionamento normal. É preciso baixar a versão mais recente do WhatsApp para ter acesso à novidade (saiba como atualizar aplicativos no iPhone).

WhatsApp Beta ganha compatibilidade com modo de economia de dados do iOS 13 — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

De acordo com a lista de mudanças da atualização na App Store, a versão atual do WhatsApp para iOS também traz suporte para chamada em espera e configurações de privacidade para inclusão em grupos. A opção de chamada em espera está disponível no aplicativo desde o final de novembro do ano passado, na mesma época em que foi liberada para todos os usuários da versão estável a opção de privacidade de grupos.

Como ativar o modo de economia de dados no iOS 13

Passo 1. Abra os "Ajustes" do sistema e selecione a opção "Celular";

No iOS 13, acesse o menu "Ajustes" e toque em "Celular" — Foto: Reprodução/TechTudo

Passo 2. Na próxima página, selecione a seção "Opções de Dados Celulares" e ative a chave ao lado de "Modo de Economia de Dados". A partir de então, toda vez que o iPhone estiver conectado aos dados móveis, os áudios e mídias enviadas no WhatsApp não serão baixadas automaticamente.

Selecione "Opções de Dados Celulares" e marque "Modo de Economia de Dados" — Foto: Reprodução/TechTudo

Atualização do WhatsApp Beta para iPhone (iOS)

A compatibilidade para o modo de economia de dados chegou primeiro à versão beta do mensageiro, com a atualização 2.20.10.23, disponível em dezembro de 2019 para os testadores. Na época, a atualização também passou a oferecer atalhos para ao manter certos elementos pressionados por mais tempo – o recurso se chama Haptic Touch e substituiu o 3D Touch no iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max.

Ao manter uma conversa pressionada, por exemplo, o WhatsApp exibe um pop-up com botões para arquivar, silenciar ou marcar o chat como lido. Ao tocar por tempo prolongado em uma conversa de grupo, o usuário também tem acesso ao atalho “Sair do grupo” sem precisar abri-lo – consequentemente, sem precisar enviar recibo de leitura de qualquer mensagem.

A versão beta do mensageiro também trouxe novos botões de compartilhamento rápido de links obtidos em outros apps para contatos frequentes. Além disso, mais elementos da interface aparecem com modo escuro: quando o visual noturno estiver ativado no iPhone, o mapa que surge ao compartilhar uma localização ganha coloração em tons de cinza.

A atualização está disponível para todos os membros do programa TestFlight Beta do WhatsApp para iOS. Antes de baixar, recomenda-se fazer backup das conversas para permitir reverter à versão convencional caso haja algum bug inesperado no app experimental.

Como fazer dois backups no WhatsApp? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.

Como criar um link direto para seu número do WhatsApp

Como criar um link direto para seu número do WhatsApp

Mais do TechTudo