Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O WhatsApp foi o aplicativo mais baixado no mês de dezembro de 2019 em todo o mundo em celulares Android e iPhone (iOS), segundo levantamento da Sensor Tower. O mensageiro acumulou quase 112 milhões de downloads na App Store e na Google Play Store, o que representou um aumento de 30% em relação a dezembro de 2018. O Brasil aparece em segundo lugar na lista de países que mais baixaram o app no período, com 9% do total de downloads, atrás apenas da Índia, que contabilizou 32%.

O TikTok foi o segundo aplicativo mais baixado do ranking mundial, repetindo a lista de novembro, outubro e do terceiro trimestre de 2019. Ao todo, a rede social de vídeos curtos foi baixada 83 milhões de vezes, e o Brasil foi responsável por 10% desses downloads, sendo também o segundo país que mais instalou o app. A Índia ficou em primeiro lugar, com cerca de 30 milhões de instalações. O Facebook, app mais baixado da década 2010-2019, apareceu na terceira posição, seguido por Messenger e Instagram.

WhatsApp foi o aplicativo mais baixado do mundo em dezembro de 2019 — Foto: Reprodução/SensorTower WhatsApp foi o aplicativo mais baixado do mundo em dezembro de 2019 — Foto: Reprodução/SensorTower

WhatsApp foi o aplicativo mais baixado do mundo em dezembro de 2019 — Foto: Reprodução/SensorTower

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O estudo foi realizado pela SensorTower, consultoria especializada no mercado de downloads de aplicativos móveis. A estimativa só leva em consideração as instalações únicas de cada app, e não contabiliza apps pré-instalados do Google no Android ou jogos. A plataforma registra as variáveis dos aplicativos, como o Facebook Lite, por exemplo, como um único app.

Entre outros aplicativos que aparecem na lista, está o Disney+, plataforma de streaming da Disney que foi lançada em novembro de 2019 nos Estados Unidos e alguns países e alcançou o topo dos mais baixados no iOS no mês de lançamento. Agora, o serviço foi o oitavo app mais baixado em iPhones, ainda ficando à frente da Netflix. O Disney+ tem previsão de lançamento no Brasil em novembro deste ano.

Também apareceram na lista o serviço de compartilhamento de arquivos SHAREit, e o editor de vídeos Likee, frequentemente listados como mais baixados do mundo. O Club Factory, aplicativo de venda de produtos chineses a preços baixos, foi um dos mais instalados no Android. Snapchat, YouTube e Google Maps também estão no ranking. Confira, a seguir, a lista completa de aplicativos mais baixados do mundo no mês de dezembro de 2019.

Lista geral

App Store

Google Play Store

Celular vibrando sozinho: como resolver? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Como fazer quiz e perguntas no Instagram Stories: Eu nunca, Stop e mais

Como fazer quiz e perguntas no Instagram Stories: Eu nunca, Stop e mais

Mais do TechTudo